[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votes: 15 68.2%
  • Não, deito fora

Votes: 7 31.8%

• Total voters
    22
Isso é um grande esquema e até já me tinha lembrado disso, qualquer pessoa pode meter um autocolante imprimido com o símbolo do Volta e meter lá garrafas/latas de fora do sistema.

basta colar o código de barras que a máquina come
maquina só verifica 2 coisas, o tamanho da embalagem (por isso dizem que não se pode amassar) e o código de barras
tendo isso em consideração, basta colar código de barras, basta enrolar uma folha no mesmo tamanho da lata/garrafa com o código já impresso que passa na mesma
podes ir comprar a espanha (ou outros) e as embalagens passam cá na mesma
há muito esquema possível e já há casos de pessoas com centenas e centenas de euros em devoluções volta

Acho giro "enganar" o sistema por duas coisas: do ponto de vista ambiental será potencialmente positivo, e confesso que também gosto de ver um sistema ele próprio discutível a ser enganado (ou como se diz na minha terra, para cabr*o, cabr*o e meio). Por outro lado, do ponto de vista da rentabilidade... só mesmo se um gajo não tiver nada para fazer.

Tanta azia que anda por aqui!

O sistema está longe de ser perfeito, mas também nem tudo é mau, além de que pode ajudar a nossa consciência ambiental, nem que seja indo-nos ao bolso!

Ontem fui a um xoping que tem a maquineta no seu interior (parque de estacionamento), levava cerca de 20 latas (de cerveja, para que conste), coloquei-as uma a uma e recebi um talão de 2 aéreos que ajudou, ainda que pouco, a reduzir a conta no supermercado...

Em condições normais aquelas latas teriam sido "esmagadas" após serem bebidas e não garanto que fossem parar ao ao ecoponto correto.

Resumindo, com as suas imperfeições, gosto do sistema...

PS: já tenho mais umas quantas frescas, prontas para vermos o jogo no domingo!!!

O sistema está longe de ser perfeito, mas também nem tudo é mau, além de que pode ajudar a nossa consciência ambiental, nem que seja indo-nos ao bolso!

Ontem fui a um xoping que tem a maquineta no seu interior (parque de estacionamento), levava cerca de 20 latas (de cerveja, para que conste), coloquei-as uma a uma e recebi um talão de 2 aéreos que ajudou, ainda que pouco, a reduzir a conta no supermercado...

Em condições normais aquelas latas teriam sido "esmagadas" após serem bebidas e não garanto que fossem parar ao ao ecoponto correto.

PS: já tenho mais umas quantas frescas, prontas para vermos o jogo no domingo!!!

A menos que seja catador, esse desconto não existiu matematicamente [:D]​

Pessoalmente, como já fazia escrupulosamente a reciclagem, este sistema desperta o meu sentido de resistência. Resumindo, a minha vontade é começar a meter tudo no lixo comum.

Last edited:

Não garantes que fossem para o ecoponto porquê?

As pessoas estão preocupadas com o ambiente ou com a carteira?

Mas qual consci|encia ambiental....se houvesse um combustivel que poluísse mais 20% mas fosse 20% mais barato ias ver as pessoas com essa bela consciência.

Pessoalmente, como já fazia escrupulosamente a reciclagem, este sistema desperta o meu sentido de resistência. Resumindo, a minha vontade é começar a meter tudo no lixo comum.

Exactamente como eu !
Mas enfim, não o vou fazer...mas que dá vontade isso dá.

Exatamente o meu pensamento, só não espeto tudo no lixo por uma questão de ética e ambiental.

A minha ação é simples: tenho a sorte de viver a 20km de Espanha e tudo o que é lata e garrafa de plástico agora vem de lá! Ainda por cima apesar de já serem mais baratas, muitas também tem os sistema volta sem cobrar os 0€10. Depois de vazias vão para o sistema português.

Também percebo a lógica de Portugal: muitos tugas só olham para o próprio umbigo e só quando são enrrabados é que percebem que tem de atuar.

Ps: para terem a certeza que as latas espanholas são aceites pelo sistema volta, é só instalar a aplicação volta e scanaas latas

Também percebo a lógica de Portugal: muitos tugas só olham para o próprio umbigo e só quando são enrrabados é que percebem que tem de atuar.

Essa conversa aqui não pega.

E porquê ? Porque o tuga, umbiguista ou não, já paga impostos e taxas para as RSU, reciclagem, etc etc.
Temos empresas municipais a tratar disto com muito carinho, oh pois sim.

Há gente que ainda assim nao recicla? OK.
Não entro em moralismos ecológicos.

