Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Uma empresa que gera pouco valor acrescentado também é importante até porque toda a economia está interligada, as empresas dependem todas uma das outras. Um restaurante de luxo depende do agricultor que lhe fornece os produtos, do estafeta que lhe entrega os produtos à porta, dos empregados de mesa e de limpeza que fazem o restaurante funcionar, do empreiteiro que faz a remodelação do espaço, da loja que lhe fornece o material do restaurante como mesas, talheres, loiça, etc., do Uber que lhe leva os clientes e os traz de volta a casa em segurança depois de beberem e comerem bem, etc..

Alguém que diz o que acabaste de dizer demonstra que não entende muito bem como a economia funciona.

Vou dar-te vários exemplos de sectores em que as empresas por norma têm baixa valor acrescentado pela norma natureza dos sectores:

Agricultura, construção, turismo, comércio, logística, energia, limpeza, transportes, retalho, imobiliário, etc..

Ora, tu achas que as empresas destes sectores de actividade deveriam deixar de existir?

Imagina uma receita de culinária, tu achas que numa receita apenas os ingredientes caros são importantes? Os outros são dispensáveis e por isso devem deixar de existir?

Eu não estou a dizer que o setor não faz falta, estou a dizer que essas empresas não fazem falta.

Vou dar um exemplo: tenho um restaurante numa zona já lotada de restaurantes.

Abre um novo restaurante, esse restaurante é mais eficiente, oferece uma melhor qualidade-preço, e rouba clientes aos restantes.

O meu é dos mais afetados, perco clientes, deixo de conseguir pagar salarios, e tenho de fechar.

Isto aconteceu porque o meu restaurante era o menos eficiente e que menos oferecia à sociedade aquilo que esta queria e pelo qual estava disposta a pagar, visto que havia alternativas.

É assim que o capitalismo é suposto funcionar.

Não estou a falar de que um setor não faz falta, não estou a falar de todos os restaurantes fecharem.

Os outros continuam abertos, porque eram melhores que o meu, mais eficientes, mais alinhados com o que as pessoas procuram, com melhor qualidade-preço, etc.

O piorzinho, que era o meu, fechou, porque já havia alternativas melhores. E é assim mesmo que deve ser.

E mais, um setor essencial nunca vai desaparecer, porque a procura face à oferta determina o preço, e por isso a procura por algo essencial dificilmente diminui, pelo que haverá sempre um preço que permita manter a oferta.

Imagina por absurdo que as padarias começavam a fechar porque não conseguem pagar a padeiros, mas as pessoas acham o pão um bem essencial e muitas continuarão dispostas a comprar pão mesmo ao dobro do preço.

Isso por si só levaria as padarias a conseguirem novamente contratar mais padeiros e voltar a aumentar a oferta até ao nivel de equilibrio.

A imigração apenas faz uma coisa: dumping salarial. Se algo é realmente essencial, os preços sobem para que se consiga continuar a contratar pessoas para esse setor, e as pessoas continuarão a comprar porque é... essencial.

eO6uIDJ.jpeg
P5trBLA.jpeg

fenomenal [:D]

esta gente além de não gostar de trabalhar, também não gosta de estudar [:D]

a sério, servem para quê? Para passar o dia no café, em manifs de esquerda, a atacar a polícia, a fumar ganzas, e a ocupar casas?

não há-de esta gente querer igualdade e redistribuição de riqueza quando contribuem zero para a criação dessa riqueza!

na natureza, este tipo de relação entre espécies chama-se parasitismo.

eO6uIDJ.jpeg
P5trBLA.jpeg

fenomenal [:D]

esta gente além de não gostar de trabalhar, também não gosta de estudar [:D]

a sério, servem para quê? Para passar o dia no café, em manifs de esquerda, a atacar a polícia, a fumar ganzas, e a ocupar casas?

não há-de esta gente querer igualdade e redistribuição de riqueza quando contribuem zero para a criação dessa riqueza!

na natureza, este tipo de relação entre espécies chama-se parasitismo.

São muito burros.

Os exames nacionais são o factor definitivo que promove a igualdade de acesso ao ensino superior entre alunos ricos e pobres, caso contrário as vagas de medicina eram todas ocupadas por ricos com media de 20 obtida no externato

São muito burros.

