Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

nogueiraribeiro

New member
Ultimamente tenho investigado um pouco operadores alternativos à EDP pelo facto de estar a ter problemas de facturação exagerada por parte deles, e encontrei poucas opiniões sobre o tema, e logicamente as que encontro são negativas (geralmente reclamações) e dividem-se um pouco por vários operadores.

Sendo o fórum já um local de referência na internet (basta procurarem no google seja pelo que for, uma boa parte das vezes é aqui que estão as respostas), penso ser importante termos um espaço para partilhar a nossa experiência com o(s) nosso(s) operador(es) energético(s).

Vou começar:
Fornecedor electricidade: EDP Comercial
Fornecedor gás natural: EDP Comercial
Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.
Opinião: não recomendo, desde que aderi que a EDP emite sempre facturas com valores exorbitantes, neste momento já paguei gás natural adiantado para quase 1 ano. O tarifário que tenho não permite conta certa (que coincidência), recomendo um tarifário tradicional, com conta certa e sem débito directo, tenho a experiência que as coisas são mais serenas assim.

Electricidade: EDP Serviço Universal Bi-horário 3.45 KVA. Não acho caro, mas também não gasto muita energia (média 5KWh por dia, 60% em horário económico). Pelo simulador da Deco pouparia uns 2% se tivesse o EDP SU tri-horário.

Gás: Propano canalizado Digal. É caro, mas no meu prédio rejeitaram o gás natural da Galp Energia. Pelas minhas contas ficaria mais barato (€/W) passar tudo para electricidade se... pudesse trocar o esquentador por um termo-acumulador sem ter de trocar os móveis da cozinha. [8b]

Last edited:
Fornecedor gás : Galp em «botija»
Tarifário: bi-horário 6.35KVA
Opinião: Demoraram mais de 8 meses a acertar as facturas com as leituras registadas, uma vez que não as aceitavam e o pagamento era por estimativa. Depois de regularizada a situação, ainda acontece pagar mais numa estimativa de 10 dias do que em consumo real de 1 mês, mesmo tendo eu comunicado as leituras na data recomendada pela EDP.
Há um desfasamento entre a informação fornecida pelos diversos assistentes e entre estes e os funcionários do balcão de Atendimento.
Atendimento personalizado ( Loja do cidadão no Porto) é muito moroso e demasiado burocratizado ( existe uma triagem no atendimento que só serve para fazer perder mais tempo).
O Provedor do Cliente quando foi chamado a intervir, corroborou da posição da EDP.
Recomendo? Abstenho-me de responder...façam o vosso próprio juízo e se optarem pela EDP Comercial, desejo-vos boa sorte!

Ultimamente tenho investigado um pouco operadores alternativos à EDP pelo facto de estar a ter problemas de facturação exagerada por parte deles, e encontrei poucas opiniões sobre o tema, e logicamente as que encontro são negativas (geralmente reclamações) e dividem-se um pouco por vários operadores.

Sendo o fórum já um local de referência na internet (basta procurarem no google seja pelo que for, uma boa parte das vezes é aqui que estão as respostas), penso ser importante termos um espaço para partilhar a nossa experiência com o(s) nosso(s) operador(es) energético(s).

Vou começar:
Opinião: não recomendo, desde que aderi que a EDP emite sempre facturas com valores exorbitantes, neste momento já paguei gás natural adiantado para quase 1 ano. O tarifário que tenho não permite conta certa (que coincidência), recomendo um tarifário tradicional, com conta certa e sem débito directo, tenho a experiência que as coisas são mais serenas assim.

Também tenho esse tarifário e neste momento sou um cliente satisfeito...no entanto já tive problemas com as estimativas do gás (5x mais do que gastava), apesar de eu dar as contagens no tempo prevista. Demorei cerca de 4 meses a resolver a situação pois a EDP dizia que era do distribuidor e o distribuidor que era do comercializador (EDP comercial), problema resolvido com uma email enviado ao Provedor da EDP, só assim obtive uma resposta imediata. Reconheço que neste momento dou as contagens e as mesmas já estão disponíveis( passado 2 dias) para visualizar através do site da EDP, o que antes não acontecia. Vale a pena reclamar, mas para o Provedor ou a ERSE pois o resto é uma forma de entretenimento [;)]

(...)
Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.(...)

Tenho esse tarifário e estou satisfeita. Só me chateia a factura bimensal, mas até agora os valores têm batido certo.

Já tive conta certa há uns anos e foi o descalabro total.

Sabes em que dia tens de comunicar a leitura, ou vais «deixar andar» as estimativas?
Cuidado....

