Prestação Social Única

o problema maior aqui é como é que se obriga muitas destas pessoas a trabalhar, e quem é que está disposto a arriscar a cabeça para garantir que eles trabalham.

imaginem a etnia do costume - aceitam obviamente a prestação e (alguns) até aparecem no local de trabalho. Quem é o encarregado que vai insistir e controlar que eles trabalham mesmo? Só se for maluco.

o problema maior aqui é como é que se obriga muitas destas pessoas a trabalhar, e quem é que está disposto a arriscar a cabeça para garantir que eles trabalham.

imaginem a etnia do costume - aceitam obviamente a prestação e (alguns) até aparecem no local de trabalho. Quem é o encarregado que vai insistir e controlar que eles trabalham mesmo? Só se for maluco.
Muito simples, não quer contribuir, não recebe guito! Os que vão controlar devem ser representantes de associações que necessitam de mão de obra.

Hoje também vi a notícia e pensei que finalmente estamos a dar um passo em frente! Claro que os do costume vão fazer tudo para deitar abaixo.

mas alguém vai arriscar levar um enxerto de porrada para garantir que elementos destes grupos trabalham mesmo?

se eles já batem nas pessoas sem os obrigarem a trabalhar [:D]

o que vai acontecer é que a malta das associações vai assinar de cruz e nem lhes dizem nada - quem quiser trabalhar trabalha, quem não quiser não trabalha - que é para não arranjarem chatices.

isto vai ser como na escola - algum professor obriga alunos destas famílias a trabalhar? Ignoram-nos para não arranjarem problemas.

Muito simples, não quer contribuir, não recebe guito! Os que vão controlar devem ser representantes de associações que necessitam de mão de obra.

Hoje também vi a notícia e pensei que finalmente estamos a dar um passo em frente! Claro que os do costume vão fazer tudo para deitar abaixo.
Talvez não tenhas a noção do que acontece a quem vá contra certos "grupo". Tenho uma pessoa, MUITO proxima de mim, que foi agredida N vezes por cortar RSI e sugerir, seres vivos válidos (1), trabalhar. A mais sádica foi abrirem um clip para lhe espetar num olho... de resto, murros, bofetadas, cercos ao local de trabalho, ameaças de morte aos filhos, etc.

(1) não consigo considerá-los seres humanos.

Talvez não tenhas a noção do que acontece a quem vá contra certos "grupo". Tenho uma pessoa, MUITO proxima de mim, que foi agredida N vezes por cortar RSI e sugerir, seres vivos válidos (1), trabalhar. A mais sádica foi abrirem um clip para lhe espetar num olho... de resto, murros, bofetadas, cercos ao local de trabalho, ameaças de morte aos filhos, etc.

(1) não consigo considerá-los seres humanos.
Isto porque vivemos numa sociedade super covarde.
Era criarem um balcão próprio para esse tipo de parasitas. Podia ser gerido por forças da lei para se necessário espancarem e por na ordem.
Pois, mas aqui já são os direitos do homem que não são respeitados.
Falta gente com tomates para acabar com o politicamente correto.

A ideia parece-me boa, faz todo o sentido, mas vai ser difícil de implementar

Sim, também não vejo como… por outro lado, já começaram os comentadores e esquerda do costume a falarem de trabalho forçado e mesmo escravo… 😅

Isto porque vivemos numa sociedade super covarde.
Era criarem um balcão próprio para esse tipo de parasitas. Podia ser gerido por forças da lei para se necessário espancarem e por na ordem.
Pois, mas aqui já são os direitos do homem que não são respeitados.
Falta gente com tomates para acabar com o politicamente correto.

Os eleitores são destomatados. Votam em semelhantes.

Esta medida aparenta ter outro ponto positivo, que poderá ser a redução da fraude nos casos em que existe trabalho remunerado não declarado.

Uma coisa é certa: a iniciativa já foi lançada! Deve ser um caminho difícil e com muita podridão para atravessar, mas em todo caso é um princípio.

Não seria melhor empregar em vez de "trabalhar socialmente"?

Percebo e compreendo a intenção (e concordo, pois descontar para pagar esta marmelada toda só para quem realmente precisasse de ter um suporte mínimo como o RSI e "não para os do costume"), mas na realidade não sei até que ponto isto poderá ser sequer legal e faz dumping num mercado de trabalho já de si bastante enfraquecido...

Esta questão do se trabalham, não será melhor terem um emprego é pertinente. Pegando nas palavras do Ruie34 e dando-lhe um twist, não será isto trabalho declarado não remunerado?

Teoricamente é uma boa ideia mas como estamos em Portugal dificilmente vai ser bem implementada na prática.

A julgar pelos impostos únicos (IRS, IVA e essas coisas) isto vai ser vários apoios sociais diferentes com um conjunto comum grande de regras comuns.
Basicamente tudo vai depender de como as regras estão escritas e da atitude das pessoas.
E a minha ideia geral (não é um facto científico) em termos de impostos o é péssimo são as coisas feitas para serem justas ou perfeitas, enquanto as coisas que foram feitas para funcionar fazem o que é suposto, ou seja, vou esperar para ver o futuro para dar a minha opinião.

Last edited:
Back