Invasão Russa - Aviso post #35351

Nem pensar! Aqui é que nota claramente a tua inclinação. Não vão existir nenhumas relações com a russia, é deixar arder completamente.

Depois da mudança de regime, podemos falar.

E não vai ser como em 1990-1991. Nesse período a europa teve pena e ajudou imenso a russia a se recompor.

Da próxima vez não haverá simpatia nenhuma.

A minha inclinação sempre foi integradora.

Sou completamente a favor do restabelecimento de relações diplomáticas e comerciais com Rússia.

A actual situação não interessa a ninguém. Nem a nós nem aos ucranianos nem ao russos. É uma soma negativa para todos.

São opiniões. Não temos que estar de acordo.

Um país que nada fez para ter esta guerra, .

Nenhuma guerra começa do nada só porque sim.
Existe sempre um contexto anterior entre as partes beligerantes que contribui para o início da guerra.

Eu diria que a ideia da Ucrânia virar totalmente as costas à Rússia mas não foi, de todo, uma boa ideia. Foi imprudente e arriscada.

Especialmente porque o principal instigador (EUA) desta separação de países irmãos se retraiu e deixou a Ucrânia entregue quase a si própria.

A Ucrânia nunca teria sido invadida se tivesse mantido uma política de neutralidade.

Se é verdade que a Rússia não deveria ter invadido a Ucrânia à luz do direito internacional pós WWII, também é verdade que a Ucrânia fez mal em se deixar levar na conversa dos americanos.

É um assunto complexo que vai muito para além do raciocínio básico do "quem invadiu e quem foi invadido".

Quem invadiu foi Rússia. Que fique claro.

A actual situação não interessa a ninguém. Nem a nós nem aos ucranianos nem ao russos. É uma soma negativa para todos.

Não, é do interesse dos europeus, dos ucranianos, e até do povo ruzzo, que o regime do putin colapse o mais rapido possivel.

Não se pode pactuar com um regime criminoso.

Tirando o vendido orban e mais uns cépticos, a europa está totalmente de acordo nesse aspecto.

Eu diria que a ideia da Ucrânia virar totalmente as costas à Rússia mas não foi, de todo, uma boa ideia. Foi imprudente e arriscada.

A propaganda ruzza de 2022 continua na agenda!! [:D][:D][:D]

Os ucranianos decidiram virar as costas aos ruzzos. Ponto Final. É a decisão deles. Ponto Final.

Só propagas os "talking points" do putin, lavrov e tucker carlson.

Não queres dar uma lição de história sobre a origem da ucrãnia e da ruzzia? [:D]

Afinal este continua bloqueado na mesma página do guião orc.

Não aprendeu nadinha em quatro anos.

Não, é do interesse dos europeus, dos ucranianos, e até do povo ruzzo, que o regime do putin colapse o mais rapido possivel.

Não se pode pactuar com um regime criminoso.

Tirando o vendido orban e mais uns cépticos, a europa está totalmente de acordo nesse aspecto.

A narrativa em vigor é sempre a da classe política dominante.
Hoje é assim: amanhã não sabemos.

Em termos mediáticos, a opinião pública da EU já está saturada desta guerra.

Ou seja se alguém violar e matar a tua família a primeira coisa que tu vais fazer é procurar boas relações com quem perpetuou o ato... procurar a paz, não logo ali no dia seguinte, até aprece mal, mas passado uns tempos! Somos todos amigos é só florzinhas e corações!
Vamos ali fazer amizade com estes tipos, quem sabe daqui a mais meia dúzia de anos não nos invadem novamente como fizeram agora, isto depois de terem assinado acordos onde até prometiam defender-nos.

santos orcs desta vida... ou santos inocentes desta vida!

Só há uma forma de países como Rússia e afins aprenderem é pagarem bem caro o que fizeram, não é ir lá bater nas costas, é fazer exatamente o contrário, mostrar que não há no mundo espaço para orcs e iguais aorcs.

Comparar uma guerra com um crime desses é demasiado básico, dificilmente há aspetos comparáveis.

Quanto à paz depois da guerra, basta analisar a história para ver que isso acontece com bastante frequência e até alguma naturalidade. Veja-se o que aconteceu depois de acabar a II grande guerra.

