Tópico dos carros eléctricos

Ontem fui testar o primeiro da minha short list de compra até ao final do ano o MG4 Urban. O que eu testei foi o topo de gama com o equipamento completo.

O muito bom: Os consumos. Fizemos 50 km com cidade, nacional e auto estrada incluindo trechos a 140 e a média foi de 12.7. Fiquei muito impressionado, até porque na parte em que fui eu a conduzir o consumo nem aos 12 chegou, andei normalmente sem nenhum cuidado especial e regeneração no mínimo. Muito bom mesmo, ajuda o carro ser leve. Éramos 4 a bordo com AC a 20 graus. O espaço interior é gigante para um veículo daquele tamanho. A minha mulher mal viu a bagageira disse "ficamos com ele". Tipico de gaja. O conforto é muito melhor do que estava à espera. Tanto de suspensão como de bancos não fica nada a dever a um BYD Dolphin por exemplo. Os botões para climatização e do volante são muito práticos tornando tudo fácil de usar.

O bom: Comportamento é muito equilibrado, deve ter ajudado a MG UK ter trabalhado nas taragens da suspensão. O motor responde bem, sem ser um desportivo mexe-se bem em qualquer circunstancia. O Infoentertenimento é completo e fácil de usar e sem lags. Tem planificador de rota com percentagem de bateria à chegada.

O assim a assim: Acabamentos. Tem materiais suaves e duros bem montados mas a impressão geral não é tão boa como os da BYD, Leapmotor , Kia, VW. Não havia ruídos interiores mas tenho receio que alguns dos plásticos duros no topo do tablier não envelheçam tão bem. Em suma melhor que os low cost da Stelantis ou renault 5/4, mas não tão bons como outros concorrentes do segmento. O design: é banal. Não vai ganhar nenhum concurso de beleza, mas também não é feio principalmente com as jantes de 17. A frente é mais bem conseguida que a traseira. Como dizem os franceses um passe-par-tout.

O mau: a velocidades mais altas 135-150 ouvem-se muito os barulhos do vento no pilar A e retrovisores. Não gostei, mesmo sabendo que não vou andar em auto estrada a velocidades altas durante muito tempo. O facto de não se poder personalizar o carro e serem modelos pré-equipados faz com que para ter alguns equipamentos importantes se tenha que optar pela versão mais cara quando a versão intermédia seria suficiente mais uma ou duas opções (retrovisores rebatíveis e carregamento por indução, por exemplo). O carro não tem AC bizona nem repousa braços traseiro. Não é um deal breaker mas chateia-me um bocado.

Em resumo um excelente compromisso global e uma muito boa relação entre preço e qualidades. A minha mulher ficou fã e é uma forte possibilidade de compra. Já tenho proposta para o AION UT por 28500 e devo testa-lo nas próximas semanas.

Last edited:
já em PT e com bom preço

Os Chineses e os Teslas têm os preços que os carros europeus generalistas deveriam ter. E não me venham com a conversa dos custos de produção porque os Chineses vão ser fabricados na Europa e além disso carros de marcas europeias fabricados na China têm preços ridículos como o Dacia Spring ou os Smart. Não há qualquer desculpa para os carros das marcas europeias serem tão caros que não seja por puras questões de ganância.

Ontem fui testar o primeiro da minha short list de compra até ao final do ano o MG4 Urban. O que eu testei foi o topo de gama com o equipamento completo.

O muito bom: Os consumos. Fizemos 50 km com cidade, nacional e auto estrada incluindo trechos a 140 e a média foi de 12.7. Fiquei muito impressionado, até porque na parte em que fui eu a conduzir o consumo nem aos 12 chegou, andei normalmente sem nenhum cuidado especial e regeneração no mínimo. Muito bom mesmo, ajuda o carro ser leve. Éramos 4 a bordo com AC a 20 graus. O espaço interior é gigante para um veículo daquele tamanho. A minha mulher mal viu a bagageira disse "ficamos com ele". Tipico de gaja. O conforto é muito melhor do que estava à espera. Tanto de suspensão como de bancos não fica nada a dever a um BYD Dolphin por exemplo. Os botões para climatização e do volante são muito práticos tornando tudo fácil de usar.

O bom: Comportamento é muito equilibrado, deve ter ajudado a MG UK ter trabalhado nas taragens da suspensão. O motor responde bem, sem ser um desportivo mexe-se bem em qualquer circunstancia. O Infoentertenimento é completo e fácil de usar e sem lags. Tem planificador de rota com percentagem de bateria à chegada.

O assim a assim: Acabamentos. Tem materiais suaves e duros bem montados mas a impressão geral não é tão boa como os da BYD, Leapmotor , Kia, VW. Não havia ruídos interiores mas tenho receio que alguns dos plásticos duros no topo do tablier não envelheçam tão bem. Em suma melhor que os low cost da Stelantis ou renault 5/4, mas não tão bons como outros concorrentes do segmento. O design: é banal. Não vai ganhar nenhum concurso de beleza, mas também não é feio principalmente com as jantes de 17. A frente é mais bem conseguida que a traseira. Como dizem os franceses um passe-par-tout.

