Stellantis em crise

Pois, eu o ano passado tive esse dilema, para comprar um Sandero novo minimamente bem equipado para mim eram 20000€ de PVP, o que achei caríssimo e um Clio era mais uns 3000€.

Ao menos era caixa auto, nao?

Epah 14 mil e tal como foi o meu ainda é naquela. EM 2021.

Agora 20 mil lol.

Já não me lembro se os níveis de equipamento do Clio eram os mesmos de agora, mas acho que era o de entrada com uns quantos extras, isto por que o tecno tem o forro interior em escuro que é coisa que abomino.

ok, fica refinado, mas nao deixa de ser um low cost.

Ja enchi disso.

Mas com 1 boa caixa auto a coisa compoe-se.

Mas depois meti-me a pensar que era um lowcost e não sei se aqueles bancos valem em viagens maiores. Isto por que fiz uns 20kms com um em 2021 e detestei o banco do condutor.

Quanto a caixa auto, é muito giro se o carro não for meu.

A Mercedes está a rir-se deste comentário.

Mais noção e menos fanatismo sff.

A Mercedes pode-se rir à vontade, e pagar publicidade a dizer "o melhor ou nicles", mas os taxistas não lhe compram carros.

Há umas décadas a frota de táxis de Lisboa era quase uniformemente Mercedes 180D, porque saía caro comprar mais barato.
images

A Mercedes pode-se rir à vontade, e pagar publicidade a dizer "o melhor ou nicles", mas os taxistas não lhe compram carros.

Há umas décadas a frota de táxis de Lisboa era quase uniformemente Mercedes 180D, porque saía caro comprar mais barato.
images
Mas não compram carros porque são caros ou porque não aguentam?

Ainda estou à espera dos Tesla e BYD com os milhões de km. E mesmo que encontrem 1 ou 2, a Mercedes teve milhares deles.

Ainda estou à espera dos Tesla e BYD com os milhões de km. E mesmo que encontrem 1 ou 2, a Mercedes teve milhares deles.

No limite todos os carros aguentam tudo, desde que estejamos dispostos a pagar por isso!

A questão é, antigamente o preço elevado dos Mercedes acabava por compensar a longo prazo. Hoje não porque, primeiro os Mercedes são muito menos fiáveis do que antigamente, segundo porque há cada vez mais carros bem mais baratos e mais fiáveis do que os Mercedes.

Em relação aos Teslas com perto ou mais de milhão de quilómetros, é só procurar. BYDs há também com várias centenas de milhares de quilómetros e claro que aguentam mais de um milhão, mas ainda não deve haver na Europa por ser uma marca recente. As baterias dos BYDs estão projectadas para durar 1 milhão de milhas.

https://media.byd.com/byd-extends-warranty-of-blade-battery-to-eight-years-or-250000km/

Screenshot-2026-07-04-072808.png

https://insideevs.com/news/726910/tesla-taxi-battery-still-good/

Depois, para sermos justos, há que recordar quantas intervenções tiveram esses tais Mercedes. Nomeadamente ao motor, motor novo, reparar cabeças, etc etc

Já nem falo na questão de que estamos em 2026 e o que pode (e deve comparar) são modelos actuais, porque era essa a discussão que estava em cima da mesa

para isso compra-se logo o clio já com caixa auto por 22.490€

O que é aquele " 1 " escondido no preço do teu screenshot?

É que aqui aponta para 23 490 €
CLIO 6 evolution Eco-G 120 EDC

Não inclui despesas administrativas e transporte mas isso o dacia provavelmente tambem nao.

Ja nao é a primeira vez que apanho preços que metes aqui mas que depois tem letras pequeninas [:p]

Ah e já agora esse preço que meti é sem JLL e com tampoes...ridiculo.

Eu nem ligo mt a equipamento, mas plastico nas rodas? menos...​

Last edited:
https://insideevs.com/news/726910/tesla-taxi-battery-still-good/

Depois, para sermos justos, há que recordar quantas intervenções tiveram esses tais Mercedes. Nomeadamente ao motor, motor novo, reparar cabeças, etc etc

Já nem falo na questão de que estamos em 2026 e o que pode (e deve comparar) são modelos actuais, porque era essa a discussão que estava em cima da mesa
Para ser justos até devíamos comparar fiabilidade apenas com os Mercedes elétricos.

A duração da bateria é um no brainer, quem está dentro disto já se apercebeu que a bateria vai durar mais do que o carro.

A questão é mesmo essa. Não estou em nenhum grupo nem da Tesla nem da BYD mas o algoritmo do Facebook faz questão de me mostrar as reclamações da BYD no Brasil e aquilo é só peças descascadas, partidas etc, as maiores reclamações que vejo são do volante e vejo muitos a queixar-se da suspensão (perceção minha apenas, não tenho dados). São reclamações feitas pelos donos, presumo que mesmo que sejam uber sempre tenham mais cuidado que um alugado. Já os Mercedes de 2015 que andam aí com meio milhão, o interior parece saído da fábrica.

A escolha de TVDE por carros elétricos deve-se a terem baixa despesa e poucas avarias, todos eles no geral e Tesla e BYD estão de certeza nas melhores classificações de fiabilidade (não confundir com durabilidade) e conseguem ser melhor que a grande maioria dos carros a combustão, mesmo esses Mercedes de 1 milhão.

