[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votes: 15 68.2%
  • Não, deito fora

Votes: 7 31.8%

• Total voters
    22
Pode ser pouco dinheiro, mas é meu!

Fora isso, desde sempre que tenho o cuidado de colocar papel/cartão, plástico/metal e vidro em contentores separados.

Pode ser pouco dinheiro, mas é meu!

Fora isso, desde sempre que tenho o cuidado de colocar papel/cartão, plástico/metal e vidro em contentores separados.

Por acaso, faço igual. Sempre fiz reciclagem e continuo a fazer, mas se paguei as embalagens, quero o dinheiro de volta! [:D] Não interessa se é muito ou não, é meu!

Tenho uma questão sobre isso, se algum de Vós me puder responder: imaginemos que compro no Continente e depois no dia seguinte vou ao Lidl colocar as garrafas no Volta desse estabelecimento. Dá para descontar os 10 cêntimos, ou 20 cêntimos (se forem 2 garrafas) na mesma? Ou seja, dará sempre para descontar se comprei no estabelecimento X e desconto no estabelecimento Y? Ou tem que ser sempre de onde se compra, i.e, Continente é no Continente, Auchan é no Auchan,....

Tenho uma questão sobre isso, se algum de Vós me puder responder: imaginemos que compro no Continente e depois no dia seguinte vou ao Lidl colocar as garrafas no Volta desse estabelecimento. Dá para descontar os 10 cêntimos, ou 20 cêntimos (se forem 2 garrafas) na mesma? Ou seja, dará sempre para descontar se comprei no estabelecimento X e desconto no estabelecimento Y? Ou tem que ser sempre de onde se compra, i.e, Continente é no Continente, Auchan é no Auchan,....

As máquinas aceitam qualquer embalagem, mesmo que não seja das lojas deles. Por exemplo, vais ao Continente e podes colocar de qualquer marca (aquilo é destruído na hora). Se pedires o talão, aí é que tens que gastar na cadeia de supermercados onde colocaste as embalagens. Descontas numa compra no próprio dia (tem validade de um ano) ou podes pedir o reembolso na caixa.

As máquinas aceitam qualquer embalagem, mesmo que não seja das lojas deles. Por exemplo, vais ao Continente e podes colocar de qualquer marca (aquilo é destruído na hora). Se pedires o talão, aí é que tens que gastar na cadeia de supermercados onde colocaste as embalagens. Descontas numa compra no próprio dia (tem validade de um ano) ou podes pedir o reembolso na caixa.

Outra opção disponíveis em algumas das máquinas (só vi no Mercadona) é poder escolher na altura que o dinheiro te seja restituído na Hora para o cartão de débito, aí ficas com o dinheiro disponível para gastar no que quiseres

Outra opção disponíveis em algumas das máquinas (só vi no Mercadona) é poder escolher na altura que o dinheiro te seja restituído na Hora para o cartão de débito, aí ficas com o dinheiro disponível para gastar no que quiseres

Certo, mas por enquanto ainda só há essa modalidade no Mercadona. Os outros que fui, só em talão ou doação a uma instituição.

Outra coisa importante, há restaurantes que não cobram os 10 cêntimos se deixares lá a embalagem.

Isto fez-me lembrar que tenho em casa imensas latas de cervejas para ir entregar! Só se bebe cerveja de lata. É um gosto como qualquer outro...

Custou um bocado a mudar o chip lá em casa, mas agora quem as bebe sabe que as latas não são para espalmar ou amolgar...

Por regra, vou onde me dá mais jeito e abato depois o talão em compras. Não é complicado e trata-se de uma boa prática! Não fora os 10 cts e iria continuar a a espalmá-las, mesmo deixando-as depois no ecoponto correto...

Se aquilo é para reciclar, acho que não faz mal espalmar, desde que o símbolo (ou é o código de barras?) fiquem legíveis.

À parte disso, não consigo mesmo gostar de cerveja de lata! [:D]

Há dias, numa pastelaria, pedi entre outras coisas à mesa, uma água.
No final a pagar, foi-me cobrado a água e os 10 cents do SDR. Perguntei pq cobraram, se a garrafa ficou na mesa.
- "são ordens do patrão". Entretanto reparei que eles tinham as garrafinhas vazias todas acumuladas num canto de uma estante. ​
Paguei, peguei na garrafa (vazia) e trouxe comigo. Devolvi dias mais tarde e recuperei os meus 10 cents.
Mais tarde reclamei à pastelaria via email. porque nao tinha tempo nem pachorra para o fazer naquele momento. Ainda não tenho resposta.

Já não chegava reciclar nos ecopontos ( tudo OK, sem problema a meu ver ) e agora somos brindados com 10 cent como se fôssemos uns vândalos que nunca reciclaram e toma lá uma caução.

