Tópico dos carros eléctricos

Manda um link fiável onde fale da margem de lucro da venda de cada carro elétrico para vermos. Tens? Eu não descobri nada de jeito.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

E difícil ter noção nas marcas legacy que vendem ICE e EV porque só a Ford é que detalha os resultados segmento de negócios dos veículos elétricos (e é um mau exemplo porque enterrava $5bn por ano)

Creio que na apresentação de resultados da VW há uns tempos (2024?) falaram do mix de produto e que tinham menos margem nos elétricos.

ir por marcas que só vendem EVs é difícil porque algumas são máquinas de destruir dinheiro, tipo
polestar e também não há termo de comparação para ICE

Se reparares na notícia diz que colapsou em 2026, mas para um ev estrangeiro(ainda que fabricado lá em chatanooga) o ID4 vendia de forma aceitável, muito por culpa dos rentings/leasings a 100$ ou assim.
Não tem nada a ver com fiabilidade(ainda que os de lá tenham alguns problemas que os de cá não têm), mas sim porque a VW em si por la vende sempre menos que marcas com mais status europeias e muito menos que as marcas made in usa... É aí que entra a marca feita de propósito para os USA e a parceria com a Rivian.

Quanto à china, sabes que a maioria dos carros deles feitos lá já o eram através de parcerias semelhantes, certo? É por isso que na china existem o ID6 e ID6X por exemplo. E a JV tem uma razão de ser, tal como a Rivian, a VW comprou uma parte da Xpeng. Portanto o sucesso da Rivian nos US e da Xpeng na China ajudam a marca, mesmo sem qualquer JV

As vendas da VW nos EUA parecem perfeitamente normais.
Calendar YearTotal US Sales (Units)
2025329,813
2024379,178
2023329,029
2022301,069
2021375,030
2020325,784
2019363,322
2018354,064
2017339,676
2016322,948
​​

Está lá na notícia, o Id4 vendeu 22373 unidades em 2025, o Model Y vendeu uma média de 357 mil por ano. Não há comparação, vender dez vezes menos que o concorrente directo não é vender bem.

Os carros europeus em geral são menos fiáveis que as marcas dos EUA ou as marcas Asiáticas, em todo o Mundo é assim mas nos EUA isso é mais crítico porque eles fazem muitos km em média, e os Vw ao contrário das marcas premium alemãs não oferece nada que uma Mazda, Ford, Toyota, Hyundai, Kia, etc., não ofereça daí que a Vw tenha vendas tão fracas nos EUA há muitos anos. Simplesmente não há razões para um consumidor ir para um Vw em vez de ir para outra generalista qualquer.

A Vw na Europa tem uma imagem de superioridade por ser alemã mas no resto do Mundo é uma marca banal e normal e até em muitos mercados mais exigentes como os EUA, Canadá, Médio Oriente ou Austrália é uma marca abaixo da média em termos de imagem tal como as marcas francesas por exemplo.
Tens aí em cima as vendas da VW ao longo dos anos postas pelo Luispedro... mesmo antes de vender ev por lá, vendiam 300 e tal mil por ano, o número não aumentou, nem diminui por aí além por passarem a ter EV, logo eu diria que para eles terem introduzido os ev e não perderam vendas é um resultado positivo. Mas pronto já sabemos que é uma marca banal e por isso é que até nem é das marcas mais vendidas do mundo nem nada.... coitados, não sei como se aguentam.

Só uma curiosidade, a Tesla vendeu 1470 carros novos em Maio em Portugal, sabem quantos foram comprados por particulares ? 8 sim oito.
Acho quem em junho o valor de carros vendidos pela tesla vai ser o dobro da Maio.

A ver se me lembro de vir confimar se este meu post se concretiza quando chegarem os numeros de Junho. :-)

As vendas na Tesla não são lineares. Julgo que ao fim de cada trimestre sobem bastante, para no mês a seguir cair.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Tens aí em cima as vendas da VW ao longo dos anos postas pelo Luispedro... mesmo antes de vender ev por lá, vendiam 300 e tal mil por ano, o número não aumentou, nem diminui por aí além por passarem a ter EV, logo eu diria que para eles terem introduzido os ev e não perderam vendas é um resultado positivo. Mas pronto já sabemos que é uma marca banal e por isso é que até nem é das marcas mais vendidas do mundo nem nada.... coitados, não sei como se aguentam.

Meu caro, o Model Y vende mais de dez vezes mais do que o id4 nos EUA. Digas o que disseres isto não é vender bem.

