Tópico do IRS

Tenho que aguardar, certo? Há-de ser emitida uma nota de cobrança, não é isso?

Sim, vais receber talvez em julho uma nota de imposto para liquidar até ao final de Agosto. Se optares pelos planos prestacionais , eles num "acto de caridade", deixam-te fazer o plano de pagamento até 15 de Setembro.
Eu geralmente arrumo a questão em Agosto.
De salientar que se fizeres o plano de pagamentos prestacionais, as parcelas mensais, já incluem tudo (juros , impostos e afins) por mês.

Last edited:
Não falhes é nem um pagamento.
Se pagares à meia noite e um segundo do dia seguinte vencem todas as restantes.

Mas acho que (não só por isso) que fazes melhor "negócio" se pagares tudo a 31/8, ou, não sendo isso viável, te financiares noutro local qualquer.

Não falhes é nem um pagamento.
Se pagares à meia noite e um segundo do dia seguinte vencem todas as restantes.

Mas acho que (não só por isso) que fazes melhor "negócio" se pagares tudo a 31/8, ou, não sendo isso viável, te financiares noutro local qualquer.

Olha que não acho que pedindo financiamento fora, compense. Claro que pagando tudo de uma vez é sempre o ideal, cada caso é um caso.
Em 2026, a taxa legal de juros de mora aplicável a dívidas ao Estado é de 7,221% ao ano.​
Vou-te dar o exemplo , num valor total de 542,82 x10 parcelas o valor total a pagar ficou em 565,79 , ou seja pagou-se 22,97 de juros e afins diluídos nas 10 parcelas.
Quanto ao prazo de pagamento, eles emitem a parcela a pagar com 15 dias de antecedência antes do fim do prazo.
Agora se houver financiamento mais em conta eu também gostaria de saber [kiss]

Last edited:
Olha que não acho que pedindo financiamento fora, compense. Claro que pagando tudo de uma vez é sempre o ideal, cada caso é um caso.
Em 2026, a taxa legal de juros de mora aplicável a dívidas ao Estado é de 7,221% ao ano.​
Vou-te dar o exemplo , num valor total de 542,82 x10 parcelas o valor total a pagar ficou em 565,79 , ou seja pagou-se 22,97 de juros e afins diluídos nas 10 parcelas.
Quanto ao prazo de pagamento, eles emitem a parcela a pagar com 15 dias de antecedência antes do fim do prazo.
Agora se houver financiamento mais em conta eu também gostaria de saber [kiss]

Uma simples conta ordenado com descoberto autorizado pode resolver o problema e permite regularizar a situação a qualquer momento.

Uma simples conta ordenado com descoberto autorizado pode resolver o problema e permite regularizar a situação a qualquer momento.

Tudo bem, cada um sabe de si. No meu caso essa situação , fica sempre para um "sos" imprevisto, saúde, avaria automóvel.... Raramente "toco nele".

Por causa dos juros?

Nem tanto a questão dos juros, mais o risco de por esquecimento falhares algum pagamento. Tu é que saberás avaliar isso, mas eu estes riscos sempre preferi não os correr. Mas tu saberás o que é mais prático para ti.

A minha declaração passou dia 6/6 a Liquidação Processada. Tinha sido entregue a 9/5. No meu caso ainda vou receber uma boa maquia. I

Tenho de pagar 13k de IRS alguma maneira de pagar a prestações, não me apetecia nada estar a vender acções para pagar e depois no próximo ano ter de pagar novamente...
Li que acima de 5k pedem muitas cenas, e se pagar 8k já é 5k a prestações?

Tenho de pagar 13k de IRS alguma maneira de pagar a prestações, não me apetecia nada estar a vender acções para pagar e depois no próximo ano ter de pagar novamente...

Pelo que sei o valor máximo sem fiador é de 5000€ , mas será sempre positivo questionar as finanças se o podes fazer com esse montante , oferecendo outras garantias....experimenta a simulação em sede de planos prestacionais no site das finanças.

Last edited:

Acima (página anterior) fala-se disso.

