Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Primeira viagem do Algarve até casa, porta a porta.

Como se vê na foto, tinha pouco menos de 100km, pelo que a viagem para cima veio com os cuidados inerentes à rodagem.

Variação de ritmo, maioritamente entre as 2500 e as 3100rpm, que é como quem diz 120 a 150km/h. Uns momentos abaixo, para rolar também ali pelas 2000rpm.

Muito vento forte, de norte para sul, ou seja, contra.

Muito surpreendido, está aqui um belo combo na nova aquisição cá de casa. Para quem acompanhou o tópico , estava algo reticente com o conforto, mas a opção pela versão ST-Line (jante 17) em vez da ST-Line X (jante 18) foi muito acertada.

O consumo também achei muito bom, para o ritmo, para a ventania que estava, sentido S-N e para o facto de ser completamente novo:

Ford Puma 1.0 Ecoboost ST Line 125 DCT7

Lembro-me de conduzir um pré-facelift, mesmo motor, ST Line, caixa manual, quando o Fiesta estava na revisão.
A média andava nos 6, sempre em modo sport, com inclinações compridas, por estradas nacionais, municipais e algumas vias rápidas.
E não foram poucas as vezes que apanhava rectas e carregava bem no acelerador.

Anda toda a gente a gastar menos :) :) :)

Cá em casa, os dois carros atestados esta manhã (!)
108eur + 88eur
Está bonito isto...

Vw Passat SW 2015 2.0 tdi 150 cv cx manual 251500km: 5.9 (+-950km)
Toyota Avensis SW 2008 2.0d4d 126cv 308.000km: 5.8 (+-850km)

Médias feitas à mão.

A Avensis em Novembro foi fazer a revisão dos 300.000km à Toyota e parece que veio a gastar um pouco menos, mas aqui foi em parte devido ao filtro do gasóelo, que tinha antes o errado e agora tem um certo.

A Passat tem feito consumos ligeiramente acima do normal, no geral, mas agora tem andado usualmente mais rápido.

Ontem na Passat fiz Aveiro-porto (18h) - 4.9/100
Porto - Aveiro (00h30) - 5.1/100

Em ambas as situações sempre a fluir e tranquilo, quase nunca acima dos 120kmh

Admirei-me como no regresso marcou mais média do que na ida...

Ora então, com 2 semanas de Ford Puma e 2000km feitos, já começo a ter alguma noção dos consumos.

Setúbal - Vilamoura, com 4 adultos e bastante bagagem. Ida em torno dos 130-140, com momentos a 120 (poucos) e momentos a 150 (alguns), mas essencialmente ritmos tranquilos. Ainda não usei carga total de acelerador para não andar perto do redline:

IMG-2100.jpg

Depois, umas voltas para cima e abastecimento em Beja, onde fiz reset ao CB. Para ter noção dos consumos em nacional, onde andou em torno dos 5L (pouco menos) até à entrada na A26 e depois já em casa, tendo vindo na A2 entre os 120 e os 130 sem grandes momentos acima disso.

Muito vento forte (de frente) e novamente carro carregado. Já em casa:

e7518088-60d1-403a-966f-4169b4a7dadb.jpg

Já tenho algumas conclusões:

- O carro é bastante bom globalmente, sendo a estética e o comportamento os maiores “prós”;

- O conjunto Ecoboost + a Getrag 7DCT resultam muito bem, há sempre a sensação de motor “cheio” debaixo do pé direito, mesmo sem ter ainda acelerado a fundo (que não deve acrescentar muito, pois as rotações irão para perto do redline o que num turbinado não é sinónimo de grandes ganhos

- Não é extraordinariamente económico em AE para os meus ritmos habituais, onde o A180d continua a ser rei e senhor e continuará a ter o seu papel (próxima semana 1000km em AE, irá ser esse o eleito)

- Ao contrário do que notei desde sempre no Qashqai 1.5dci de 2018 que conheço muito bem, aqui a aerodinâmica afeta os consumos de modo notório. Acima de 130 (2600rpm), 7-8 litros são fáceis de conseguir. Menos de 5 não é fácil, mesmo em nacional.

