Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Thread starter Thread starter imported_mircao
  • Start date Start date

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votes: 115 9.4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votes: 557 45.3%
  • Vão desactivar as bombas

Votes: 129 10.5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votes: 501 40.8%

• Total voters
    1,229
Será que amanhã as bombas lowcost vão fazer precos iguais às bombas em espanha ?
se não... porquê?

se baixarem 0,40€ .. não iam ter um aumento de > 1000% nos clientes ? Não iam fatura mais em 1 dia que durante 1 semana ?
Não iam obrigar a concorrência a baixar para não perder vendas ?
Se fizesse isto durante 1 semana, 1 mes, 2 meses .. não ia ter um impacto gigantesco ?

Porque não o fazem ?
impostos ? Taxas ? Ou lucro ?

As margens de uma low-cost não devem ser superiores a 10 cts/l, se forem tanto. Tal redução não seria possível.

As margens de uma low-cost não devem ser superiores a 10 cts/l, se forem tanto. Tal redução não seria possível.

entao mas os impostos em PT não são mais ou menos iguais à UE ? E os ordenados em PT não são baixos que em Espanha ?

Porque razão, não conseguem eles ter preços iguais a Espanha ?

(nota: confesso que podem ter explicado antes , mas não li )

E os transportes públicos não são uma alternativa viável, de todo

Automóvel, automóvel, não houve quebra rodoviária drástica, as infraestruturas rodoviárias são monitorizadas ao segundo, esquece, houve redução para uso de lazer, não profissional do consumidor.

Crédulo? [:D][;)]

Há uns anos largos houve uma "disputa" pelo preço do gasóleo em 2 gasolineiras muito próximas (acho que uma de cada lado da rua). E não eram low-cost, se a memória não me falha. Andaram ali a baixar o preço à vez para roubar clientes uma à outra, até que devem ter chegado a um acordo. Chegaram a descontos diretos de 11 ou 12 cts/L.

Esta situação foi notícia, como é óbvio, e houve uma reportagem sobre o caso. Alguém do sector dizia que as margens por litro já teriam sido ultrapassadas há muito. Vale do que vale.

P.S. eu assumi, tal como agora, que se estava a falar de margens de lucro e não margens operacionais.

entao mas os impostos em PT não são mais ou menos iguais à UE ? E os ordenados em PT não são baixos que em Espanha ?

Mas então vai ler, é que se não, andamos sempre ás voltas com os mesmos posts....

Eu não acho que os impostos sejam semelhantes aos da UE. Depois disso tens os custos operacionais que também não serão iguais. Se reparares na tabela anterior, comparando com Espanha, temos muito mais impostos sobre os combustíveis. Nesta altura específica tens ainda uma redução temporária por lá superior aquela que temos por cá.

O petróleo é o petroil, doce para especulação, mas especulação está aí, e é transversal, isso é uma generalização principalmente numa economia rígida como a nossa, a concorrência é ilusória, a escala é de concentração.

A ironia é que não houve quebra drástica do consumo em bomba, outro piqueno pormenor, a concentração rodoviária (analisada e verificada ao segundo por aparelhos de diversos serviços em cidade), não diminuiu significamente e mesmo em AE o fluxo rodoviário só quebrou muito depois do disparo inicial de preço em bomba.

O aumento mais acentuado e exponencial da população imigrante em Portugal ocorreu a partir do ano de 2017, intensificando-se de forma extraordinária entre 2021 e 2024
"se de um momento para o outro"
​ tens mais 1 milhão de pessoas cá, mesmo que o consumo individual reduza, não terá impacto devido ao aumento do nº de consumidores

nos últimos 10 anos:
lucro liquido da Galp aumentou 138,92% entre o fecho do ano de 2016 e o último ano fiscal completo divulgado (2025).
lucro liquido da Prio aumentou 135,41% entre o fecho do ano de 2016 e o último ano fiscal completo divulgado (2025).
lucro liquido da BP aumentou 188,46% entre o fecho do ano de 2016 e o último ano fiscal completo divulgado (2025).​​​

nota: estes lucros são da empresa, não estão só e apenas relacionados com o consumo no posto de combustível.
Ou seja, as gasolineiras têm margem para partilhar o esforço financeiro no que diz respeito aos aumentos da matéria prima e por aí fora, no entanto este estilo de escravatura moderna (sobrevivemos para pagar contas e impostos) já está tão entranhado que nem se preocupam, o povo paga!

Há uns anos largos houve uma "disputa" pelo preço do gasóleo em 2 gasolineiras muito próximas (acho que uma de cada lado da rua). E não eram low-cost, se a memória não me falha. Andaram ali a baixar o preço à vez para roubar clientes uma à outra, até que devem ter chegado a um acordo. Chegaram a descontos diretos de 11 ou 12 cts/L.

Esta situação foi notícia, como é óbvio, e houve uma reportagem sobre o caso. Alguém do sector dizia que as margens por litro já teriam sido ultrapassadas há muito. Vale do que vale.

