Prestação Social Única

Eu em 2 segundos, com boa vontade, encontrei isto... acho que responde genericamente às questões colocadas! Com um esforço de 10 segundos tenho a certeza que é possível obter muito facilmente mais informação 😉

Obrigado.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	141.5 KB ID:	14718533

Numa vista rápida pelas estatísticas fiquei com a sensação de que há uma certa estabilidade respectiva! É correcta esta minha percepção?...

Obrigado.

Numa vista rápida pelas estatísticas fiquei com a sensação de que há uma certa estabilidade respectiva! É correcta esta minha percepção?...

Nas estatísticas, o que me salta logo à vista é que 1/3 dos beneficiários são menores. Esses malandros! 9k são idosos. Estes dois grupos totalizam cerca de 40% dos beneficiários.

Obrigado.

Um menor a gsstar dinheiro?

Deixemo-nos de histórias para boi dormir, se faz favor. [:D]

Sabemos bem para que na maioria desses casos serve um filho. E não é para repovoar o País. [:p]

Nas estatísticas, o que me salta logo à vista é que 1/3 dos beneficiários são menores. Esses malandros! 9k são idosos. Estes dois grupos totalizam cerca de 40% dos beneficiários.

Malandros.

No meu tempo um trabalho de servente com alguma experiência dava 2500$ a 3000$ por mês, mas com 2 contos e meio ou tres contos, fazia muito mais do que com 250€ agora.

Mas pouca gente sabe o que isso é de trabalhar nas férias e durante a escola e fins de semana.

Aliás, muitos chegam à reforma sem saber que bicho é esse do trabalho, mas contam histórias fabulosas de como uma vez tiveram quase de se levantar da cadeira e ir buscar tinta para o selo branco.

O meu ponto é, era melhor antes, em que se começava a trabalhar para ajudar em casa aos 10/12 anos e alguns mais cedo ou por outro lado, ir fazendo uns trabalhos nas férias a ganhar 1200/1500?

Um estudante nas Europa ganha facilmente nas ferias 2300€ por mês, trabalhar e estudar promove uma cultura de ética e utilidade pública, esforço e dedicação, com ordenados perto dos 3000€. Há contribuição para a sociedade e a correspondente retribuição.

É preciso fazerem essa figura de rasgar as roupas e cobrir a cabeça com areia do deserto, porque uns miseráveis recebem 250€?

Saiam de casa pá

Sabemos bem para que na maioria desses casos serve um filho. E não é para repovoar o País. [:p]
Todos sabemos que os menores funcionam por osmose, não precisam de comida para viver. Se o progenitor já "mama" 200 e tal paus, para quê dar mais algum por cada puto.
Toda a gente sabe que oa malandros do RSI é todos os dias altas mariscadas, principalmente os putos, os verdadeiros responsáveis por toda a miséria em que vivem, com 100 e picos euros por mês, um luxo! Malandros, uns pequenos malandros.

Todos sabemos que os menores funcionam por osmose, não precisam de comida para viver. Se o progenitor já "mama" 200 e tal paus, para quê dar mais algum por cada puto.
Toda a gente sabe que oa malandros do RSI é todos os dias altas mariscadas, principalmente os putos, os verdadeiros responsáveis por toda a miséria em que vivem, com 100 e picos euros por mês, um luxo! Malandros, uns pequenos malandros.

Onde comem 2, comem 3...

Já desprezas a sabedoria popular?

Deves pensar que eles gastam mesmo todo o valor na pobre criatura... [:D]

Ai essa inocência...

E também ignoras ou fazes por ignorar que recebem mais ajudas, desde cabazes alimentares a ajudas com água, luz e até telecomunicações. Entre outras ajudas.

Onde comem 2, comem 3...

Já desprezas a sabedoria popular?

Deves pensar que eles gastam mesmo todo o valor na pobre criatura... [:D]

Ai essa inocência...

E também ignoras ou fazes por ignorar que recebem mais ajudas, desde cabazes alimentares a ajudas com água, luz e até telecomunicações. Entre outras ajudas.

