Conduzir a 120 km/h em AE é perigoso?

Um dia destes hei de fazer um video de um estacionamento aqui na Madeira. Para quem for de cá, refiro-me ao estacionamento do Centro Comercial Europa.
Tenho um carro normal e os espelhos passam a menos de 10cm de cada lado entre os pilares de um corredor de passagem. Os espaços foram tão e$premido$ que há veículos que simplesmente não cabem ali. Fica perto do tribunal e nenhum dos advogados que conheço (têm carrões...) estaciona ali por dinheiro nenhum. Ainda a semana passada tive de sair do meu carro para ajudar uma rapariga num Clio 4 e com carta há pouco tempo a estacionar numa vaga porque a coitada nem estacionar nem desistir conseguia porque já estava a perder a calma.

Mas lá está, este parque tem uns 30 anos e foi projetado para dimensões diferentes das atuais. Basta ver como cresceram os Micras, Clios, Smarts Corsas etc nesse espaço de tempo.

No meu tempo um Golf III já era um carro tido como " grande " isto para quem só tinha acesso a carros habitualmente pequenos tipo AX, Uno etc .

Há tempos estava com o Sandero III parado ao lado de um Golf III que parecia um Smart , segmento B vs Segmento C, note-se.

"Só", é claro que não, mas continuo a achar ridículo ver carros com + 500 CV a andar a 110/120 na AE, e não são tão poucos como isso.

Já eu acho ridículo alguém achar que um carro cumprir os limites de velocidade é ridículo só porque tem muita potência. Mentalidade tuga.

Em relação a este assunto, eu acho que se deveria fazer a experiência de durante uma semana retirar os limites de velocidade na A1 por exemplo.

Eu sou apologista de que as proibições seja em que área for só devem existir se houver um claro benefício para a sociedade em existir a tal proibição.

Na Alemanha as estatísticas demonstram que nas AEs preparadas para isso o facto de não haver limites não significa que hajam mais acidentes.

Por isso acho que em certas AEs não se perderia nada em fazer essa experiência. É claro que aqui há menos civismo que nos países do Norte da Europa mas seria interessante fazer a experiência. Teria de haver muita informação antes para preparar os condutores mas seria interessante.

No entanto se depois coresse mal (acidentes graves com várias mortes) quem teve a ideia poderia ter problemas na justiça.

Se forem sempre à direita, por mim, já é uma vitória.

Sinceramente, não percebo quem marra em condutores que conduzem de forma defensiva. Lembra-me no outro tópico alguém que ficou indignado porque uma mulher lhe cedeu a prioridade como se ela tivesse feito algo de mal.

O problema das estradas é precisamente o oposto, gente que não respeita os outros, conduz de forma agressiva, distrai-se com facilidade, faz manobras perigosas, etc., quem nos dera que o problema nas estradas fosse gente a andar demasiado devagar. [:D]

São como aqueles que dizem que as mulheres conduzem mal mas se formos analisar as estatísticas cerca de 80% dos acidentes são provocadas por condutores homens nos EUA e por cá não deve ser muito diferente (também há mais homens a conduzir do que mulheres mas não me parece que o rácio seja 80%/20%).

Última edição:
"Só", é claro que não, mas continuo a achar ridículo ver carros com + 500 CV a andar a 110/120 na AE, e não são tão poucos como isso.

Faço bastantes km em AE por ano, incluíndo A2, e são raros os carros que andam acima de 130km/h.
Na última vez que vim do Algarve, com AP nos 140km/h na A2 se fui passado por 10 carros foi muito e um deles até foi um elétrico (CLA).
Na A1 aumentei um bocado o ritmo e não fui passado por mais de 3 carros!
E sim, estavam muitos carros na estrada.
No dia a dia, raros são os carros que andam a mais de 130km/h nas AE que ando e os que passam por mim, ironicamente, são elétricos (normalmente Tesla, BMW, BYD, mercedes e um ou outro VW). O mais comum é encontrar pessoal a andar a menos de 120km/h e alguns até a menos de 100km/h.
Isto durante a semana, que no FDS a coisa piora muito!

