Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

O simulador do Tiago Felicia é de confiança?

Por exemplo, para o meu consumo (170 vazio, 200 Cheias) no SUniversal bateu certo, mas no Ibelectra do simulador vs os valores do site do Ibelectra vão quase 20€ de diferença...

Recebi mail da repsol com atualização dos preços para 1 de abril, estão a subir-me 15% fora de vazio, 23% vazio, e cerca de 20% a taxa de contratação diária.

Mais uma mudança [:D]

Por exemplo, para o meu consumo (170 vazio, 200 Cheias) no SUniversal bateu certo, mas no Ibelectra do simulador vs os valores do site do Ibelectra vão quase 20€ de diferença...

É sim. Se inserires corretamente os valores e o tarifário contratado, tem uma taxa de acerto bastante elevada, a julgar por aquilo que foi a minha última fatura (primeira na EDP indexado).

O que estou a estranhar é o impacto relativamente reduzido que o preço OMIE tem no valor final da fatura. Designadamente uma fatura de fevereiro (média OMIE ~7), com 180kHw (bi-horário semanal) de consumo cifra-se nos 20€. Com uma média OMIE de ~20 e o mesmo consumo, cifra-se nos 23€...

Last edited:

Sim

O site da Ibelectra costumava mostrar o preço médio do mês anterior, para as tarifas indexadas.

Já estava com saudades da EDP :sh)
Contrato celebrado a 16/01 e até hoje ainda não recebi a FT [8b]

É sim. Se inserires corretamente os valores e o tarifário contratado, tem uma taxa de acerto bastante elevada, a julgar por aquilo que foi a minha última fatura (primeira na EDP indexado).

O que estou a estranhar é o impacto relativamente reduzido que o preço OMIE tem no valor final da fatura. Designadamente uma fatura de fevereiro (média OMIE ~7), com 180kHw (bi-horário semanal) de consumo cifra-se nos 20€. Com uma média OMIE de ~20 e o mesmo consumo, cifra-se nos 23€...

Faz sentido, porque numa fatura pequena, a componente fixa do preço tem muito mais impacto do que a variável, e as diferenças acabam por ser poucas.
Em todo caso, um OMIE de 7€ e um de 20€ , em teoria são menos de 2 cêntimos de diferença por Kwh (mais concretamente 1,4 cêntimos).

Sem contar com a margem do operador, 1,4 cêntimos x 180 = 2.52€ de diferença.

Já estava com saudades da EDP :sh)
Contrato celebrado a 16/01 e até hoje ainda não recebi a FT [8b]

Eles suspenderam a emissão das facturas por causa da tempestade.

Não que concorde com a medida atenção.[;)]

Tb não gosto dessas manobras.

Eles suspenderam a emissão das facturas por causa da tempestade.

Não que concorde com a medida atenção.[;)]

Tb não gosto dessas manobras.

Seria muito mais últil se em vez de suspenderem as faturas, que depois vão aparecer com um valor muito maior, emitissem na mesma, e dessem 4 ou 5 meses para pagar.... Ou então aceitassem dividir o pagamento em várias vezes.

Faz sentido, porque numa fatura pequena, a componente fixa do preço tem muito mais impacto do que a variável, e as diferenças acabam por ser poucas.
Em todo caso, um OMIE de 7€ e um de 20€ , em teoria são menos de 2 cêntimos de diferença por Kwh (mais concretamente 1,4 cêntimos).

Sem contar com a margem do operador, 1,4 cêntimos x 180 = 2.52€ de diferença.

A verdade é que tive faturas de 5€ e menos, há 3 anos atrás no boom do indexado (primeiro trimestre 2023).

A potência era mais baixa (3,45 vs 4,6 kVA), mas de facto os preços das taxas fixas têm de ter aumentado muito para justificar uma fatura de 20€ num mês com uma média OMIE de 7€/MWh. Acho é que o indexado já não é o que era e não resulta num preço por kWh tão baixo quanto isso, nem nos períodos de baixa. Também tenho ideia que na altura aquilo andava em valores negativos e quanto maior o consumo menor era o valor final da fatura, o que ajuda a justificar esta diferença de valores.

Last edited:
Por aqui termina a promo dos 10€/mês da EDP no Indexado, a ver o que se encontra agora em conta.

No entanto fica a questão, esta promo para novas adesões ainda está em vigor?​

Também tenho ideia que na altura aquilo andava em valores negativos e quanto maior o consumo menor era o valor final da fatura, o que ajuda a justificar esta diferença de valores.

Confere. Quando entrei no mercado SPOT, as duas primeiras faturas que recebi, foram dois créditos 🤣 [kiss]

Back