P.S. eu assumi, tal como agora, que se estava a falar de margens de lucro e não margens operacionais.

Até?, desconheço essa reportagem, mas é mais que óbvio, que houve acordo tácito, para evitar falência a ambas, que é o que acontece no generalidade das coisas, quando não há escala de mercado, como o nosso, [:D]

Outro pormenor, uma bomba clássica terá mais despesa operacional que uma bomba low-cost focada no preço, e mesmo assim é devera curioso haver diferença de preço/l em bombas low-cost da mesma insígnia, alguma poderá compensar o preço mais baixo praticado algures no grupo, [;)]

Só podemos especular, não é?

É usarem transportes e tá feito [kiss]

Fora de brincadeiras, como já referi noutro topico, também os transportes publicos tiveram um aumento considerável de passageiros, seja por via da imigração seja pelo passe a 40 euros.

De tal forma que andam boa parte das vezes muito lotados, com avarias, supressões, autocarros presos no trânsito caótico,etc.
Querem um exemplo? Recentemente, ultimo comboio regional que devia passar pelo entroncamento pela meia noite e qq coisa com destino a tomar: SUPRIMIDO.
Aquela hora da noite o utente que vá como quiser....de taxi, de autocarro ( lol ) a pé...enfim, desconsideração total.

Salve-se os autocarros longo curso, vide Redexpressos, Flixbus, etc em que é possível fazer viagens com pontualidade e conforto.

Ainda há tempos fui daqui do Alentejo pa LX de autocarro com muito melhor serviço que já apanhei na CP por algumas vezes.....

Até?, desconheço essa reportagem, mas é mais que óbvio, que houve acordo tácito, para evitar falência a ambas, que é o que acontece no generalidade das coisas, quando não há escala de mercado, como o nosso, [:D]

Outro pormenor, uma bomba clássica terá mais despesa operacional que uma bomba low-cost focada no preço, e mesmo assim é devera curioso haver diferença de preço/l em bombas low-cost da mesma insígnia, alguma poderá compensar o preço mais baixo praticado algures no grupo, [;)]

Só podemos especular, não é?

A situação deve ter uns 20, ou mais, anos. Deve ter acabado quando decidiram que estavam ambas a perder dinheiro e a solução era equiparar os preços e deixarem-se de guerrinhas.

Sim, haverá compensação entre a mesma marca, só assim faz sentido.

passando a lengalenga do dci à frente, amanhã também vou tentar meter gasolina a 1.345 ou algo parecido. era para ser na 4ª feira passada, mas acabo por ir só amanhã lá. tenho gasolina para lá chegar e mais um pouco, ainda vou ver conforme o que gastar, se meto à chegada a espanha ou à vinda, mas só devo fazer uns 40kms por lá.

aproveita e trás uns L extra

https://www.jn.pt/mundo/artigo/espanha-acaba-com-descontos-no-iva-dos-combustiveis/18100559

O homem da bomba não estava lá, eu marquei 60 e comecei a abastecer. Entretanto se deve ter vindo da casa de banho [:D] e na conversa disse-me isso mesmo, que depois de amanhã o imposto acaba. Foi aproveitar enquanto puderam
Vamos ver no que da nos preços. Aqui o Sanchez paga a multa, em Portugal somos nós que pagamos e não chiamos... [8b]

A percentagem média dos impostos sobre os combustíveis em Portugal é muito idêntica à praticada na restante UE.

Siga a dança!

Apesar de termos um poder de compra muito abaixo da média europeia, o estado come mais de metade do valor estando acima da média europeia.

Mas a culpa é daqueles chupistas que vendem o produto (sem impostos) ao preço que vendem no resto da europa e que ainda têm a lata de criar sistemas para poupança reduzindo à parte deles. Enquanto isso, o estado como bom zelador vai reduzindo aos 1.xcent....quando reduz. 😁

Apesar de termos um poder de compra muito abaixo da média europeia, o estado come mais de metade do valor estando acima da média europeia.

Mas a culpa é daqueles chupistas que vendem o produto (sem impostos) ao preço que vendem no resto da europa e que ainda têm a lata de criar sistemas para poupança reduzindo à parte deles. Enquanto isso, o estado como bom zelador vai reduzindo aos 1.xcent....quando reduz. 😁

Não percebeste nada do que foi dito [;)]

Não percebeste nada do que foi dito [;)]

A lenga lenga é sempre a mesma, é difícil não perceber mas enquanto não perceberam onde está o real problema para o preço absurdo dos combustíveis face ao poder de compra do Português, vão continuar a chorar pelos lucros das "energéticas" e de quem tem campanhas para tentar atenuar isso.

A lenga lenga é sempre a mesma, é difícil não perceber mas enquanto não perceberam onde está o real problema para o preço absurdo dos combustíveis face ao poder de compra do Português, vão continuar a chorar pelos lucros das "energéticas" e de quem tem campanhas para tentar atenuar isso.

