Já aqui expliquei isto várias vezes mas posso repetir mais uma vez: assiste-se aqui muitas vezes à narrativa de que a vitória ucraniana são favas contadas e que a Rússia está prestes a implodir (quem sabe até a desaparecer do mapa) a qualquer momento.
Quando se alerta para que isso não é bem assim, isso não quer dizer que se está a favor da Rússia, mas é apenas e só a desfazer ilusões baseadas na realidade dos factos. Apenas e só. Ponto final.
Aqui está mais um problema... diria que nunca desde o 1º dia alguma vez isso aqui foi dito.
E quanto à implosão da Rússia a mesma coisa, ou pelo menos que estava iminente nunca aqui foi dito.
Que iria acontecer, sim já foi e vai continuar a ser certamente.
O que tu chamar desfazer ilusões eu chamo orcquismo básico. Inventar narrativas que ninguém falou e a partir dessas narrativas fazer uma história a favor da Rússia.
Foi isso que acabaste de fazer neste post e em anteriores.
Umas vezes com ironia outras mais diretas, o caminho nestes anos foi sempre o mesmo.
Quanto à guerra vou repetir outra coisa que disse vezes sem conta, a Ucrania nunca vai ganhar a guerra, como se pode falar em "ganhar" algo que matou centenas de milhares de pessoas e destruiu um país e centenas de milhares de famílias além de destruir cidades? Um país que nada fez para ter esta guerra, mas que alguns após este tempo ainda continuam com as justificações umas mais lunáticas que as outras para justificar actos que se pensavam ter ficado no século passado num mundo civilizado.
Mas não espero que compreendas isto lino, desde o 1º dia nunca o compreendeste, não vai ser agora.
Se falarmos em dignidade, sim a Ucrânia já ganhou várias guerras, felizmente há ainda uma maioria do mundo que os apoia incondicionalmente mesmo sabendo os sacrifícios que isso trás aos mais diversos países.
E aqui volto novamente aos orcquistas e ao "eu nunca vi aqui ninguém apoiar a rússia". Vão ver quantos foram as vezes que aqui disseram que a europa ia abandonar a Ucrania, que os povos se iam revoltar com os custos e com os deslocados, com a falta de gás e o frio e mais umas tretas.
No fim sobra para esses o gasoleo que a ucrania não vai receber da Hungria, esse grande país apoiante da Ucrânia... isto obviamente depois da Ucrania cortar o fornecimento de petroleo orc à Hungria.