Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas,a norma para esse motor que é a JASO DL-1 ou ACEA C1 fois descontinuada,agora a Mazda adoptou já há uns anos a ACEA C3 viscosidade de preferência 0w30.

Atenção que o testemunha de DPF não significa só nivel de óleo alto,pode ser uma vela de incandescência a dar de si ou a corrente de distribuição a alongar,com aparelho de diagnóstico apropriado pode ser verificado,um alongamento superior a 5⁰ pode significar uma troca de corrente.

Um dos prblemas desse motor que nada tem a ver com a luz do DPF é as anilhas dos injetores,não sei se no teu caso já foram substituídas.

Se o fap está a dar as últimas não te acanhes,ou o mandas limpar e verificar a viabilidade do mesmo ou trocas o dito.

Verifica o sensor de pressão,pode estar a ficar sujo ou obstruído e a EGR também.

Esqueci-me de dizer aqui, no domingo passado, na Norauto Torres Novas tinham três unidades de Wolf Officialtech 0W20 LL FE 5L a 25€. Provavelmente para escoar.

A data de embalagem era de agosto de 2025, portanto ainda não passou nem um ano.

O DPF tem normalmente costas largas pois é o que está no fim.

Como está a injecção? Anilhas dos injectores? Distribuição do RF7J (2.0 143cv/140cv) é de correia. Que óleos tem usado?

Havendo C1, eu continuava com ele pois C2 e C3 têm muito mais cinzas.

A minha 5 vendi-a com 270k e DPF de origem sem mexidas/limpezas.

A luz DPF também tem outros significados, É a luz genérica de erro. Que erros apagaste? O que diziam?

Tem feito revisões anuais na marca com oleo original ultra 5w30 dpf, correia trocada aos 100 000km.

Até agora nunca me falaram em problemas nos injectores.

image.png

Esqueci-me de dizer aqui, no domingo passado, na Norauto Torres Novas tinham três unidades de Wolf Officialtech 0W20 LL FE 5L a 25€. Provavelmente para escoar.

A data de embalagem era de agosto de 2025, portanto ainda não passou nem um ano.

Grande achado, para quem precisasse dessa viscosidade.

Tem feito revisões anuais na marca com oleo original ultra 5w30 dpf, correia trocada aos 100 000km.

Até agora nunca me falaram em problemas nos injectores.

Isso vai ter que passar pela mão de um bom mecânico. Pode ser mesmo apenas o DPF a morrer como outras coisas que o computador não consegue ler como por exemplo injectores a morrer e a injectar gasóleo a mais, que será mal queimado criando montes de carvão.

Carissimos, uma dúvida...qual o óleo de motor mais indicado para um Nissan Juke I 1.2 DIG-T do ano 2015, atualmente com cerca de 130.000km?

O manual indica um 5w30 API SL RN0700, mas a ELF/Total (por exemplo) no site atualmente remetem para um 5w40 (ELF Evolution 900 SXR 5w40, norma API SP, ACEA A3/B4, RN0710).

Até aqui sempre tem levado o ELF 5w30, mas o que é certo é que com este óleo o consumo do mesmo é elevado entre mudas. A mudança para o 5w40 poderá ajudar a colmatar esse problema (reconhecido nestes motores), julgo eu...

Obrigado

Carissimos, uma dúvida...qual o óleo de motor mais indicado para um Nissan Juke I 1.2 DIG-T do ano 2015, atualmente com cerca de 130.000km?

O manual indica um 5w30 API SL RN0700, mas a ELF/Total (por exemplo) no site atualmente remetem para um 5w40 (ELF Evolution 900 SXR 5w40, norma API SP, ACEA A3/B4, RN0710).

Até aqui sempre tem levado o ELF 5w30, mas o que é certo é que com este óleo o consumo do mesmo é elevado entre mudas. A mudança para o 5w40 poderá ajudar a colmatar esse problema (reconhecido nestes motores), julgo eu...

Obrigado
Usa um 5w40 RN 0710 e de preferência ACEA C3.

O DPF tem normalmente costas largas pois é o que está no fim.

Como está a injecção? Anilhas dos injectores? Distribuição do RF7J (2.0 143cv/140cv) é de correia. Que óleos tem usado?

Havendo C1, eu continuava com ele pois C2 e C3 têm muito mais cinzas.

A minha 5 vendi-a com 270k e DPF de origem sem mexidas/limpezas.

A luz DPF também tem outros significados, É a luz genérica de erro. Que erros apagaste? O que diziam?
Só tinha dado o exemplo da corrente a título de exemplo.

Só um à parte,mesmo que as cinzas sulfatadas sejam mais elevadas um ACEA C3 é de priveligiar pois a sua composição química resiste mais à diluíção do combustível em comparação com um ACEA C1.

Já um ACEA C4 neste aspeto é parecido com um ACEA C3,dá praticamente a mesma proteção de um C3 mas com teor de cinzas inferior.

já usei Pemco em C3 e C4.
as normas estavam na embalagem... se vale nada ou não....não sei. mas de ambas as vezes fizeram 10000km. mal era.

prefiro usar os oleos da SCT Lubricants​ de 10 em 10mil do que usar um castrol 30000km.

Back