Os exames nacionais são o factor definitivo que promove a igualdade de acesso ao ensino superior entre alunos ricos e pobres, caso contrário as vagas de medicina eram todas ocupadas por ricos com media de 20 obtida no externato

Mas não só.
Há quem entre em univs privadas que exigem médias inferiores.

Mas sim, falta rigor no ensino em PT e o BE ainda quer piorar mais a coisa.

A falta de rigor começa muito a montante dos exames.

Há dias vi um teste de inglês do 5º ano, com as respostas às perguntas de interpretação de um texto, sublinhadas no próprio texto... :sh) O aluno não tem qualquer tipo de necessidades especiais de aprendizagem.

São muito burros.

obviamente, mas estes não querem igualdade de acesso ou de oportunidades, eles são apenas calões e inúteis....

Ah! Então o genro do Jerónimo faz as nomeações para a Segurança Social?

Só pode ser coincidência a câmara de Loures ter passado para o PCP e o genro do Jerónimo ter ganho 150.000€ por ajuste directo desde 2015, quando anteriormente estava desempregado.

Vou ali comer um gelado com a testa e já volto...

"As câmaras do PCP são as mais bem geridas do país."

"Os comunistas são certinhos, nunca roubam como os outros."

🙄😮

A falta de rigor começa muito a montante dos exames.

Há dias vi um teste de inglês do 5º ano, com as respostas às perguntas de interpretação de um texto, sublinhadas no próprio texto... :sh) O aluno não tem qualquer tipo de necessidades especiais de aprendizagem.

As boas notas da escola pública passada, são as boas notas de uma escola privada com qualidade de hoje, para bom entendedor, e acresce o exótico dos encarregados de educação que pululam por aí.

Mais residentes, menos PIB per capita. Portugal cai no ranking europeu

Os novos dados do INE mostram que Portugal passa de 81% para 76,2% da riqueza média da UE por habitante e cai para a 22.ª posição do ranking, o que põe em causa a tese da convergência económica.

Portugal caiu no ranking europeu da riqueza por habitante, o indicador que mede o nível de prosperidade dos cidadãos, depois do INE ter revisto em alta a população residente para 11,4 milhões de pessoas em 2025. Numa simulação do ECO com os novos dados da população, afinal, Portugal passa de 81% para 76,2% da média da União Europeia em Produto Interno Bruto (PIB) per capita medido em Paridade de Poder de Compra (PPC), o indicador usado pelo Eurostat para comparar a riqueza média entre países corrigida de diferenças de preços, e cai para o 22.º lugar do ranking.

(...)

https://eco.sapo.pt/2026/06/23/mais-residentes-menos-pib-per-capita-portugal-cai-no-ranking-europeu/​

isto leva a uma questão interessante....... este tipo de imigração está a aumentar o PIB per capita ou não? Se não, lá se vai por terra a teoria de que a economia precisa desta demografia de imigração para crescer.

e se uma determinada tipologia de imigração não aumenta o PIB per capita, para que serve?

isto leva a uma questão interessante....... este tipo de imigração está a aumentar o PIB per capita ou não? Se não, lá se vai por terra a teoria de que a economia precisa desta demografia de imigração para crescer.

e se uma determinada tipologia de imigração não aumenta o PIB per capita, para que serve?

Pagar menos ordenado, apenas e só. Desbaratar o mercado de trabalho.

Parabéns a todos! apr:)

Serve para dar subsídios[:D]

Pagar menos ordenado, apenas e só. Desbaratar o mercado de trabalho.

Parabéns a todos! apr:)

Então mas aí a culpa também é de ALGUMAS empresas que até podiam contratar gente mais decente mas preferem pagar bem menos e muitas vezes nem contrato sequer.....

Depois temos outras que pura e simplesmente não arranjam MO, mesmo a pagar de forma lógica

Então mas aí a culpa também é de ALGUMAS empresas que até podiam contratar gente mais decente mas preferem pagar bem menos e muitas vezes nem contrato sequer.....

Depois temos outras que pura e simplesmente não arranjam MO, mesmo a pagar de forma lógica

eu não questiono que haja empresas/negócios a precisar de mão de obra.

a minha questão é mais: se a mão de obra importada para esses empregos não faz subir o PIB per capita, então essas empresas e esses empregos servem para quê?

Para entregar comida em casa de esquerdalhas calões?
Para aaranjae mais doutrinados para votar na esquerda?

Back