Não percebo porque é que insistem em comprar vendas de ICE com vendas de elétricos e misturam tudo.
Neste tópico comparam-se elétricos não me parece lógico comparar vendas de nenhuma marca com a Tesla sem ser as vendas dos carros elétricos dessa marca. Nem os Phev devem entrar nessa equação, na minha opinião. Vendas VW com a Tesla só elétricos. E nisso a Tesla continua a ser impressionante, mesmo na europa e mesmo tendo um mes mais baixo. Eles oscilam muito de mês para mês, o que importa é o final do ano.
Há aqui 2 abordagens de mercado diferente.
Abordagem A - Concentrar tudo em 2 modelos, altamente competitivos e lucrativos.
Abordagem B - Diversificar a gama para chegar ao maior número de compradores possivel.
Em ambos os casos tiveram sucesso à sua maneira.
Agora não dá para separar as coisas, se a marca B optou por diversificar a gama é normal que as vendas se diluam pelos vários modelos.
Por exemplo a Stellantis, tem Peugeot, Citroen, Fiat e Opel a concorrer entre si, vais à Rodda comprar um carro e só podes comprar 1, tens 4 marcas à escolha. Agora imagina que a Rodda só tinha uma marca (Peugeot por exemplo), ias comprar 1 carro e podias comprar (ou não), de certeza que a Peugeot ia vender muito mais do que quanto havia 4 marcas à escolha, mas essa marca sozinha não ia vender tanto como as 4 juntas porque ia haver quem não gostasse de Peugeot e ia comprar um Seat ou um Golf por exemplo.
Podemos dizer que o Model 3 e o Model Y têm sucesso, são dos modelos mais vendidos do mundo, não só de elétricos mas de todas as motorizações. Mas já não podemos dizer o mesmo da Tesla como empresa que nem sequer é a marca que mais eletricos vende, quanto mais o resto...
Resumindo, na minha opinião:
Pode-se comparar as vendas de um M3 com um ID4.
Pode-se comparar as vendas da Tesla com a VW.
Não se pode comparar as vendas da Tesla só com a gama eletrica da VW.