Talvez entre é na crítica de mandarem lixo para o chão que é muito comum !!

OK.

Por uns pagam outros? Nada era suficiente pelos vistos, daí esta nova taxa reversível.
Amanhã o que será?

Não vale a pena insistir que este sistema tem motivações ambientais porque não tem. É simplesmente um esquema para sacar uns cobres ao pessoal, só isso.

Basta pensar no incentivo que a empresa tem para que se façam as devoluções. Quanto menos devoluções, melhor, mais eles ganham, é uma subversão completa. O incentivo é complicar ao máximo a devolução das garrafas e das latas.

Quem gostar de ser anjinho e pensar que a empresa existe por "bondade", boa sorte. [:)]

Não vale a pena insistir que este sistema tem motivações ambientais porque não tem. É simplesmente um esquema para sacar uns cobres ao pessoal, só isso.

Basta pensar no incentivo que a empresa tem para que se façam as devoluções. Quanto menos devoluções, melhor, mais eles ganham, é uma subversão completa. O incentivo é complicar ao máximo a devolução das garrafas e das latas.

Quem gostar de ser anjinho e pensar que a empresa existe por "bondade", boa sorte. [:)]

* Associação sem fins lucrativos, sff. Se fosse empresa era uma chatice, tinha que pagar impostos e tudo.

• Like
Reactions: Two
até ao momento (cerca de 40 dias) foram vendidas cerca de 220 milhões de embalagens com símbolo volta
recolhidas foram cerca de 55,5 milhões
portanto, mais de 16.4 milhões de € do lado de lá a marinar....

quem não gostaria de de ter um valor destes a marinar "sem fins lucrativos" :sh)

Acho incrível fazerem das pessoas “trabalhadoras ambientais”, sem qualquer retorno.
Pelo contrário.

O talão que recebeste foi o teu próprio dinheiro, que pagaste no acto da compra de cada cerveja.

Já os ecopontos foram uma forma de reduzirem drasticamente custos com mão de obra e maquinaria de separação nas lixeiras/centrais de reciclagem.
A reciclagem dos lixos já existia antes dos ecopontos, o lixo comum era separado do lixo reciclável, principalmente plástico e vidro.

Como as caixas automáticas nos supermercados.
Pagam-se os artigos ao preço normal e ainda se tem que fazer o trabalho das profissionais das caixas, sem qualquer contrapartida para o cliente.

Isto é mais um esquema para sacarem dinheiro em nome do ambiente.
O engraçado é que a empresa até agradece que devolvam o menor numero de latas e garrafas possíveis. Os 0.10 € de cada uma já está no bolso de alguém.

A idiotice do ecomadness.

Fazem pagar 10 cêntimos por um saco de plástico em nome do ambiente, quando basta reparar que 90% dos artigos/embalagens que estão nas prateleiras dessas superfícies comerciais estão inundadas de plásticos.

Vamos comprar um simples jantar.
Bifes de vaca, dentro de uma placa de plástico, envolta em plástico transparente
1kg arroz, dentro de uma embalagem plástica
Batatas e legumes, colocados num saco de plástico para pesar.
Fruta, idem, saco de plástico com maçãs e kiwis.
Café. Cápsula de plástico para colocar na máquina nespresso.

Mas, para salvar o planeta, e para colocar tudo isso que acabamos de comprar para o jantar, caso nos tenhamos esquecido de um saco em casa, pois pagamos 10 cêntimos por mais plástico, agora sim, em nome do meio ambiente.

Do que vejo na AML, é o paraíso dos sem-abrigo, janados e afins....andarem a remexer no lixo à procura do Volta para irem para as máquinas sacar uns trocos para o vício. E ainda há uns que têm a lata de dizer que estão a ajudar a "limpar" as ruas, portanto até temos que lhes agradecer. E em alguns pontos, estão a fazer marcação a quem vai lá entregar as garrafas na esperança que lhas dêem para eles irem buscar mais uns €€.
Há dias vi na net um video em que um se gabava de ter feito 160 paus num dia, assim para quê vergar a mola!

Acho incrível fazerem das pessoas “trabalhadoras ambientais”, sem qualquer retorno.
Pelo contrário.

O talão que recebeste foi o teu próprio dinheiro, que pagaste no acto da compra de cada cerveja.

Já os ecopontos foram uma forma de reduzirem drasticamente custos com mão de obra e maquinaria de separação nas lixeiras/centrais de reciclagem.
A reciclagem dos lixos já existia antes dos ecopontos, o lixo comum era separado do lixo reciclável, principalmente plástico e vidro.