Em relação às vendas totais da Vw nos EUA, sabes quanto vende uma Ford, Toyota, Hyundai, Chevrolet, Kia, Honda, Nissan, etc.?

A Vw é uma das marcas genaralistas que vende menos nos EUA tendo em conta a gama enorme que tem.

A Vw é extremamente dependente do mercado europeu e da China, isto é até um problema admitido pela própria Vw. Fora destes mercados (um deles é o seu mercado doméstico por isso é sua obrigação vender bem) as vendas da Vw são banais/fracas.​

As vendas da VW nos EUA parecem perfeitamente normais.
Calendar YearTotal US Sales (Units)
2025329,813
2024379,178
2023329,029
2022301,069
2021375,030
2020325,784
2019363,322
2018354,064
2017339,676
2016322,948
​​

Visto assim não parece mau, agora compara com o tamanho do mercado e com os concorrentes:

Screenshot-2026-06-04-211512.png

https://www.best-selling-cars.com/u...ight-vehicle-and-car-manufacturers-and-brands

Há pessoas que pensam que Tesla vende mais carros que VW ;)

Ninguém disse isso.

Mais um que vai comparar os números totais de uma marca que tem dezenas de modelos com outra que tem apenas 2 modelos de volume.

O id4 nos EUA vende mal, e este ano tem sido um desastre.

Isto são factos.

Tu até me pareces ser dos user mais cultos deste fórum e dizes barbaridades destas, é incrível o nível baixo da literacia financeira do tuga médio. Chega a ser triste.

A quantidade de gente que neste tópico tenta comparar directamente as vendas de uma marca que tem apenas 2 modelos com preços "normais" com outras marcas que têm dezeas e dezenas de modelos para vender, é apenas triste mas é o que temos.

Last edited:
Aqui em Madrid vi muitos byd e toyotas táxi.

Poucos tesla.

Mas também só andei umas horas.

A tesla de facto tem um padrão estranho nas entregas e matrículas, não sei se está ligado com os transportes, fábricas, objectivos ou de tudo um pouco.

Não percebo porque é que insistem em comprar vendas de ICE com vendas de elétricos e misturam tudo.
Neste tópico comparam-se elétricos não me parece lógico comparar vendas de nenhuma marca com a Tesla sem ser as vendas dos carros elétricos dessa marca. Nem os Phev devem entrar nessa equação, na minha opinião. Vendas VW com a Tesla só elétricos. E nisso a Tesla continua a ser impressionante, mesmo na europa e mesmo tendo um mes mais baixo. Eles oscilam muito de mês para mês, o que importa é o final do ano.

Não percebo porque é que insistem em comprar vendas de ICE com vendas de elétricos e misturam tudo.
Neste tópico comparam-se elétricos não me parece lógico comparar vendas de nenhuma marca com a Tesla sem ser as vendas dos carros elétricos dessa marca. Nem os Phev devem entrar nessa equação, na minha opinião. Vendas VW com a Tesla só elétricos. E nisso a Tesla continua a ser impressionante, mesmo na europa e mesmo tendo um mes mais baixo. Eles oscilam muito de mês para mês, o que importa é o final do ano.

Também acho que não deves falar de saude financeira de uma marca pelas vendas se esconderes as outras tecnologias.

Aqui no tópico quando a Tesla vende pouco é porque está a falir, porque o modelo de negócio é mau etc etc. Quando vende muito mais do que os outros, comparam as vendas de carros elétricos com todos os outros combustíveis para dizerem que afinal vende pouco. Uma falta de honestidade que roça o ridículo mas neste tópico já vi de tudo e é uma trend desde sempre, nada de novo.

Eu sei que este tópico é sobre carros elétricos, mas vou buscar um exemplo de combustão para mostrar o meu raciocínio e reforçar que a Tesla, se quiser manter estes valores, necessita de um terceiro modelo e não me refiro obviamente ao Cybertruck!

O Nissan kai-kai, quando chegou ao mercado em 2007, foi uma pedrada no charco e as listas de espera eram enormes (tivemos um cá em casa). Quando chegou a altura da nova geração a concorrência já tinha aberto os olhos e as vendas diluiram-se na concorrência.

Tendo apenas dois modelos quase em "fim de vida" e uma concorrência cada vez mais feroz, veja-se a BYD, a Tesla tem que tirar um coelho da cartola ou as coisas podem não continuar a correr tão bem, nomeadamente na europa onde são muito apreciados os modelos do segmento B e C e a marca teima em não estar presente!