Eu bem disse que não entendeste nada.

Primeiro: ninguém coloca em causa que o estado sugue demasiados impostos nos combustíveis. Viste algum user defender o estado e os respectivos governos? Não me parece.
Isso, é eventualmente o maior problema, é factual que é uma fatia gigante no preço.

Mas quando se entra nos custos da energia / gás / combustíveis em si, aí o tema é muito mais complexo e não é só em PT.

Nas últimas 2 ou 3 páginas tens boas explicações de users que colocaram posts muito bem detalhados.

E mais uma vez: nenhum deles defendeu ou ilibou a responsabilidade dos governos.
Tu podes querer defender de forma acérrima as gasolineiras, OK, é uma opinião tua, mas o que eu e outros falamos não é lenga lenga, é somente outra análise dos factos que não tira responsabilidade a estes monopólios.

Eu bem disse que não entendeste nada.

Primeiro: ninguém coloca em causa que o estado sugue demasiados impostos nos combustíveis. Viste algum user defender o estado e os respectivos governos? Não me parece.
Isso, é eventualmente o maior problema, é factual que é uma fatia gigante no preço.

Mas quando se entra nos custos da energia / gás / combustíveis em si, aí o tema é muito mais complexo e não é só em PT.

Nas últimas 2 ou 3 páginas tens boas explicações de users que colocaram posts muito bem detalhados.

E mais uma vez: nenhum deles defendeu ou ilibou a responsabilidade dos governos.
Tu podes querer defender de forma acérrima as gasolineiras, OK, é uma opinião tua, mas o que eu e outros falamos não é lenga lenga, é somente outra análise dos factos que não tira responsabilidade a estes monopólios.
Eu respondi especificamente a um post, tu enfiaste a carapuça e agora escreves tanto para não dizer nada e ainda falares pelos outros. Adiante!

E não pretendo ser advogado de defesa das gasolineiras, longe disso mas é engraçado que os mesmos que estão sempre a destilar ódio às gasolineiras, suas campanhas e quem inteligentemente aproveita, depois já relativiza o facto de estarmos acima da média da UE a nível de impostos porque estámos quase na média. Enfim, tuguices

Eu respondi especificamente a um post, tu enfiaste a carapuça e agora escreves tanto para não dizer nada e ainda falares pelos outros. Adiante!

E não pretendo ser advogado de defesa das gasolineiras, longe disso mas é engraçado que os mesmos que estão sempre a destilar ódio às gasolineiras, suas campanhas e quem inteligentemente aproveita, depois já relativiza o facto de estarmos acima da média da UE a nível de impostos porque estámos quase na média. Enfim, tuguices

Não, não enfiei carapuça nenhuma, não tires conclusões absurdas.
E também não estou a falar por ninguém, só não vou repetir o que já foi dito, como é lógico.
Os meus posts vêm no seguimento daquilo que tem sido aqui discutido numa visão mais profunda em vez da poupança imediata, que ela de imediata muitas vezes é, sem dúvida, mas que no longo prazo no mercado se reflecte num aumento generalizado sem concorrência real digna desse nome.

Se queres continuar numa análise superficial em que se poupa mais neste instante na galp que ali no auchan e que os preços para a próxima semana aumentam ou diminuem então pois assim é dificil discutir o assunto, sem dúvida.

Não, não enfiei carapuça nenhuma, não tires conclusões absurdas.
E também não estou a falar por ninguém, só não vou repetir o que já foi dito, como é lógico.
Os meus posts vêm no seguimento daquilo que tem sido aqui discutido numa visão mais profunda em vez da poupança imediata, que ela de imediata muitas vezes é, sem dúvida, mas que no longo prazo no mercado se reflecte num aumento generalizado sem concorrência real digna desse nome.

Se queres continuar numa análise superficial em que se poupa mais neste instante na galp que ali no auchan e que os preços para a próxima semana aumentam ou diminuem então pois assim é dificil discutir o assunto, sem dúvida.

Enfiaste porque eu respondi a um user que consegue criticar campanhas de descontos mas depois relativizar o maior mamão na composição desse preço. Tu ironicamente depressa assumiste as dores dele mas como disse, adiante.

Relativamente ao que consideras visão profunda, é o que se denomina de mercado livre e a lei da oferta/procura, algo transcendente a qualquer área. Onde está a novidade? A particularidade aqui, é que a "margem liberalizada" e que choca alguns corresponde a uns 15% do valor de pórtico (margem dos postos), sendo que são estes mesmos que lá vão esmagando essa fatia para de alguma forma criarem iniciativas para poupança ao consumidor, enquanto o estado nem mexe uma palha. Não tenho pena nenhuma das gasolineiras, até porque eles também têm interesse em vender mais mas continuo a achar que se perde muito tempo a apontar armas aos intervenientes errados​

Last edited:
Back