uma história...
tentei "reavivar" este carro nas últimas semanas. depois de conseguir nome, morada e ter lá ido no sábado ao final da tarde, falado com uma senhora de 80 anos e o marido, que me indicaram que nos últimos dois ou três anos quem andava com o carro era a empregada deles, deixei o meu contacto e disse que estava interessado se fosse um valor simbólico. 1 dono apenas na vida dele, mas já com 18 anos e meio em cima. fiz-lhes ver os custos de uma bateria nova, revisão de óleo e filtros, inspeção, que acabou em janeiro, uma limpeza interior dos estofos, pois já estavam com aspeto de ter bolor ou algo do género e ainda alguma coisa mais que pudesse surgir.
o senhor disse que sempre foi da esposa desde novo, que ainda tinha seguro precisamente até agora ao mês de Agosto, que foi sempre bem cuidado, etc. ia falar com o filho e depois viam. entretanto antes do jantar passei por aquela rua e estavam lá de volta do carro com a porta aberta. a minha esposa parou o carro e fui falar com as pessoas. um senhor e a filha estavam lá a ajudar uma mulher, provavelmente filha ou algo assim. falei-lhes da minha visita, indiquei que se a polícia municipal viesse rebocá-lo que iriam receber uma carta em casa com o valor do reboque, coiso e tal. andámos de volta do carro a empurrá-lo, liguei ao meu seatzão

os cabos e nada, nem dando umas aceleradelas do meu carro. a bateria estava completamente morta e nem uma luz ténua dava sequer.
entretanto logo no lugar dele meteu-se outro carro. a senhora estava supostamente com os pais ao telefone e perguntou-me o valor. eu respondi sempre valor simbólico, como tinha indicado aos donos do carro e lá acabei por dizer "algo à volta dos 250€". a senhora disse que não, que queriam 1000€, que iam chamar o reboque e tirá-lo dali.
bem, teto seguro por inúmeros pioneses, estofos a precisarem de uma limpeza por causa do bolor a aparecer, borrachas do capot completamente secas e rachadas, escovas do limpa-brisas já com ferrugem, não faço a mínima dos kms - que acredito que até nem sejam muitos - e sem saber que mais problemas poderiam vir dali por ter estado parado. não compensava o risco de andar a negociar e potencialmente trazer por 750 ou 800€. disse que para o valor que eles queriam que por mais 500 ou 600€ comprava um perfeitamente funcional. deixei lá o carro encostado aos outros carros, a rapariga e o pai agradeceram e até disseram que realmente por 1000€ não valia a pena e vim-me embora. acabei por não sair e fui para casa lavar-me.
sei que o carro vale mais que os 1500€, tinha pneus de 2023 num dos eixos e com o piso quase todo e sensores de estacionamento, mas não podia arriscar mais. daria para ganhar dinheiro na mesma, mas o risco assumido seria muito maior. sendo assim a senhora que faça o que me disse, que o levaria para o mecânico e que depois o arranjava, lavava e punha à venda.