Como as caixas automáticas nos supermercados.
Pagam-se os artigos ao preço normal e ainda se tem que fazer o trabalho das profissionais das caixas, sem qualquer contrapartida para o cliente.

Isto é mais um esquema para sacarem dinheiro em nome do ambiente.
O engraçado é que a empresa até agradece que devolvam o menor numero de latas e garrafas possíveis. Os 0.10 € de cada uma já está no bolso de alguém.

A idiotice do ecomadness.

Fazem pagar 10 cêntimos por um saco de plástico em nome do ambiente, quando basta reparar que 90% dos artigos/embalagens que estão nas prateleiras dessas superfícies comerciais estão inundadas de plásticos.

Vamos comprar um simples jantar.
Bifes de vaca, dentro de uma placa de plástico, envolta em plástico transparente
1kg arroz, dentro de uma embalagem plástica
Batatas e legumes, colocados num saco de plástico para pesar.
Fruta, idem, saco de plástico com maçãs e kiwis.
Café. Cápsula de plástico para colocar na máquina nespresso.

Mas, para salvar o planeta, e para colocar tudo isso que acabamos de comprar para o jantar, caso nos tenhamos esquecido de um saco em casa, pois pagamos 10 cêntimos por mais plástico, agora sim, em nome do meio ambiente.

Sinceramente não conheço nenhum País na europa que tenha adotado esta roubalheira será que existe ?
Quanto a mim aqui na Suíça levo o plástico garrafas etc ao ecoponto em Portugal fazia o mesmo agora com esta nova máfia provavelmente vai tudo no saco do lixo e que se pdam os bandidos do novo negócio da china .[:vm)]

Do que vejo na AML, é o paraíso dos sem-abrigo, janados e afins....andarem a remexer no lixo à procura do Volta para irem para as máquinas sacar uns trocos para o vício. E ainda há uns que têm a lata de dizer que estão a ajudar a "limpar" as ruas, portanto até temos que lhes agradecer. E em alguns pontos, estão a fazer marcação a quem vai lá entregar as garrafas na esperança que lhas dêem para eles irem buscar mais uns €€.
Há dias vi na net um video em que um se gabava de ter feito 160 paus num dia, assim para quê vergar a mola!

E isso porque ainda não estiveste numa esplanada, e antes de um gajo acabar a sprite, aparecer lá um janado a perguntar se a lata já estava vazia. E isso em todas as mesas!!!!
Já vi também janados a intimidarem malta na "boca" das maquinas de retorno da Volta...

É o salve-se quem puder!

:sh):sh)

Sinceramente não conheço nenhum País na europa que tenha adotado esta roubalheira será que existe ?
Quanto a mim aqui na Suíça levo o plástico garrafas etc ao ecoponto em Portugal fazia o mesmo agora com esta nova máfia provavelmente vai tudo no saco do lixo e que se pdam os bandidos do novo negócio da china .[:vm)]

Que eu tenha conhecimento, somos os únicos

Acho que é isso que estão a arranjar. Bem ou mal a maioria das pessoas tinha o cuidado de separar os recicláveis do lixo comum.

Afinal, arranjam um esquema(na pior acepção da palavra), para sacarem uns milhões com o pretexto da ecologia.

Então para que porra serve o ecoponto amarelo ???

É que antes as pessoas até amassavam garrafas e latas(eram os próprios responsáveis a aconselhar!!!), para que ocupassem menos espaço e abarcar muito mais lixo reciclável.

Então agora as garrafas e latas já não têm que ser espalmadas??
Em vez de caberem 1000 garrafas espalmadas, cabem 200. O que faz com que os camiões façam 4x o trajecto a queimar gasóleo…em nome do ambiente.., vão pro c…..

Para onde vão os milhões das garrafas que as pessoas não devolvem nesse novo oráculo para idiotas?
Para causas ambientais? Limpeza de praias e rios?
O tanas..,

A IA diz que há mais países com sistema similar a este (SDR - Sistema de Depósito e Reembolso), como a Alemanha (desde 2003), Áustria, Irlanda, Suécia, Noruega.

canicula, as embalagens são amolgadas mal entram na máquina. Imagino que não queiram que as amolguemos para facilitar a leitura pela maquineta.

Andamos todos a trabalhar de borla para as empresas de embalagens terem matéria prima de excelente qualidade e não contaminada. Bom para o ambiente, ainda melhor para as empresas. e o mexilhão que se f*

No meu caso, vou comprar o mínimo de garrafas e latas possível. E quando comprar assumo os 10 centimos e vão diretamente para o lixo. Não vou andar a gastar tempo e energia a trabalhar para este esquema.

Back