Sim, quem tem filhos gasta sempre todo o dinheiro nos miúdos, é mesmo assim que as coisas funcionam...

Nos tempos em que procurava trabalho para ganhar umas "coroas" durante as férias escolares e depois delas, sim, trabalhei muitas vezes por valores mais baixos do que o SMN!

Estás a comparar pessoas que têm filhos, contas para pagar, com trabalhos em 'ferias escolares"? Está certo...

Há uns anos, ia um "sueco" a acompanhar a esposa na ambulância, em trabalho de parto, e já fazia contas a quanto ia render mais aquele. [:D]

Estás a comparar pessoas que têm filhos, contas para pagar, com trabalhos em 'ferias escolares"? Está certo...

... De resto, todos nós, os que não são bafejados por vantagens sociais de nascença (e muitos desses também têm ambição e querem demonstrar o seu valor), começamos "a esgravatar" (metaforicamente falando) por algum sítio... vamos à luta para não depender da solidariedade social, como faz qualquer pessoa que se queira útil e que, naturalmente, não tenha uma qualquer enfermidade que, objectivamente, o impeça!

Por isso, e assim muito resumidamente, para responder à tua pergunta, fui contramestre de planificação, servente de pedreiro em várias empresas, servente de ladrilhador, ajudante de soldador e, depois, soldador, trabalhei na recolha de cortiça, fabrico de rolhas e aparas para transformação, fui operário na secção de óleos na Quimigal ainda antes do serviço militar (que naquele tempo ainda era obrigatório)...

Ou seja, fiz-me à vida!...

Depois, bem, depois foi o tempo da valorização e da carreira que acabei por abraçar, na qual perfaço, este ano, 40 anos!​

... De resto, todos nós, os que não são bafejados por vantagens sociais de nascença (e muitos desses também têm ambição e querem demonstrar o seu valor), começamos "a esgravatar" (metaforicamente falando) por algum sítio... vamos à luta para não depender da solidariedade social, como faz qualquer pessoa que se queira útil e que, naturalmente, não tenha uma qualquer enfermidade que, objectivamente, o impeça!

Por isso, e assim muito resumidamente, para responder à tua pergunta, fui contramestre de planificação, servente de pedreiro em várias empresas, servente de ladrilhador, ajudante de soldador e, depois, soldador, trabalhei na recolha de cortiça, fabrico de rolhas e aparas para transformação, fui operário na secção de óleos na Quimigal ainda antes do serviço militar (que naquele tempo ainda era obrigatório)...

Ou seja, fiz-me à vida!...

Depois, bem, depois foi o tempo da valorização e da carreira que acabei por abraçar, na qual perfaço, este ano, 40 anos!​

Queres ver que "Arbeit macht frei" ? [:D]

Pena ter-se perdido esse hábito, e os empresários também não recorrerem mais ao enquadramento legal que o permite. Esses trabalhos acabam por incutir responsabilidade e hábitos de trabalho. Assim, passa a ser considerado normal receber dinheiro, fruto do esforço dos outros, sem contrapartidas. :sh)

Last edited:
Assim, passa a ser considerado normal receber dinheiro, fruto do esforço dos outros, sem contrapartidas

Não é só normal, como exigido por algumas forças da sociedade.

Parece que quem trabalha arduamente tem a obrigação de sustentar quem, tendo condições para isso, não faz um esforço para resolver os seus problemas.

Nota: claro que há muitas pessoas que não podem mesmo trabalhar e merecem ser apoiados pela sociedade. Se calhar até deviam receber mais apoios.

Last edited:
Queres ver que "Arbeit macht frei" ? [:D]

Pena ter-se perdido esse hábito, e os empresários também não recorrerem mais ao enquadramento legal que o permite. Esses trabalhos acabam por incutir responsabilidade e hábitos de trabalho. Assim, passa a ser considerado normal receber dinheiro, fruto do esforço dos outros, sem contrapartidas. :sh)

mas esse é o princípio fundamental da esquerda - uns trabalharem para sustentar os que não querem trabalhar.

para isso é que existem sindicatos, greves, e manifs.

Back