Livre propõe Garantia Pública de Emprego com Estado como empregador de última linha
A iniciativa propõe que o Estado e os municípios atuem como empregadores de última linha. O objetivo é assegurar postos de trabalho dignos a quem quer trabalhar e não encontra colocação no mercado tradicional.
https://jornaleconomico.sapo.pt/not...o-com-estado-como-empregador-de-ultima-linha/

vai ali ao tópico do crime ver que um imigrante ILEGAL que atacou e tentou violar uma mulher com força física levou com a medida de coação de apresentações bissemanais []
o Formador deve estar todo contente porque as prisões são um negócio e ninguém devia ir preso !!! []
a cereja no topo do bolo []
funcionários públicos ilimitados !!! Sejam precisos ou não !!!! E o contribuinte a pagar !!!!! []
que mentecaptos.
...
Quem está dentro e beneficia do sistema também não fala.
...
oi ?!?!
estou eu
não fui beneficiado [8b][8b]
.Quando se pode pedir a reforma antecipada?
Pode pedir a reforma antecipada através da Segurança Social em situações específicas, sendo as principais o regime geral (idade igual ou superior a 60 anos com 40 anos de descontos), carreiras muito longas, ou desemprego de longa duração.
As principais vias para pedir a reforma antecipada são:
Regime Geral: Exige 60 anos de idade e pelo menos 40 anos de descontos.
Carreiras Muito Longas: Permite a reforma sem penalizações aos 60 anos se tiver pelo menos 46 anos de descontos, desde que tenha começado a descontar antes dos 17 anos.
Desemprego de Longa Duração: Permite pedir a reforma antecipada aos 57 ou 62 anos, consoante a idade em que ficou desempregado, desde que se encontre inscrito no IEFP e tenha esgotado o subsídio de desemprego.
Tenha em atenção que, exceto no regime de carreiras muito longas ou com idade pessoal de reforma, a antecipação implica cortes no valor da pensão. Existe uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação em relação à idade normal de reforma, que em 2026 está fixada nos 66 anos e 9 meses.
isto está impossível, uma vergonha este custo de vida sempre a aumentar
fui hoje ao Continente e a minha mulher pediu-me para comprar papel higiénico de 3 folhas
custou-me 5 euros !!! 5 euros só para limpar o cu
eu tenho terraço, acho que vou plantar milho e passar a limpar com espigas
A idade da reforma mais dia menos dia está nos 67 anos.
Entretanto, tenho tido conhecimento de trabalhadores da Função Pública que se reformam bem longe da idade estabelecida por lei. Pensei que as coisas tivessem mudado com o tempo, mas continuam a haver situações como nos anos 90 de malta da FP que se reforma antes dos 60 anos inclusive.
Ninguém tem falado disto. Quem está dentro e beneficia do sistema também não fala.
Gostava de ver um gráfico relativo a 2025 com a idade média da malta que se reforma da FP vs privado, mas parece-me que continua a existir um tratamento muito diferente e injusto em FP e privado.