A minha também mudou agora... Mas falhei nas simulações, pensei que ia receber uns trocos, afinal vou pagar. Era ali no limbo, mas psicologicamente era melhor receber 😒

Ainda não tenho é a nota de liquidação disponível para consultar se está tudo ok.
A minha declaração de IRS ficou em liquidação e diz que tenho cerca de 190€ a pagar, mas não me deixa consultar a nota de liquidação ainda. Só que estas contas não batem certo com o que tinha estimado, entretanto voltei a simular exatamente com os mesmos valores da minha mod3 e dá-me que teria cerca de 280€ a receber.

Tenho uma diferença de mais de 460€ que não estou a conseguir perceber.

Acho que vou submeter uma nova declaração de substituição para "obrigar" a um recalculo do valor apurado porque acho que deve haver um erro qualquer na minha liquidação.

A minha declaração de IRS ficou em liquidação e diz que tenho cerca de 190€ a pagar, mas não me deixa consultar a nota de liquidação ainda. Só que estas contas não batem certo com o que tinha estimado, entretanto voltei a simular exatamente com os mesmos valores da minha mod3 e dá-me que teria cerca de 280€ a receber.

Tenho uma diferença de mais de 460€ que não estou a conseguir perceber.

Acho que vou submeter uma nova declaração de substituição para "obrigar" a um recalculo do valor apurado porque acho que deve haver um erro qualquer na minha liquidação.

Que tipo de rendimentos/categorias tens?

Que tipo de rendimentos/categorias tens?

Essencialmente trabalho dependente e alienação de títulos da categoria G. Sendo que na categoria G até aproveitei para fechar umas menos valias e englobei tudo para poder usar nos próximos 5 anos, pelo que no fundo é só os rendimentos do trabalho.

Não tenho nada de esotérico, o cálculo deveria ser +/- linear, pelo que estou a estranhar esta diferença. Mas a nota de lançamento não há forma de ficar disponível, não tenho como confirmar de onde vem o gato.

Mas não vou esperar pelo fim do prazo, vou submeter outra Mod3 para o caso de ser um erro.

EDIT: já percebi onde está o gato. Tenho rendimentos de categoria G com NIF's diferentes e eu estava a fazer a conta à mais valia global, mas a AT está a fazer as contas NIF a NIF e as menos valias de uns não compensam as mais valias dos outros.

Last edited:
Pessoal, sabendo que há aqui alguns gurus, a ver se me conseguem ajudar.

Dia 9 de Junho o meu contabilista fez o meu IRS (e da minha mulher), simulou várias opções de entrega e escolheu a mais vantajosa, com um valor a receber ainda simpático.

Dia 11 de Junho recebo a indicação que a Declaração foi considerada Certa, fui ao portal e aparece já como certa e com uma nota de Cobrança!!
Com uma diferença superior a 2.500€ entre o valor estimado e agora o valor a pagar.
Falei com o contabilista que diz que foi rever tudo, voltou a simular e continua a dar um valor bom a receber.
Ele diz que não entende a diferença e que nunca na vida lhe deu algo assim ...

Alguma ideia do que possa estar a correr mal?

Uma ´duvida: quando a declaração passa a certa, recebo uma mensagem das finanças. E quando passa a declaração com reembolso, é emitido algum tipo de aviso, ou só mesmo consultando no site?
Obrigado.

Uma ´duvida: quando a declaração passa a certa, recebo uma mensagem das finanças. E quando passa a declaração com reembolso, é emitido algum tipo de aviso, ou só mesmo consultando no site?
Obrigado.

Tens de ir espreitando no site, acho. Só recebes notificação (acho que por ViaCTT e depois por carta) quando a liquidação está pronta.

Já estou a achar isto relativamente estranho. Tenho a declaração dada como certa desde 8 de Maio , e depois disso nada....
Será que vem por aí alguma divergência?
Lembro-me de alguns anos em que demorou um bocado, cerca de 1 mês. Mas neste caso já vai em 37 dias...

Back