Tópico do IRS

Poucos dias úteis, por norma.

Em norma.... Porque este ano há muitos relatos (eu posso confirmar porque estou nessa situação), onde passou para esse Status no início de Junho e até ao dia de hoje nem sequer abre nota de liquidação!!!!
:sh):sh)

Em norma.... Porque este ano há muitos relatos (eu posso confirmar porque estou nessa situação), onde passou para esse Status no início de Junho e até ao dia de hoje nem sequer abre nota de liquidação!!!!
:sh):sh)

É estranho, de facto.

Isto significa que já está a pagamento? Até agora não recebi qualquer notificação. E como sei o prazo?

O prazo é até fim de Agosto. A minha também passou a essa condição hoje e como ativei a notificação/citações internas da A.T., já recebi o documento com a referência do estado para pagamento.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	23.7 KB ID:	14718717

No teu caso, que canais de notificação tens ativos no Portal das Finanças?​
No meu caso , tenho as notificações da própria A.T e foi por lá que recebi o documento.
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	23.7 KB ID:	14718717

Attachments

• imagem.png
    imagem.png
    5.5 KB · Views: 0
  • tempsnip.png
    tempsnip.png
    9.3 KB · Views: 0
Boa noite. Ao preencher a declaração, o campo "residência alternada" (dependentes em guarda conjunta) encontra-se bloqueado em "não". Já confirmei que tnato eu como a mãe comunicamos atempada e correctamente o agregado familiar, tendo comunicado a residência alternada. Como resolver isto? Alguma experiência por parte de algum user? Obrigado desde já!

Há dias falávamos do pagamento do IRS e outros impostos em prestações:

image.png

Eu resolvi tratar da dolorosa de uma vez só - basicamente, foi o subsídio de férias para o galheiro! :sh):sh):sh)

Ainda estou à espera que a minha declaração passe de certa a outra coisa qualquer. Já lá vão 67 dias desde que entreguei. O recorde foram 81 até receber o €€€, acho que desta vez vai ser batido.

Há dias falávamos do pagamento do IRS e outros impostos em prestações:

Eu resolvi tratar da dolorosa de uma vez só - basicamente, foi o subsídio de férias para o galheiro! :sh):sh):sh)

Lino, não tenhas dúvidas de que essa foi a melhor opção!

Acardito! Eu por acaso tenho "horror" a prestações e pagamentos faseados, mesmo que sejam sem juros. Se vamos ter que pagar uma certa importância, mais vale livrarmo-nos logo da dívida e, ao olhar para a conta, ver um valor real e saber que está tudo disponível, mesmo que seja menos. [;)]

Eu tenho de pagar 14k por causa de acções, não quero estar a vender acções para pagar...

Acho que mais vale fazer um empréstimo pessoal no revolut do que pagar a prestações...
Os juros são praticamente os mesmos e é muito mais flexível e descomplicado...

Isto significa que já está a pagamento? Até agora não recebi qualquer notificação. E como sei o prazo?

Ai nesse sítio, clica em ver detalhe no fim da linha.
Depois na janela que abre vê se tens número de liquidação no canto inferior direito.
Em alternativa podes ir a movimentos financeiros
https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/movfin/
Clicar em "Consultar" por debaixo de "Informação Financeira" e pesquisar por Imposto IRS e Ano 2025 e depois 2026 (o normal é aparecer em 2025 mas em casos muito raros aparece no ano seguinte).

Contulta também as divergências em:
https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/divergencias/consultarDivergencias
Mas nota que praticamente nada (é muito raro...) as coisas que aparecem aqui atrasarem o prazo de liquidação ou cobrança.

Mudou sabado de "declaração certa" para "declaração com reembolso"...

Levou 68 dias de uma coisa para outra...

Agora devem ser mais 68 dias para pagarem....😑

Back