Pelo teu ponto de vista, a França devia ter más relações com a Alemanha? Os EUA deviam ter más relações com o Japão? A Polónia devia ter más relações com a Alemanha? Ou recuando um pouco mais... Portugal devia ter más relações com Espanha?

santos ignorantes desta vida !

Pelo teu ponto de vista, a França devia ter más relações com a Alemanha? Os EUA deviam ter más relações com o Japão? A Polónia devia ter más relações com a Alemanha? Ou recuando um pouco mais... Portugal devia ter más relações com Espanha?

A alemanha e o Japao renderam-se incondicionalmente (com as devidas consequencias em termos de justiça e "reparações") e mudaram drasticamente o regime politico.

Que eu saiba as relações não se reataram com a alemanha enquanto o hitler esteve no poder.

Santos ignorantes desta vida.

Comparar uma guerra com um crime desses é demasiado básico, dificilmente há aspetos comparáveis.

Quanto à paz depois da guerra, basta analisar a história para ver que isso acontece com bastante frequência e até alguma naturalidade. Veja-se o que aconteceu depois de acabar a II grande guerra.

Deixa de ser avençado pró-ruzzo, pah! Não tens vergonha na cara? Orcquista básico! [:p]

A alemanha e o Japao renderam-se incondicionalmente (com as devidas consequencias em termos de justiça e "reparações") e mudaram drasticamente o regime politico.

Que eu saiba as relações não se reataram com a alemanha enquanto o hitler esteve no poder.

Santos ignorantes desta vida.

Então e se a Rússia se tornar/tornasse num estado minimamente democrático e não expansionista (ou seja, uma mudança total de regime para melhor), não deveria a Ucrânia reatar relações com eles? :confused:

• Like
Reactions: eu

Por isso é que eu escrevi que só será possível daqui a algum tempo e só quando o putin sair de cena.

Então e se a Rússia se tornar/tornasse num estado minimamente democrático e não expansionista (ou seja, uma mudança total de regime para melhor), não deveria a Ucrânia reatar relações com eles? :confused:

Eventualmente. Mas pode levar, pelo meno, uma geração. As guerras deixam cicatrizes profundas.

Por isso é que eu escrevi que só será possível daqui a algum tempo e só quando o putin sair de cena.

Exato. E é o que se tem escrito por aqui. Se o regime mudar e houver, digamos, uma "contrição" por parte dos ruzzos, dispostos a pagar indemnizações e a mudar a visão imperialista, sim.

Devolver as crianças ucranianas e, muito importante, julgar os criminosos de guerra, civis, militares e politicos. Esse é um passo determinante. A parte da justiça.

Onde será esse "julgamento de nuremberga"?

Mas pode levar, pelo meno, uma geração. As guerras deixam cicatrizes profundas.

Sim, vai levar algum tempo, talvez uns 25 anos ou mais.

Sabes quais são as maiores cicatrizes que ficam? Não é o ódio aos outros povos, é o ódio à guerra e o ódio aos governantes que a promoveram.

Exato. E é o que se tem escrito por aqui. Se o regime mudar e houver, digamos, uma "contrição" por parte dos ruzzos, dispostos a pagar indemnizações e a mudar a visão imperialista, sim.

Devolver as crianças ucranianas e, muito importante, julgar os criminosos de guerra, civis, militares e politicos. Esse é um passo determinante. A parte da justiça.

Onde será esse "julgamento de nuremberga"?

Simbolicamente... podia ser novamente em Nuremberga! Mas acho que isso seria um golpe demasiado profundo no orgulho russo, quando no passado eles fizeram parte do grupo dos vencedores.

No ano passado, uma brigada do exército Ucraniano participou em exercícios conjuntos com a NATO na Estónia.

Ganharam todos os exercícios num modelo de combate que está a pelo menos 10 a 15 anos à frente.

Normalissimo. Praticam há 3 anos. Os outros é só teoria.

Se a alemanha continuasse a ser dominada e liderada por um hitler, claro que sim. Com o trump à frente dos EUA estes e o japão já tiveram relações melhores.

Eu também gostava que pudéssemos ter uma boa relação com a russia. Com o Putn à frente é que não me parece.

Faz algum sentido pensarmos em paz quando a russia está em economia de guerra e a tentar anexar territórios de outro pais?

Back