O mau: a velocidades mais altas 135-150 ouvem-se muito os barulhos do vento no pilar A e retrovisores. Não gostei, mesmo sabendo que não vou andar em auto estrada a velocidades altas durante muito tempo. O facto de não se poder personalizar o carro e serem modelos pré-equipados faz com que para ter alguns equipamentos importantes se tenha que optar pela versão mais cara quando a versão intermédia seria suficiente mais uma ou duas opções (retrovisores rebatíveis e carregamento por indução, por exemplo). O carro não tem AC bizona nem repousa braços traseiro. Não é um deal breaker mas chateia-me um bocado.

Em resumo um excelente compromisso global e uma muito boa relação entre preço e qualidades. A minha mulher ficou fã e é uma forte possibilidade de compra. Já tenho proposta para o AION UT por 28500 e devo testa-lo nas próximas semanas.

Que carros constam dessa shortlist e qual o orçamento?

max 30k. Os outros 2 são o Aion UT e o Leapmotor B05, contando que a minha mulher não tem um ataque de amor pelo B10 quando o vir.

max 30k. Os outros 2 são o Aion UT e o Leapmotor B05, contando que a minha mulher não tem um ataque de amor pelo B10 quando o vir.

Parece-me que o B05 será o mais bonito e melhor produto desse leque, tecnicamente falando, apesar do interior não me convencer no design e materiais que aparenta utilizar.
Estava a ver o site PT ainda antes de ver estes posts e continua-me a surpreender o marketing que estão a fazer em torno das potencialidades dinâmicas do carro. Transmite-me a ideia de que deve ser mesmo bom de conduzir, dado o foco e confiança que eles colocam na comunicação.

Sim também tenho essa ideia, mas há coisas em que vai ficar atrás do MG: Garantia, ausência de botões físicos, ausencia de chave (é preciso um cartão ou APP para entrar), consumo e espaço para bagagem. Como a minha mulher tem uma palavra a dizer porque vai andar muito com ele pode não ser tão linear. :-)

Sim também tenho essa ideia, mas há coisas em que vai ficar atrás do MG: Garantia, ausência de botões físicos, ausencia de chave (é preciso um cartão ou APP para entrar), consumo e espaço para bagagem. Como a minha mulher tem uma palavra a dizer porque vai andar muito com ele pode não ser tão linear. :-)

Sobre o espaço de bagagem há sites que falam em 345l, outros em 435l no b05. Ainda vai uma grande diferença.

Entretanto estive a ver este teste que saiu hoje e está interessante para conhecer mais de perto o modelo.
A critica é bastante positiva no geral.

Não gosto da estética traseira, mas a frente está com uns vincos porreiros, apesar do design "pouco europeu" no geral. Gostei de ver que o ângulo das pernas para o passageiro traseiro não fica muito inclinado.

Pelo mesmo preço, o Leapmotor B05 entusiasma-me mais fazendo fé no bom compromisso que a tração traseira, eixo multilink traseiro, pesos 50:50 vão trazer ao carro, a par com os detalhes de design como as portas sem moldura e a traseira a dar ares mais desportivos (parece uma mini Taycan touring).

Obrigado pelas tuas reviews sempre tão honestas.

Não querendo ser indelicado, as reviews da imprensa de hoje são uma total nulidade. Quando conheço os carros fico sempre com a duvida se estarão a falar do mesmo carro.

Deram-te preços finais (chave na mão ) para as duas baterias do urban ?

Será que estes precos estão atualizados ?
0,004€ + iva ?
ou faltam taxas e taxinha da mobi,e ?

estavam lá 4 carros a carregar
20260509_141751.jpg

Last edited:
...

Cuatando essa versão uns 30k... não faz mais sentido a versão normal do mg4 (em vez dessa urban/low cost) ?

Hoje passei por um pioneiro, raro de se ver.

A EVolution de Alfragide tinha lá um ainda com a matrícula dos EUA a ganhar pó há uns anos. Não sei se será esse mas curioso também estar à porta de uma EVolution. Isso é onde?

Tesla no top 2
2x phev da byd no top 7
E carros pequenos a/b abaixo dos 10k tambem no top 7

Até pensei que num mercado tao grande como a china, as marcas locaia vendessem lá mais carros mensalmente

Click image for larger version  Name:	captura-de-ecra-2026-05-09-084627.webp Size:	47.4 KB ID:	14706619

Obrigado pelas tuas reviews sempre tão honestas.

Não querendo ser indelicado, as reviews da imprensa de hoje são uma total nulidade. Quando conheço os carros fico sempre com a duvida se estarão a falar do mesmo carro.

Deram-te preços finais (chave na mão ) para as duas baterias do urban ?

Obrigado pelas tuas palavras. Não acho que haja desonestidade nos jornalistas, simplesmente por vezes dá a ideia que não abordam questões que interessam ao comprador real como a química das baterias, o consumo, as garantias ou os testes de segurança. Mesmo em testes limitados eles têm os carros algumas horas e poderiam fazer bem um mini-teste de 30-50 km para dar uma noção dos consumos e consequente autonomia.
Muitas vezes ficam-se pela rama e as críticas não são contundentes também porque são as marcas que os convidam e eles auto-censuram-se. É compreensível, afinal é o ganha pão deles e dependem das marcas.

Ainda assim há alguns bons youtubers independentes em Espanha, França, UK, Noruega e Austrália.

Em relação ao Urban, preço chave na mão da versão mais equipada, 30 mil. Deixei o meu velhinho G.Punto para eles me fazerem uma proposta. A versao confort de 53kw/h vai para 27k e a versão base com bateria de 43 e pintura azul fica em 24.​

Back