- O motor anda muito bem, não é apenas suficiente. Anda mesmo bem. O carro em si como um todo anda igual a um Primera P11 2.0 SRi com 130cv, que era um carro apimentado nos anos 90 e que conheço muito bem, pois foi o meu carro anterior ao A. Sendo o Puma um carro com um motor de metade da capacidade, este é o melhor elogio que lhe posso fazer. Com a vantagem de gastar menos 2L que o Primera, e fazer tudo de modo muito mais sereno. Acho notável.

A média desde novo segue nos 6,5L ao longo dos primeiros 2000km. Poderá baixar, vou analisando. Mas nunca me vai permitir aqui colocar registos sequer parecidos com os que tenho colocado no A, com 5,5L e velocidades MÉDIAS em torno dos 130km/h.

Ora então, com 2 semanas de Ford Puma e 2000km feitos, já começo a ter alguma noção dos consumos.

Setúbal - Vilamoura, com 4 adultos e bastante bagagem. Ida em torno dos 130-140, com momentos a 120 (poucos) e momentos a 150 (alguns), mas essencialmente ritmos tranquilos. Ainda não usei carga total de acelerador para não andar perto do redline:

Depois, umas voltas para cima e abastecimento em Beja, onde fiz reset ao CB. Para ter noção dos consumos em nacional, onde andou em torno dos 5L (pouco menos) até à entrada na A26 e depois já em casa, tendo vindo na A2 entre os 120 e os 130 sem grandes momentos acima disso.

Muito vento forte (de frente) e novamente carro carregado. Já em casa:

Já tenho algumas conclusões:

- O carro é bastante bom globalmente, sendo a estética e o comportamento os maiores “prós”;

- O conjunto Ecoboost + a Getrag 7DCT resultam muito bem, há sempre a sensação de motor “cheio” debaixo do pé direito, mesmo sem ter ainda acelerado a fundo (que não deve acrescentar muito, pois as rotações irão para perto do redline o que num turbinado não é sinónimo de grandes ganhos

- Não é extraordinariamente económico em AE para os meus ritmos habituais, onde o A180d continua a ser rei e senhor e continuará a ter o seu papel (próxima semana 1000km em AE, irá ser esse o eleito)

- Ao contrário do que notei desde sempre no Qashqai 1.5dci de 2018 que conheço muito bem, aqui a aerodinâmica afeta os consumos de modo notório. Acima de 130 (2600rpm), 7-8 litros são fáceis de conseguir. Menos de 5 não é fácil, mesmo em nacional.

- O motor anda muito bem, não é apenas suficiente. Anda mesmo bem. O carro em si como um todo anda igual a um Primera P11 2.0 SRi com 130cv, que era um carro apimentado nos anos 90 e que conheço muito bem, pois foi o meu carro anterior ao A. Sendo o Puma um carro com um motor de metade da capacidade, este é o melhor elogio que lhe posso fazer. Com a vantagem de gastar menos 2L que o Primera, e fazer tudo de modo muito mais sereno. Acho notável.

A média desde novo segue nos 6,5L ao longo dos primeiros 2000km. Poderá baixar, vou analisando. Mas nunca me vai permitir aqui colocar registos sequer parecidos com os que tenho colocado no A, com 5,5L e velocidades MÉDIAS em torno dos 130km/h.

Quando tirei a carta era o carro aqui de casa mas só o 1.6, e aquilo no tempo que a gasolina era barata, a média era quase sempre igual, 10 em cidade e 8/9 em AE.

Mas também conduzia de outra maneira que não o faço agora.