Ainda não recebi nenhuma factura, mas nos últimos tempos habituei-me a dar as leituras nas datas correctas, por causa das estimativas :)

Sabes em que dia tens de comunicar a leitura, ou vais «deixar andar» as estimativas?
Cuidado....

Eu apenas dei a leitura quando contratei o serviço, há uns 4 meses. As facturas têm vindo correctas, até agora, mas brevemente tenho que dar a leitura.

Alguem conhece algum simulador (sem ser o da Deco) confiável?

Na electricidade ainda tenho a EDP SU com a Bi-Horária, no gás natural, já mudei para a Goldenergy ao abrigo da campanha da Deco, mas em 6 ou 7 meses, até ver não me compensou e sinceramente até acho que estou a gastar mais.

Estou com a Galp ON

Gás Natural + Electricidade - Plano Online Gás Natural + Eletricidade com tarifa bi-horária
5% + 2% de desconto mas em tudo (excepto taxas)...agora os tarifários que vejo só dão descontos no termo fixo

Estou com a Galp ON

Gás Natural + Electricidade - Plano Online Gás Natural + Eletricidade com tarifa bi-horária
5% + 2% de desconto mas em tudo (excepto taxas)...agora os tarifários que vejo só dão descontos no termo fixo

Pois. Eu estive a considerar esse, mas o facto de ser só no tarifário fixo não me convenceu. Estive a ver um factura antiga e o TTF era um valor muito baixo. Não compensava. Vou testar a EDP Comercial.

Pois. Eu estive a considerar esse, mas o facto de ser só no tarifário fixo não me convenceu. Estive a ver um factura antiga e o TTF era um valor muito baixo. Não compensava. Vou testar a EDP Comercial.

Este já não existe...e é precisamente porque o desconto não é só no fixo [;)]

TTF?!

Quando escolhi (há uns meses) comparei e o desconto oferecido pela Galp era igualzinho à EDP Comercial (e como desses gajos quero é distância pelos erros de facturação e cobranças indevidas). Os 5% e 2% são nos termos fixos e nos variáveis excepto algumas taxas, tipo audiovisual.

Sei disto porque ia mudar de tarifário para um sem bi-horário (daria 5/10 penso eu) e vi que já mudaram as regras do jogo...agora só dão nos termos fixos. Para isso não me mexo.

Ainda não recebi nenhuma factura, mas nos últimos tempos habituei-me a dar as leituras nas datas correctas, por causa das estimativas :)

E em que dia vais comunicar as leituras...sabes?

Pois...o problema é que comigo, apesar das leituras estarem registadas na área de cliente e na data indicada pela EDP...não eram consideradas!
Não me perguntes porquê, pois nem na EDP me souberam explicar. Aconselharam-me a dar as leituras para o número que vem na factura e nem por assistente nem por registo na área de cliente. Assim tenho feito e as coisas ainda não «batem certo». Por exemplo, indicaram-me dar a leitura até 17 de cada mês...assim o faço. A factura tráz consumos reais até dia 17 e estimativas até final do mês ( mais ou menos a data da fatura), sendo que as estimativas chegam a ter consumos próximo dos reais....
Ou seja, uma estimativa de consumo de 10 dias é muito próxima de um consumo real de 30 dias.....:sh)

Alguém já esteve na situação de alterar o titular? Apenas exige uma inspeção, correto? (é uma situação de arrendamento de uma casa)

Vou começar:
O que estás a sugerir não é possível, uma vez que a conta certa (mensalidade fixa com acerto ao fim de 12 meses) obriga ao débito directo (requisito de adesão).

Electricidade: Endesa (mas recebi uma carta, que li muito por alto, a informar que como já não estou na fase promocional, a partir deste mês vai haver alterações no tarifário, portanto vou estar atento)
Gás (natural): Lisboagás (Galp)

Alguém já esteve na situação de alterar o titular? Apenas exige uma inspeção, correto? (é uma situação de arrendamento de uma casa)

Só para acrescentar, haverá alguma desvantagem em apenas mudar o titular? Parece que queriam à força toda fazer novo contrato..

Este já não existe...e é precisamente porque o desconto não é só no fixo [;)]

TTF?!

TTF - Termo Tarifário Fixo

E em que dia vais comunicar as leituras...sabes?

(...)

Já estive a ver e vou ser facturado ao dia 13 de cada mês, portanto, envio a leitura lá para o dia 8-9. Provavelmente estás a dar as datas muito longe da data de facturação e por isso ele estima entre a leitura e a data de facturação. Tenta mandar a leitura mais próximo da data de facturação.

Sim, mudança de titular implica sempre nova inspecção, no caso do gás. Disseram-me que ia custar 70 e tal euros, mas afinal foi só 45.

Last edited:
Back