Eu próprio nunca compraria um BMW a combustão, é que além de darem problemas são sempre reparações caras, já um elétrico a história é outra, acho que estamos todos de acordo com isso.

Se fosse condutor de uber, Tesla seria a minha escolha, como meio de transporte é exímio, feito a pensar no máximo eficiência possível, tem a melhor relação custo/benefício. Mas não nos deixemos enganar, não vai ter a mesma durabilidade de um alemão do mesmo segmento, a pele vegan não dura tanto como couro (de boa qualidade) por exemplo.

Para ser justos até devíamos comparar fiabilidade apenas com os Mercedes elétricos.

A duração da bateria é um no brainer, quem está dentro disto já se apercebeu que a bateria vai durar mais do que o carro.

A questão é mesmo essa. Não estou em nenhum grupo nem da Tesla nem da BYD mas o algoritmo do Facebook faz questão de me mostrar as reclamações da BYD no Brasil e aquilo é só peças descascadas, partidas etc, as maiores reclamações que vejo são do volante e vejo muitos a queixar-se da suspensão (perceção minha apenas, não tenho dados). São reclamações feitas pelos donos, presumo que mesmo que sejam uber sempre tenham mais cuidado que um alugado. Já os Mercedes de 2015 que andam aí com meio milhão, o interior parece saído da fábrica.

A escolha de TVDE por carros elétricos deve-se a terem baixa despesa e poucas avarias, todos eles no geral e Tesla e BYD estão de certeza nas melhores classificações de fiabilidade (não confundir com durabilidade) e conseguem ser melhor que a grande maioria dos carros a combustão, mesmo esses Mercedes de 1 milhão.

Eu próprio nunca compraria um BMW a combustão, é que além de darem problemas são sempre reparações caras, já um elétrico a história é outra, acho que estamos todos de acordo com isso.

Se fosse condutor de uber, Tesla seria a minha escolha, como meio de transporte é exímio, feito a pensar no máximo eficiência possível, tem a melhor relação custo/benefício. Mas não nos deixemos enganar, não vai ter a mesma durabilidade de um alemão do mesmo segmento, a pele vegan não dura tanto como couro (de boa qualidade) por exemplo.

A Mercedes hoje em dia é uma das marcas menos fiáveis do mercado:

Screenshot-2026-03-12-034447.png

A Mercedes hoje em dia é uma das marcas menos fiáveis do mercado:

Screenshot-2026-03-12-034447.png

Definições segundo o google:

Fiabilidade: Avalia a capacidade de um sistema ou equipamento desempenhar a sua função sem falhas durante um período de tempo.
Durabilidade: capacidade de um material ou produto físico preservar as suas características funcionais e estruturais ao longo do tempo, sob condições normais de uso e manutenção, sem sofrer desgaste ou degradação excessiva.

Após a Citroën em 2024, agora é a vez da histórica Peugeot se retirar oficialmente do mercado australiano. Razão apresentada: a invasão de veículos chineses, verdadeiras ervas daninhas que destroem tudo à sua passagem! :sh)

Após a Citroën em 2024, agora é a vez da histórica Peugeot se retirar oficialmente do mercado australiano. Razão apresentada: a invasão de veículos chineses, verdadeiras ervas daninhas que destroem tudo à sua passagem! :sh)

Não digas asneiras! As vendas da Peugeot já estavam em queda muitos antes dos Chineses terem entrado no mercado da Austrália.

Os Australianos valorizam carros fiáveis e baratos, tudo aquilo que os Peugeot não são.

Market-Insight-Peugeot-sales.jpg

Porque raio é que os europeus metem sempre a culpa dos seus problemas nos outros?

Em última análise os problemas consistentes que os carros do grupo têm tido é que fazem deles ervas daninhas. Se não conseguem competir, azar. Morrem como morreram outras marcas no passado e vão continuar a morrer no futuro. Os consumidores não são burros.

Definições segundo o google:

Fiabilidade: Avalia a capacidade de um sistema ou equipamento desempenhar a sua função sem falhas durante um período de tempo.
Durabilidade: capacidade de um material ou produto físico preservar as suas características funcionais e estruturais ao longo do tempo, sob condições normais de uso e manutenção, sem sofrer desgaste ou degradação excessiva.

Curiosamente, nenhuma traduz literalmente a palavra utilizada no estudo, que é dependability, que tem mais a ver com confiabilidade, o que na minha perspectiva está mais relacionado com ... percepções, tantas vezes usada neste fórum em outros tópicos [:D].

Entretanto diz aa IA que esse estudo tem em linha de conta carros com 3 anos, ou seja, o estudo relativo a 2025 entra com problemas nos últimos 12 meses de carros matriculados em 2022.

A IA também refere: O Fator Tecnológico: De acordo com o consenso da indústria, uma grande parte dos 'problemas' relatados deve-se, na verdade, a sistemas de infoentretenimento frustrantes ou com falhas (glitches), problemas de conectividade com o Apple CarPlay/Android Auto e assistentes de condução, e não a falhas no motor principal." [1, 2]

Raio dos alemães que não sabem fazer sistemas de infotainment... (ou serão feitos na China??[:D])

Back