Etcetera acredito que após a 1a mudança de óleo já com o motor estabilizado e adaptação do condutor e caixa ao carro/estilo de condução haja espaço para melhorias.
Ainda assim, bons consumos. Para comparação o meu antigo i30 1.6 a Diesel fazia consumos iguais ou piores

Clio V 1.0 TCe 90.
e34a45af3cdf81e987581aa360c7355d.jpg

Dacia Spring 100% Electric 45cv: creio que deu 10 kwh/100km ( ? )

Mesmo engraçado o raio do carro sobretudo em ambiente urbano. Bem mais divertido que os outros Dacia Sandero que tive.

Estava naquela dos 45cv para mais de 1000 kg, pois no passado conduzi carros de 45, 55cv mas eram todos de 700 ou 800 kg máx mas como tem sido referido pelo forum, nada tem a ver um cmbustão com um electrico e os 125Nm do spring sempre disponiveis dão-lhe uma boa agilidade, só imagino agora como será um electrico de 100cv, 200cv etc, deve ser brutal.

A única parte onde notei a limitaçao das performances foi em subidas longas especialmente entradas de AE ou vias rapidas mas honestamente acho que é mais rapido que os 64cv do Polo 1.2 que havia cá.

Fiquei curioso em experimentar o 65cv, dizem que já se vê livre das limitaçoes do 45 nos casos que mencionei.

• Like
Reactions: DMA
Olá EscapeLivre, porreiro ver-te novamente a participar :)

Com o último facelift, passou a estar disponível uma versão com 71cv e outra com 102cv. Fui ver as especificações e a versão de 102cv faz 9,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Olá EscapeLivre, porreiro ver-te novamente a participar :)

Com o último facelift, passou a estar disponível uma versão com 71cv e outra com 102cv. Fui ver as especificações e a versão de 102cv faz 9,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Obrigado caro DMA.

Para cidade pura acredito que raramente se faça uso das capacidades do 100cv mas para o de 65 / 71 fica 1 excelente equilibrio para tapar as ( poucas ) limitaçoes do 45.

Que se for 100% cidade é tranquilo mas hoje em dia qq cidadezeca tem a sua via rapida etc e se estivermos habituados a carros mais potentes nota-se mais.

Esse de 100cv deve ser mesmo engraçado [:cool:]

Por curiosidade, estava com receio de em AE sem inclinaçao o de 45 ver-se grego pa passar dos 80, mas nao, passa com facilidade e vai até aos 125 km/h reais de velocidade máxima limitada, com alguma facilidade.

Aquilo foi comprado pa um familiar meu, trabalha a 5 km de casa, tem garagem com wallbox e portanto fazia todo o sentido transitar da gota pos electroes.

De nada ;)

Realmente para um uso que seja maioritariamente em cidade, EN e IC o de 65 ou 71cv deve cumprir.

O que me faz "confusão" ao olhar ao vivo para o Spring é como ele é estreito. Não reparei, mas aposto que os pneus não são largos ... acredito que se note em mudanças de direção mais bruscas e com alguma velocidade. Mas isto não é uma crítica; o carro tem um alvo bem definido e acho que a maioria dos compradores estará ciente dos principais pros e contras.

De nada ;)

Realmente para um uso que seja maioritariamente em cidade, EN e IC o de 65 ou 71cv deve cumprir.

O que me faz "confusão" ao olhar ao vivo para o Spring é como ele é estreito. Não reparei, mas aposto que os pneus não são largos ... acredito que se note em mudanças de direção mais bruscas e com alguma velocidade. Mas isto não é uma crítica; o carro tem um alvo bem definido e acho que a maioria dos compradores estará ciente dos principais pros e contras.

Sim ele tem pneus fininhos.

No dia a dia nem notei diferença para o meu ibiza mas claro isto em conduçao normal sem apertar minimamente, estrada limpinha, e sem chuva.

