Invasão Russa - Aviso post #35351

Comunistas são a oposição a Putin...
Aliás, o 2° mais votado nas eleições de 2024 foi o partido comunista.

O partido de Putin é direita conservadora. Capitalista.

Acho q sabes o q o Droideka se está a referir, mas, só para relembrar, sabes muito bem q, para o pcp de Cunhal, a sua pátria ideológica era a urss, não Portugal. O Pacheco Pereira explica isso muito bem... e os pseudo comunistas russos devem ser uma oposição feroz…ao regime 😂

Last edited:
Acho q sabes o q o Droideka se está a referir, mas, só para relembrar, sabes muito bem q, para o pcp de Cunhal, a sua pátria ideológica era a urss, não Portugal. O Pacheco Pereira explica isso muito bem... e os pseudo comunistas russos devem ser uma oposição feroz…ao regime 😂

Eu apenas estou a corrigir com factos conhecidos.
O que descreves são opiniões, neste caso, de terceiros... Seria interessante ouvir a tua.

O PCP de Portugal teve sempre uma estreita ligação com a Rússia. Tal como o PS ( Soares, Sócrates e até Costa por ex) teve com a esquerda francesa ou o PSD ( Borges, Barroso e Moedas) com democratas e até conservadores americanos. Muitas das grandes figuras do PSD passaram, viveram ou estudaram nos USA.

Pessoas com ligação a países terceiros tendem a ter afinidade com estes país.

Portanto é normal que os comunas tugas não sejam russófobos e tendem a defender soluções de compromisso, eventualmente mais favoráveis à Rússia, para se acabar com a guerra.

Last edited:
Têm o que o Putin decidir.
Se decidir que quer ter 69% dos votos é o que vai acontecer.

É aí que reside a "grande oposição" ao "Putino". Saber qual a percentagem "correta" para dar a impressão de que são uma democracia galopante.
Porque os opositores físicos , pessoas reais, geralmente ou se "desequilibram" das suas varandas mal desenhadas, ou trocam as "gotas" que colocam na água para "desinfetar", ou "cometem" crimes lesa-pátria graves e vão presos.

É aí que reside a "grande oposição" ao "Putino". Saber qual a percentagem "correta" para dar a impressão de que são uma democracia galopante.
Porque os opositores físicos , pessoas reais, geralmente ou se "desequilibram" das suas varandas mal desenhadas, ou trocam as "gotas" que colocam na água para "desinfetar", ou "cometem" crimes lesa-pátria graves e vão presos.

Existem poucos países no mundo com plena democracia. O mais próximo dessa utopia que conheço é a Suiça, país em que as decisões de elevado impacto econômico e social vão a referendo.

A Rússia nunca será uma plena democracia tal como a UE também nunca o poderá ser. E para os cépticos costumo sempre referir a Catalunha ou Córsega... Se houvesse plena democracia na UE, qualquer região poderia tornar-se independente através do voto. Isto em teoria.
Seria a anarquia e confusão total.

Em democracia, é legítimo ou não que um catalão queira obter mais do que autonomia regional e ser independente e soberano?

Espanha é uma democracia? Sim mas com limites...

Existem poucos países no mundo com plena democracia. O mais próximo dessa utopia que conheço é a Suiça, país em que as decisões de elevado impacto econômico e social vão a referendo.

A Rússia nunca será uma plena democracia tal como a UE também nunca o poderá ser. E para os cépticos costumo sempre referir a Catalunha ou Córsega... Se houvesse plena democracia na UE, qualquer região poderia tornar-se independente através do voto. Isto em teoria.
Seria a anarquia e confusão total.

Em democracia, é legítimo ou não que um catalão queira obter mais do que autonomia regional e ser independente e soberano?

Espanha é uma democracia? Sim mas com limites...

Mas rotularem a Rússia pós-putini, como uma democracia ainda que imperfeita é um conto de fadas e demasiado amargo para a população russa.
Agora , eles tentam o rótulo ou quem os apoia.:sh)

Andam aqui a falar de eleições livres na Rússia e ninguém fala do corte de combustível para civis ou das estações de comboio num caos na Crimeia.

image.png

Mas rotularem a Rússia pós-putini, como uma democracia ainda que imperfeita é um conto de fadas e demasiado amargo para a população russa.
Agora , eles tentam o rótulo ou quem os apoia.:sh)

A questão tem mais a ver com haver ou não eleições.

Em democracia: há eleições. Depois, importa analisar se se as eleições são livres ou condicionadas mas isso é outra conversa. Na maioria dos casos, e em regimes autoritários como é o caso da Rússia, as eleições não são totalmente livres. Têm imensos enviesamentos e a comunidade internacional alerta para esse facto. Pode dizer-se que existe um grande déficit democrático.

Para se assumir como plena ditadura, a Rússia deveria abolir as eleições fazendo com que a cadeia de governação nomeasse os governantes nacionais e locais . Não faz muito sentido nem é isso que acontece na realidade.

Putin convocou eleições pelo mesmo motivo que caem governos em Portugal: obter legitimidade eleitoral.

Portanto se fosse uma "ditadura plena" não precisaria de o fazer.

Eu não estou nem a defender nem a criticar. A minha crítica é ao conceito de escala democrática e utilidade dessa escala.em termos práticos.

Todos nós estamos a escrever a partir de um dispositivo electrónico feito num país menos democrático do que o da Rússia: a China.

Onde ficam as virtudes da plena democracia? Quando é para nosso usufruto: está tudo bem.[:cool:]

Eu tenho muitas dúvidas se as eleições na Rússia são algo livre e justo. Muitas mesmo.
Em todo o caso, a quantidade de anos que Putin leva à frente de um país é em termos de longevidade mais semelhante com ditaduras.

Dúvidas se são "livres e justas"? :confused::confused:

Sabem o que aconteceu a todos os opositores políticos (e jornalistas)? Como o Navalny? Não brinquem com coisas sérias.

Já agora, na coreia do norte, as eleições são um primor de "liberdade".... 99.5% a favor do grande líder!

Sim, nunca é 100% para não parecer mal.... [:D][:D]

Eu tenho muitas dúvidas se as eleições na Rússia são algo livre e justo. Muitas mesmo.

Claro que são livres e justas. ;)

Os opositores políticos têm "acidentes" graves e "problemas de saúde" mortais, mas é apenas coincidência.

O putin não é um ditador sanguinário, é um verdadeiro democrata.

Sabem o que aconteceu a todos os opositores políticos (e jornalistas)? Como o Navalny? Não brinquem com coisas sérias.

Já agora, na coreia do norte, as eleições são um primor de "liberdade".... 99.5% a favor do grande líder!

Também devem ser livres e justas! Afinal, não é o povo da Coreia do Norte que vem todo para a rua chorar compulsivamente cada vez que um dos seus líderes morre?

(Se bem que eu pensava que eles eram todos imortais, mas isso é outro assunto... :confused:)

Nem mentir sabem, ao menos que pusessem 55 ou 65% 😂

Back