Mas a malta acha piada. um dia quando isto afectar diversas outras embalagens talvez também se aprecie.

Uma coisa é ecologia com sentido , sem desperdício e fazendo o melhor sem trabalho ou custo extra. Outra são estas pseudo verdisses.

Isto faz-me lembrar os preços absurdos das taxas da água e a poupança que devemos fazer e bla blá com as empresas municipais a encher o bolso e quando vamos a ver, 20 ou 30% da água é perdida em fugas na rede, mas olhaí a ecologia.

Tambem temos combustiveis a 2 euros e espanha a 1.50, a ecologia a Oeste de Badajoz deve ser diferente.
O mesmo acontece com botijas de 12Kg de butano a 34 euros cá e 17 em espanha, mas é a tal coisa, gostamos de ser chicoteados.

Agora é 10 cent, amanhã 20 para provocar mais adesão, depois 50, depois isto e aquilo.

Siga.

Há dias, numa pastelaria, pedi entre outras coisas à mesa, uma água.
No final a pagar, foi-me cobrado a água e os 10 cents do SDR. Perguntei pq cobraram, se a garrafa ficou na mesa.
- "são ordens do patrão". Entretanto reparei que eles tinham as garrafinhas vazias todas acumuladas num canto de uma estante. ​
Paguei, peguei na garrafa (vazia) e trouxe comigo. Devolvi dias mais tarde e recuperei os meus 10 cents.
Mais tarde reclamei à pastelaria via email. porque nao tinha tempo nem pachorra para o fazer naquele momento. Ainda não tenho resposta.

Olhaí o ambiente pah !!!!
Por cada 10 cent desactivas uma central a carvão na India ou China !!!

Eu desde que entrou esse sistema, deixei de comprar latas e garrafas de plástico até 3l.
Compro garrafões de água, sumos é muito raro, más opto pela embalagem Tetra Pack e as latas simplesmente foram banidas do meu consumo, compro em vidro (cerveja).
Se todos fizermos isto, o sistema SDR (Simples diretiva Roubo) não atinge o seu objetivo, o que é enriquecer alguém do sistema.
Claro que continua a ser um dever nosso a reciclagem.

mais engraçado, é no aeroporto (para não falar de outros locais), dezenas de maquinas vending e não ter onde recuperar os 10 cents [;)]
solução é: as embalagens acompanharem-nos religiosamente durante toda a viagem, regresso, e acabar finalmente numa maquina volta (claro, sem estarem danificadas)

Eu ainda estou à espera que alguém me convença que do ponto de vista meramente ambiental este sistema é uma mais valia. Só acho que vai ser uma mais valia porque há malta que deixa de comprar esse tipo de embalagens, e ao reduzir o consumo estará a fazer bem ao ambiente.

Em nome do ambiente, produziram-se uns milhares de máquinas, e poluiu-se para as produzir, transportar e montar. Saquinhos próprios para as maquinetas. Todo um novo sistema de recolha de resíduos a ser montado (e veículos produzidos para a recolha, que poluíram a ser produzidos e poluem a fazer a recolha).

Entretanto, gostava que a taxa de resíduos sólidos descesse na mesma monta em que se alocarem resíduos a este sistema de recolha, que é financiado de outra forma, só que a taxa continua na mesma.

Relativamente à questão inicial, fazia sentido uma opção adicional, que é evito ao máximo comprar embalagens com esse símbolo, que é o que eu tenho feito (e, a avaliar por quem participou no tópico até agora, não sou o único). A cerveja passou a ser em vidro (e bem me custa, que meio litro de Desperados é mesmo à conta enquanto faço o jantar ao fim de semana - agora tenho que beber duas de garrafa [:D]). E ainda vou arranjando algumas embalagens sem o símbolo - sexta feira ainda comprei umas cervejas pretas no Lidl sem símbolo, hoje de manhã comprei uma água sem símbolo).

Reciclo há muito anos o melhor que sei e vou continuar a fazer o mesmo.

EDIT: VSilva, isso até merecia era reclamação em livro. Estabelecimentos acima de 50m2 (entre 50 e 400m2) são obrigados a aceitar as embalagens das marcas que vendem.

Last edited:
já que falas nisso da poluição existente em redor do sistema, toda a produção e movimentos pendulares existentes.

como falaram acima, podemos doar a uma instituição o valor...mas se quiserem um recibo para efeitos de irs, etc
têm que se deslocar à instituição...

mais engraçado, é no aeroporto (para não falar de outros locais), dezenas de maquinas vending e não ter onde recuperar os 10 cents [;)]
solução é: as embalagens acompanharem-nos religiosamente durante toda a viagem, regresso, e acabar finalmente numa maquina volta (claro, sem estarem danificadas)

É simplesmente ridículo.
Mas haverá sempre adeptos disto.

Back