Agora se o plano é não chegar a estes segmentos, é lá com eles, mas pode correr mal!

Há aqui 2 abordagens de mercado diferente.

Abordagem A - Concentrar tudo em 2 modelos, altamente competitivos e lucrativos.

Abordagem B - Diversificar a gama para chegar ao maior número de compradores possivel.

Em ambos os casos tiveram sucesso à sua maneira.

Agora não dá para separar as coisas, se a marca B optou por diversificar a gama é normal que as vendas se diluam pelos vários modelos.

Por exemplo a Stellantis, tem Peugeot, Citroen, Fiat e Opel a concorrer entre si, vais à Rodda comprar um carro e só podes comprar 1, tens 4 marcas à escolha. Agora imagina que a Rodda só tinha uma marca (Peugeot por exemplo), ias comprar 1 carro e podias comprar (ou não), de certeza que a Peugeot ia vender muito mais do que quanto havia 4 marcas à escolha, mas essa marca sozinha não ia vender tanto como as 4 juntas porque ia haver quem não gostasse de Peugeot e ia comprar um Seat ou um Golf por exemplo.

Podemos dizer que o Model 3 e o Model Y têm sucesso, são dos modelos mais vendidos do mundo, não só de elétricos mas de todas as motorizações. Mas já não podemos dizer o mesmo da Tesla como empresa que nem sequer é a marca que mais eletricos vende, quanto mais o resto...

Resumindo, na minha opinião:
Pode-se comparar as vendas de um M3 com um ID4.
Pode-se comparar as vendas da Tesla com a VW.
Não se pode comparar as vendas da Tesla só com a gama eletrica da VW.

Não se pode comparar as vendas da Tesla só com a gama eletrica da VW.

Isto é seguramente uma das maiores barbaridades que eu já li neste fórum.
Claro que se pode, e mais, deve-se.

O que tu fazes é o que faz quem quer denegrir a Tesla e quem não é honesto.

Eu NUNCA vi um único artigo na imprensa, mesmo em imprensa claramemente anti-Tesla, a misturar vendas de modelos VEs com outro tipo de modelos para fazer comparações entre marcas.

Quando se compara as vendas da Tesla com outras marcas, obviamente só se compara com os VEs das outras marcas. É assim em todo o lado e é assim que faz sentido.

Tudo pode e deve ser comparado em função dos aspetos que se pretendem discutir.

Se quisermos falar apenas de elétricos, claro que faz sentido comparar apenas a venda de elétricos.

Se quisermos falar da performance global de uma marca, então temos que comparar todos os veículos.

Quando se compara a performance global de uma marca e se mete a Tesla no meio, só se fala das vendas dos VEs.

Por exemplo, quando se fala se a BYD ou a Tesla vende mais, é sempre referente aos VEs. A BYD como se sabe também tem híbridos mas só os VEs é que estão incluídos nessas contas.

É aqui a primeira vez que leio tal barbaridade e só podia vir de gente que não gosta da Tesla ou não gosta do Musk.

Só uma curiosidade, a Tesla vendeu 1470 carros novos em Maio em Portugal, sabem quantos foram comprados por particulares ? 8sim oito.
Acho quem em junho o valor de carros vendidos pela tesla vai ser o dobro da Maio.

A ver se me lembro de vir confimar se este meu post se concretiza quando chegarem os numeros de Junho. :-)

será 1470 vendas de carros novos, ou 1470 carros matriculados em Maio ?
quanto terão sido importados e matriculados nesse mês ?

(tal como na Byd, vw, stellantis, etc)

Isto é seguramente uma das maiores barbaridades que eu já li neste fórum.
Claro que se pode, e mais, deve-se.

O que tu fazes é o que faz quem quer denegrir a Tesla e quem não é honesto.

Eu NUNCA vi um único artigo na imprensa, mesmo em imprensa claramemente anti-Tesla, a misturar vendas de modelos VEs com outro tipo de modelos para fazer comparações entre marcas.

Quando se compara as vendas da Tesla com outras marcas, obviamente só se compara com os VEs das outras marcas. É assim em todo o lado e é assim que faz sentido.

O que não faz sentido é chamar “barbaridade” ou “desonestidade” a uma comparação só porque não favorece a Tesla.

É como comparar 2 jogadores de topo mundial, Cristiano Ronaldo e Pepe, qual deles é melhor? Mas só podemos comparar cortes defensivos, alívios de bola, interceções e duelos. Isso sim é desonestidade.

Back