rrrfff
Well-known member
Uma empresa que gera pouco valor acrescentado também é importante até porque toda a economia está interligada, as empresas dependem todas uma das outras. Um restaurante de luxo depende do agricultor que lhe fornece os produtos, do estafeta que lhe entrega os produtos à porta, dos empregados de mesa e de limpeza que fazem o restaurante funcionar, do empreiteiro que faz a remodelação do espaço, da loja que lhe fornece o material do restaurante como mesas, talheres, loiça, etc., do Uber que lhe leva os clientes e os traz de volta a casa em segurança depois de beberem e comerem bem, etc..
Alguém que diz o que acabaste de dizer demonstra que não entende muito bem como a economia funciona.
Vou dar-te vários exemplos de sectores em que as empresas por norma têm baixa valor acrescentado pela norma natureza dos sectores:
Agricultura, construção, turismo, comércio, logística, energia, limpeza, transportes, retalho, imobiliário, etc..
Ora, tu achas que as empresas destes sectores de actividade deveriam deixar de existir?
Imagina uma receita de culinária, tu achas que numa receita apenas os ingredientes caros são importantes? Os outros são dispensáveis e por isso devem deixar de existir?
Eu não estou a dizer que o setor não faz falta, estou a dizer que essas empresas não fazem falta.
Vou dar um exemplo: tenho um restaurante numa zona já lotada de restaurantes.
Abre um novo restaurante, esse restaurante é mais eficiente, oferece uma melhor qualidade-preço, e rouba clientes aos restantes.
O meu é dos mais afetados, perco clientes, deixo de conseguir pagar salarios, e tenho de fechar.
Isto aconteceu porque o meu restaurante era o menos eficiente e que menos oferecia à sociedade aquilo que esta queria e pelo qual estava disposta a pagar, visto que havia alternativas.
É assim que o capitalismo é suposto funcionar.
Não estou a falar de que um setor não faz falta, não estou a falar de todos os restaurantes fecharem.
Os outros continuam abertos, porque eram melhores que o meu, mais eficientes, mais alinhados com o que as pessoas procuram, com melhor qualidade-preço, etc.
O piorzinho, que era o meu, fechou, porque já havia alternativas melhores. E é assim mesmo que deve ser.
E mais, um setor essencial nunca vai desaparecer, porque a procura face à oferta determina o preço, e por isso a procura por algo essencial dificilmente diminui, pelo que haverá sempre um preço que permita manter a oferta.
Imagina por absurdo que as padarias começavam a fechar porque não conseguem pagar a padeiros, mas as pessoas acham o pão um bem essencial e muitas continuarão dispostas a comprar pão mesmo ao dobro do preço.
Isso por si só levaria as padarias a conseguirem novamente contratar mais padeiros e voltar a aumentar a oferta até ao nivel de equilibrio.
A imigração apenas faz uma coisa: dumping salarial. Se algo é realmente essencial, os preços sobem para que se consiga continuar a contratar pessoas para esse setor, e as pessoas continuarão a comprar porque é... essencial.