Faço bastantes km em AE por ano, incluíndo A2, e são raros os carros que andam acima de 130km/h.
Na última vez que vim do Algarve, com AP nos 140km/h na A2 se fui passado por 10 carros foi muito e um deles até foi um elétrico (CLA).
Na A1 aumentei um bocado o ritmo e não fui passado por mais de 3 carros!
E sim, estavam muitos carros na estrada.
No dia a dia, raros são os carros que andam a mais de 130km/h nas AE que ando e os que passam por mim, ironicamente, são elétricos (normalmente Tesla, BMW, BYD, mercedes e um ou outro VW). O mais comum é encontrar pessoal a andar a menos de 120km/h e alguns até a menos de 100km/h.
Isto durante a semana, que no FDS a coisa piora muito!

A não ser que esses condutores a andar devagar (para os teus padrões) não vão na faixa mais à direita, o facto de irem a 120 km/h, 100 km/h ou a 90 km/h na AE não tem qualquer problema muito pelo contrário. Tu tens a tua faixa para ires a 200km/h se bem entenderes (depois se fores multado é problema teu mas ninguém te impede de ires a 200 km/h) e os outros vão na sua vida.

Isto diz muito da nossa mentalidade como povo, ou seja, indignam-me mais com quem cumpre as regras do que quem anda acima dos limites, independentemente dos limites serem ou não os mais adquados, aqui a questão não é essa mas sim estar a julgar quem cumpre as regras e é civilizado.

Com base nesta noticia:

Em 2025, as forças de segurança em Portugal registaram 7.525 infrações por condução sem carta e quase 73.000 veículos a circular sem a inspeção periódica obrigatória. [1, 2]
(Isto os que foram apanhados).

Fora pneus carecas como vejo muitos, e alguns com falta de manutenção e a falta de formação e civismo, as pessoas não aprendem que por vezes não é por ir muito mais depressa que a viagem é muito mais rápida.
Devia ser bonito se aumentassem o limite de velocidade. Tambem acho que deva ser medida que não interessa porque assim faturam mais em coimas de velocidade.

A não ser que esses condutores a andar devagar (para os teus padrões) não vão na faixa mais à direita, o facto de irem a 120 km/h, 100 km/h ou a 90 km/h na AE não tem qualquer problema muito pelo contrário. Tu tens a tua faixa para ires a 200km/h se bem entenderes (depois se fores multado é problema teu mas ninguém te impede de ires a 200 km/h) e os outros vão na sua vida.

Isto diz muito da nossa mentalidade como povo, ou seja, indignam-me mais com quem cumpre as regras do que quem anda acima dos limites, independentemente dos limites serem ou não os mais adquados, aqui a questão não é essa mas sim estar a julgar quem cumpre as regras e é civilizado.

Vê-se perfeitamente que és um puto sem qualquer experiência de vida que vive na bolha da Internet e que por isso pensa que é um sábio mais esperto que todos os outros.

Aqui uma pequena aula de um "ignorante" com mais de 30 anos de carta de condução: especialmente numa AE, andar demasiado devagar constitui um risco de segurança, sim, e pode levar a acidentes ou situações de stress na condução a outros condutores.

Vê-se perfeitamente que és um puto sem qualquer experiência de vida que vive na bolha da Internet e que por isso pensa que é um sábio mais esperto que todos os outros.

Aqui uma pequena aula de um "ignorante" com mais de 30 anos de carta de condução: especialmente numa AE, andar demasiado devagar constitui um risco de segurança, sim, e pode levar a acidentes ou situações de stress na condução a outros condutores.

Bem, tenho carta há 20 anos, tenho cerca de 300k km feitos e apenas tive um acidente logo no primeiro ano de carta e sem culpa (um gato apareceu numa curva, eu travei e um carro sem ABS e com 15 anos fez com que fosse bater num carro estacionado).

Se o limite é 120 km/h desde quando é que 100 ou 120 km/h em AE é velocidade demasiado baixa?

Incrível as barbaridades que se leem na internet.

É que eu até seria favorável a que existissem certas AEs sem limite de velocidade mas o que é absurdo é indignarem-se com quem cumpre as regras. Claro que há regras que não fazem muito sentido e podem ser contestadas e mudadas em sede própria mas são as regras que existem dessa forma devem ser respeitadas se queremos ser civilizados. As regras existem precisamente para uma sociedade ser civilizada.