Mas sim referi a eles que é preciso ter cuidado se virem sujeira na estrada, buracos, etc, que com pneus finos, o pneu ao pisar lixo é tão fino que 100% dele fica fora de alcatrão decente [:D]

1.563 quilómetros percorridos com 75,15 litros de gasolina 95 (E5 e E10) em 8 dias.

Utilização porta-a-porta, AE, vias rápidas, nacionais entre Strasbourg e os cantões Suíços do Jura e Berna. E se a Alsácia é praticamente plana, depois vinguei-me na Confederação Helvética para apanhar estradas de montanha. Sempre 1 ou 2 pessoas e pouca bagagem.

Apanhou-se bom tempo, vento, chuva e até neve. Sempre dentro dos limites de velocidade e em toadas calmas. Pneus de inverno (pedido aquando da reserva) em jantola de 18 polegadas.

Média de 4,81 (o CB acusava menos umas décimas).

Renault Symbioz MildHybrid 145 2025.

Sim ele tem pneus fininhos.

No dia a dia nem notei diferença para o meu ibiza mas claro isto em conduçao normal sem apertar minimamente, estrada limpinha, e sem chuva.

Mas sim referi a eles que é preciso ter cuidado se virem sujeira na estrada, buracos, etc, que com pneus finos, o pneu ao pisar lixo é tão fino que 100% dele fica fora de alcatrão decente [:D]

Imagina então se trocarem por uns pneus chinocas lowcost ... deve ser a loucura 😅

E o espaço interior, o que achaste? Qualidade do interior?

Imagina então se trocarem por uns pneus chinocas lowcost ... deve ser a loucura 😅

E o espaço interior, o que achaste? Qualidade do interior?

Ah isto é pra ter pneus bons, embora ECO.

Mas agarra-se bem, de qq forma tb tem ESP e essas coisas que ajuda. E nao patina em arranques mais fortes pois os 125 NM até o conseguiriam mas a electrónica nota-se que tá configurada para ignorar kickdowns a baixa velocidade, fica mais progressivo, coisa habitual alias em diversos carros. O meu ibiza por acaso não tem isso mas o Corsa se der a fundo no arranque ele ignora-me pa caraças.

Espaço nos bancos dianteiros está mesmo muito razoável, maravilha dos carros modernos, compactos mas espaço muito mais aproveitado , design assim o permite.

Em Dacias ou carros de segmentos mais baixos não premium, tendo a ignorar materiais. Se não, seria como comprar um Ferrari preocupado com consumos [:D]

Mas eles na Dacia mantêm a receita: os plásticos maiores tipo tablier e portas ficam mais "ocos " e obviamente nota-se que são low cost.

Já os botões e afins têm toque mesmo premium até. Obviamente é para disfarçar de um modo geral. E cumprem bem a funçao.

Esse nunca será o ponto fraco.
Pontos fracos sim serão o isolamento acustico / térmico, aí não há milagres e num dia de calor nota-se bem.

Valença - Seixal porta a porta.

Paragem na estação de serviço de Cantanhede e bastante trânsito na A1 de Santarém para baixo, que obrigou a abrandar o ritmo.

AC sempre ligado.

Não há muito a dizer. É um excelente companheiro nesta altura de subida do preço dos combustíveis.

IMG-2178.jpg

Deixando agora o eléctrizado Spring, passando de volta para o Ibiza 1.0 TSI 115 DSG-7 :

4.6 L/100 nas ENs Alentejanas pouco transito e poucas ultrapassagens, porta a porta, incluindo um pequeno troço de AE a uns 110.

Valença - Seixal porta a porta.

Paragem na estação de serviço de Cantanhede e bastante trânsito na A1 de Santarém para baixo, que obrigou a abrandar o ritmo.

AC sempre ligado.

Não há muito a dizer. É um excelente companheiro nesta altura de subida do preço dos combustíveis.

E estava vento de Sul, pelo menos cá mais para baixo que também vim dessa zona ontem para baixo.

Back