Tópico das fraudes, burlas e afins

Isto está a sair de controle.
Uma nova bem rebuscada contada por um grande amigo meu:

"Atendi uma chamada, de um número normal nacional, com uma mensagem a dizer que foi feita uma compra no estrangeiro com o meu cartao no valor de 2 mil e tal euros. Pressionar 9 para aceitar ou 1 para cancelar e falar com assistente.
Pressionas o 1, tem música de espera e tudo, e depois atende uma pessoa, com o aviso habitual do costume da chamada a ser gravada, a dizer que é da SIBS (????) e a perguntar em que pode ajudar. Uma pessoa diz que foram eles que entraram em contacto e que por isso eles é que tem que dizer o que se passa... desligam a ligação"

Muito potencial para apanhar desavisados e idosos.

:sh):sh)

Hoje descobri uma nova.
Ligaram-me e disseram que era da ANACOM, e que a polícia judiciária tinha reportado que o meu número andava a enviar SMS fraudulentos [:D][:D]

Tinham o meu nome, n. de telefone, data de nascimento... pelo menos.

Mandei-os àquele sítio, mas eram insistentes, ligaram novamente, eu desliguei novamente, e ligaram uma terceira vez... até que depois dessa e de ouvirem alguns insultos, desistiram

Há três dias recebi uma chamada de "Londres" para o meu número profissional. Identificaram-me pelo nome e empresa onde trabalho. Disseram que era uma empresa de marketing que estava a conduzir um inquérito sobre as finanças pessoais. Fui evasivo, mas deixei andar. Menti quando me perguntavam em que é que investia. Se investia em acções, imobiliário, cripto, etc. Pediram para dar um escalão de rendimentos e de montantes que tenho investido. Menti. Pediram-me um email pessoal, que não dei. Mas tinham/sabiam o email geral da empresa.
Hoje recebo uma chamada com indicativo grego. Um gajo bem falante em inglês, a tratar-me pelo nome e a dizer que me estava a ligar no seguimento da chamada anterior e que tinha sido identificado como um potencial investidor. Tinha uma oferta fantástica para me fazer, decisão urgente, claro. Queria apresentar-me uma empresa para investir que tinha subido 110% na última semana. Já tinham feito todas as análises técnicas possíveis e queriam apresentar-mas. Eu pedi o ticker ou nome da empresa para eu analisar. Disse-me que se quisesse saber tudo bastava ir ao computador e fazer uma pesquisa no Google. Disse-lhe: sim, dê-me o nome da empresa para eu pesquisar. Diz-me ele: não, vou dar-lhe um link para pesquisar no google para lhe apresentar tudo. Disse ao gajo que não colocaria nenhum link no computador que ele me desse, pois burlas há às toneladas. E ele: sim, sim, essas burlas tornam o meu trabalho muito mais difícil, mas acredite que é tudo legitimo [:D]. Eu: se é legitimo diga-me o nome da empresa. Não deu, esquivou-se e disse que ligava mais tarde. Ainda lhe perguntei qual o nome da empresa dele e se estava autorizada a exercer intermediação financeira em Portugal pelo regulador...desligou...

Há três dias recebi uma chamada de "Londres" para o meu número profissional. Identificaram-me pelo nome e empresa onde trabalho. Disseram que era uma empresa de marketing que estava a conduzir um inquérito sobre as finanças pessoais. Fui evasivo, mas deixei andar. Menti quando me perguntavam em que é que investia. Se investia em acções, imobiliário, cripto, etc. Pediram para dar um escalão de rendimentos e de montantes que tenho investido. Menti. Pediram-me um email pessoal, que não dei. Mas tinham/sabiam o email geral da empresa.
Hoje recebo uma chamada com indicativo grego. Um gajo bem falante em inglês, a tratar-me pelo nome e a dizer que me estava a ligar no seguimento da chamada anterior e que tinha sido identificado como um potencial investidor. Tinha uma oferta fantástica para me fazer, decisão urgente, claro. Queria apresentar-me uma empresa para investir que tinha subido 110% na última semana. Já tinham feito todas as análises técnicas possíveis e queriam apresentar-mas. Eu pedi o ticker ou nome da empresa para eu analisar. Disse-me que se quisesse saber tudo bastava ir ao computador e fazer uma pesquisa no Google. Disse-lhe: sim, dê-me o nome da empresa para eu pesquisar. Diz-me ele: não, vou dar-lhe um link para pesquisar no google para lhe apresentar tudo. Disse ao gajo que não colocaria nenhum link no computador que ele me desse, pois burlas há às toneladas. E ele: sim, sim, essas burlas tornam o meu trabalho muito mais difícil, mas acredite que é tudo legitimo [:D]. Eu: se é legitimo diga-me o nome da empresa. Não deu, esquivou-se e disse que ligava mais tarde. Ainda lhe perguntei qual o nome da empresa dele e se estava autorizada a exercer intermediação financeira em Portugal pelo regulador...desligou...

Era o Leo DiCaprio? No centro dos investidores em Long Island? [;)]

A minha mãe, recebeu ontem por WhatsApp, mensagem e chamada de voz, em que para além do número, aparecia o meu nome e a minha foto do Livro das fronhas.

Era a burla que aquele era o meu novo número de telemóvel.

Claro que não fez nada, porque já estava informada, e ligou logo para a minha filha.

Só vejo que tenham entrado de alguma forma no meu telemóvel, porque no Livro das Fronhas, não tenho a indicação de quem é a minha mãe, nem nunca fiz qualquer publicação aludindo a isso, e para além disso, não tenho qualquer contacto telefónico associado à conta.

Se fosse a foro do WhastApp, ainda dava de barato, visto falar com tanta gente, poderiam muito bem ter sacado a foto e colocar noutra conta, mas o meu perfil do Livro das Fronhas só é visível para os amigos.

Fui à PSP, e colocaram o contacto de telemóvel no sistema e não apareceu nenhuma queixa ou ligação ao referido número.

Perguntaram se tinha sido efectuado algum pagamento, ao que disse que não.

Foi-me dito, que não valia a pena apresentar queixa, porque são números descartáveis e como não houve resposta da minha mãe, vão passar à frente e daqui a dias, cancelam aquele número.

Acabadas de receber duas chamadas exactamente iguais de números distintos.

Gravação, de um elemento feminino, em português com sotaque do outro lado do Atlântico, referindo que era do BPI Banco, e que era necessario validar um pagamento...

Não ouvi mais, desliguei de imediato, mas deveria ser para carregar nalguma tecla.

Não tenho, nem nunca tive conta no BPI.

Recebi este email... :D

LROtXUe.jpeg

não sei quem disse isto aí atrás

é que eu também dou "conversa" só para ver até onde vão

instalei há dias o Tandem e o HelloTalk

para praticar línguas com pessoas reais

a quantidade de chineses a quererem puxar-me para o telegram, e outros para o whatsapp

e as gajas no facebook ?! é impressionante....todas querem conversa no whatsapp

Voltar
Superior