Eu ainda estou à espera que alguém me convença que do ponto de vista meramente ambiental este sistema é uma mais valia. Só acho que vai ser uma mais valia porque há malta que deixa de comprar esse tipo de embalagens, e ao reduzir o consumo estará a fazer bem ao ambiente.
Em nome do ambiente, produziram-se uns milhares de máquinas, e poluiu-se para as produzir, transportar e montar. Saquinhos próprios para as maquinetas. Todo um novo sistema de recolha de resíduos a ser montado (e veículos produzidos para a recolha, que poluíram a ser produzidos e poluem a fazer a recolha).
Entretanto, gostava que a taxa de resíduos sólidos descesse na mesma monta em que se alocarem resíduos a este sistema de recolha, que é financiado de outra forma, só que a taxa continua na mesma.
Relativamente à questão inicial, fazia sentido uma opção adicional, que é evito ao máximo comprar embalagens com esse símbolo, que é o que eu tenho feito (e, a avaliar por quem participou no tópico até agora, não sou o único). A cerveja passou a ser em vidro (e bem me custa, que meio litro de Desperados é mesmo à conta enquanto faço o jantar ao fim de semana - agora tenho que beber duas de garrafa [

]). E ainda vou arranjando algumas embalagens sem o símbolo - sexta feira ainda comprei umas cervejas pretas no Lidl sem símbolo, hoje de manhã comprei uma água sem símbolo).
Reciclo há muito anos o melhor que sei e vou continuar a fazer o mesmo.
EDIT:
VSilva, isso até merecia era reclamação em livro. Estabelecimentos acima de 50m2 (entre 50 e 400m2) são obrigados a aceitar as embalagens das marcas que vendem.