Ontem foi dia de test-drive a um SUV ligeiramente acima do que queríamos gastar: o Zeekr 7X. Faz o meu BMW iX3 atual parecer um Fiat Uno.
Está com uma promoção em que a versão de 100kWh está práticamente ao preço da de 75kWh. Em termos de equipamento a diferença é mínima (o Core tem estofos em tecido a versão business tem um HUD, estofos em pele e um sistema de som de 21 altifalantes).
Se não me dissessem o preço diria que isto era SUV para custar 80 a 90.000€.
- A qualidade dos materiais e acabamentos no interior é qualquer coisa de impressionante. Os assentos são os mais confortáveis até agora, o infotainment é bastante bem conseguido, o volante está perfeito, o painel de instrumentos também está muito bem conseguido.
- Enquanto o Xpeng G6 parece um gadget com rodas este parece um carro primeiro. O infotainment é comparável entre os dois mas o do Zeekr está mais intuitivo. E o Zeekr tem os botões a mais para interagir com o carro que o Xpeng G6 necessitava.
E que botões... O sentimento háptico daqueles botões é qualquer coisa. A qualidade dos botões está num nível acima.
- O SUV tem imenso espaço mas a bagageira é mais acanhada do que esperava... Os assentos traseiros têm imenso espaço, e a ventilação está integrada nos pilares das portas em vez do túnel central.
- Tem porta-luvas (e desperdiçam um dos botões debaixo do infotainment para abrir o porta luvas) ao mesmo tempo que tem um espaço enorme no túnel central como o G6. Materiais agradáveis ao toque vão quase até aos pés.
É simplesmente fantástico, fiquei apaixonado pelo carro. Se não houvesse o G6 a um preço acessível, era este o escolhido. Com a promoção está práticamente ao preço de um VW Id4 ou Skoda Enyaq ou pouco mais caro que o modelo que vou fazer test-drive hoje. Isto quando mete SUVs D das marcas premium no bolso! Com uma bateria NMC de 100kWh e carregamento 5C!!!
E depois tem um verde "british racing green"... Era mesmo isto.
Hoje é dia de test drive ao KIA EV5. Já fiz uma análise estática ao modelo e gostei mas já só vou lá porque tenho o test-drive marcado. Do que vi na análise estática é um SUV bonito (mais bonito ao vivo do que em fotos até) com um interior porreiro.
Não conhecia o Zeekr. Depois do teu post tão positivo, fiz uma pesquisa rápida no google e li a review da razão automóvel.
https://www.razaoautomovel.com/testes/primeiro-contacto-zeekr-7x/introducao/
Em termos estéticos, que é algo subjetivo, acho um pouco hediondo e com um design muito mal arranjado, principalmente na secção frontal e perfil. Também já não sou apreciador do XPENG G6, sendo que de traseira tem inspirações idênticas. Mas isto é o menos.
Da review que li, tem características que iriam demasiado contra a aspectos que valorizo:
1. Botões dos vidros elétricos invertidos (wtf?). Puxam-se para cima e os vidros descem. Enfim, chinesices!
2. Pouca eficiência. Média anunciada de 20kwh (que já não é nada de especial) e no teste de 83km fizeram 28kwh.
3. Pelo que percebi não tem "one pedal". Junta-se assim ao grupo VW nesta característica. Pessoalmente, num elétrico, vejo como vantagem o one pedal. Acho que a vantagem de não ter é mesmo para aqueles consumidores que vem habituados aos motores a combustão e são avessos aos elétricos.
4. O WLTP são de 543km para a média dos 19,9kwh. Se o carro não os conseguir cumprir efetivamente em termos de "média global", a autonomia acaba por ficar muito limitada.
5. De acordo com a review o isolamento é bom, mas referem não existirem vidros acústicos/duplos. No segmento em que se insere é algo que surge com alguma regularidade já. Leva-me a questionar como será em comparação com rivais.
6. Ao nível dos materiais dizem que são bons, mas referem que nas zonas inferiores pioram. Pela forma como a review está escrita parece-me estar em linha com a concorrência e não vejo nenhum fator "wow" que se destaque.
O que se verifica acima de tudo neste modelo é alguma opulência típica dos carros chineses (é um carro grande, espaçoso, portas automáticas etc.) e a utilização de combinações e materiais que invocam o luxo, como os botões ou tweeter. Mas na prática, não acho que se distancie muito do que se vê no XPENG, Tesla, novos bmw ou mercedes ao nível dos materiais.
Os botões por baixo do ecrã não me parece que sejam uma mais valia face a um que não tenha, resumindo-se a bagageira, volume audio, porta-luvas e modos de condução. Um pouco como os do Skoda Elroq, é interessante ter, mas não servem de muito. Felizmente que a VW resolveu isso no novo Polo.
Considerando o que li, a tradição da marca (que no teu caso pouco releva que já percebi ser leasing), fraca eficiência, a questão dos vidros (é um detalhe, mas é como a questão dos piscas ou da ausência de porta-luvas) etc. é um produto que está longe de me entusiasmar.
O novo iX3 ou Volvo não cabem no plafond? Considerando que a compra é só para outubro..