Última edição:

Eu acho que acima de 80 é aceitável. Abaixo disso já causa uma atrofio completo inclusive a pesados, que de resto tb só andam a 90 e autocarros 100.

Mais que óbvio, aquelas zonas de aceleração são desconhecidas das pessoas, pisca outro extra caríssimo, só há um factor dissuasor tuga para não vandalizar as AE, o valor afixado no pórtico, todo o restante sinalização vertical e pintada no alcatrão é ignorada, muitos condutores são analfabetos funcionais mesmo, é o que a OCDE diz.

Última edição:
Eu acho que acima de 80 é aceitável. Abaixo disso já causa uma atrofio completo inclusive a pesados, que de resto tb só andam a 90 e autocarros 100.

Camiões a 90? Acho que anda tudo com o disco atrofiado para marcar menos 20km/h. Há uns dias, fui confortavelmente durante uns tempos atrás de um camião, a cerca de 110km/h. A tanta velocidade é raro, mas apanho muitas vezes a 100km/h. Autocarros, apanho muitas vezes a 110, tanto que cheguei a pensar que tinham mudado a lei de 100 para 110.

E no outro extremo tens muita malta dos eletricos, e alguns dos outros a andar a menos de 100km/h. Mas desde que não se metam a acelerar quando estão a ser ultrapassados, não acho que estorvem. Já me calhou vir a 90/100 (Sim, acho que também tenho direito), e um autocarro meteu-se a ultrapassar-me. Levantei o pé do acelerador um pouco para facilitar e o gajo foi a vida dele. Desde que o pessoal esteja atento, acho que não há crise.

Exactamente. Só mesmo na internet para se ler coisas como que a condução defensiva é um problema das nossas estradas. Quando pensava que já tinha lido de tudo. Pobre mentalidade.

Quem anda em excesso de velocidade tem esse direito mas também tem de ter noção que está a cometer uma infracção e por isso tem de respeitar a dobrar quem respeita as regras, não pode andar acima da lei (independentemente da lei ser correcta ou não) e ainda se achar o dono da estrada.:sh)

Exactamente. Só mesmo na internet para se ler coisas como que a condução defensiva é um problema das nossas estradas. Quando pensava que já tinha lido de tudo. Pobre mentalidade.

Quem anda em excesso de velocidade tem esse direito mas também tem de ter noção que está a cometer uma infracção e por isso tem de respeitar a dobrar quem respeita as regras, não pode andar acima da lei (independentemente da lei ser correcta ou não) e ainda se achar o dono da estrada.:sh)

Toda a gente deve ter um comportamento de respeito para com os outros, independentemente da velocidade praticada.

Deve circular nas faixas o mais à direita no caso da AE e deve despachar as ultrapassagens de forma a não empatar os outros.

Claro que compreendo que haja quem não queira, possa ou deva passar dos 80/90. É muito importante é que não ache que porque vai devagar não necessita de ir com atenção.

O problema não é a potência dos elétricos, é a forma como aceleram de repente. Já apanhei muitos sustos quando vou em aceleração na faixa da esquerda e de repente há uma aventesma que num segundo se mete à minha frente.

A minha carroça já está paga. Esta malta devia pensar um bocadinho em quantas prestações ainda têm pela frente [;)]

O DeCeIi explica-te o porquê, e se andares com alguma atenção, verás que a culpa não é do autocarro em si, as percepções, as famosíssimas percepções do povo...
Epa, se eu vou a 100, e um autocarro ultrapassa-me, vai acima de 100 de certeza. Se me meto atrás dele, durante um tempo, e o meu velocímetro marca acima de 110, acredito que ele vá sensivelmente a mesma velocidade. Se tem aquilo calibrado para marcar menos velocidade, ou, vá, a marcar o mesmo que os radares da polícia, é outra história... Mas um dia pode correr mal

É óbvio que depende do tamanho do percurso, mas considerando que 150 km/h é 25% mais rápido que 120 km/h, demora-se menos 25% do tempo! [;)]

Como diz o outro: agora é só fazer as contas. [;)]​

Voltar
Superior