Por exemplo sim notasse efetivamente em estacionamentos mais apertados… mas não em todos, o model 3 rwd estaciona-se super bem, mas já andei num Y awd que era ridícula para o corpo do carro, já pesquisei os raios de viragem na IA e não consegui comprovar a minha ideia em metros, mas na realidade achei uma diferença enorme!
Andei no model 3 performance que achei simplesmente brutal, e que substituía facilmente alguns 911 na minha garagem, é muito divertido o carro, mas não me lembro do raio de viragem…
Parece que qualquer model y precisa mais 43cm, 12,13 vs 11,7 do model 3 de diâmetro de viragem, que pronto é alguma diferença, mas como também o carro é maior, agrava ligeiramente o sentimento.
haja volante bem redondinho para dar voltas rápido e manetes para mudar de direção rápido xD
O Model RWD tem uma brecagem muito semelhante à dos AWD.
Notaste diferença no Y claro, porque é ainda pior e o carro maior, como dizes.
Gosto muito do Model 3 Performance em qlq versão (mesmo os primeiros, mas sobretudo os mais recentes com jantes, pneus, bancos, travagem e suspensão à altura da potência), mas nunca na vida para mim pode substituir um desportivo como um 911.
Mais uma vez digo, adoro elétricos para dia a dia, mas num desportivo procuro sensações. E aí o som, mudanças, feeling do carro em si é muito importante. Até mais importante que a potência em si que hoje me dia com os elétricos de performance ficou banalizada...
Um amigo meu importou um 911 (chassis 996, ILS tudo verificado). Mesmo sendo o modelo base e caixa auto, aquilo é uma máquina dos diabos. O pai dele nem esperou por o carro estar legalizado.. pegou nas chaves e lá vai disto!!!
IMS não?
Caixa auto nessa altura dos 996 e 997.1 é algo que me deixaria indeciso. Mas não deixa de ser um 911. Aliás até mesmo num 911 moderno, se não for daily e se for uma versão mais normal como um Carrera ou Carrera S acho que a caixa manual é um ponto positivo e vão envelhecer melhor. Tal como vão valer mais no futuro.
Pareço um americano a falar eu sei, eles são malucos por caixas manuais nos desportivos, mas percebo o encanto. Claro que se falarmos de canhões do género um Turbo S aí é capaz de ser melhor a PDK
Por acaso para mim é um ponto positivo, pois a brecagem do i4 é bem pior.
A sério? Essa é que não esperava.
É verdade que tipicamentes os BMWs não têm uma brecagem ao nível dos Mercs, mas num E90 a brecagem é minimamente boa e bem melhor que num Model 3.
Não esperava mesmo que o i4 fosse pior
Ok, mas isso são os nossos defeitos de concepção. Na média global, a largura de um Model 3 não tem nada de extraordinário.
Nos EUA no geral até é um carro pequeno, mas PT e Europa é outra realidade.
Se estou correto tens um Série 5 e um Clio em casa, se fores fazer algo ao centro de uma cidade e tiveres de estacionar numa zona complicada escolhes levar o BMW?
e lá voltamos ao tema "tesla" ....
Por mim pode ficar por aqui.
Faço mea culpa, mas só porque acho que um Model 3 usado encaixa nas premissas e acho que merece ser considerado.
Os dual motor (awd e performance) têm brecagem diferente do rwd. Pior, entenda-se.
Não noto grandes diferenças. No Model Y sim segundo consta, mas esse só andei à pendura. No caso um LR RWD.
com a baixa de preços dos novos EV que saiem todos os meses e baterias cada vez melhores ... talvez seja 1 pouco arriscado
a nao ser que a compra seja muito boa
(para além dos chineses em breve fabricarem na europa para fugir à tarifa)
até o novo id3.neo veio com melhor preço, equipamento e bateria que o original
cada vez vão aparecer mais carros nos 25k novos com baterias de 40/50...60kw
é esse o meu pensamento, até 60 mil no máximo, 3 a 4 anos, porque com menos tempo os valores andam próximos dos 30 mil, mesmo lá fora e o megane, não sendo o melhor, seria o mais equilibrado. para mim falta alguma potência, falta o teto panorâmico e a mala elétrica, que neste último ponto até devia ser de série num carro já todo ele elétrico.
o resto seriam kia ev6, ioniq 5, o mustang mach e não vale a pena pelos consumos em cidade, o Q4 é muitíssimo caro, o tavascan ainda agora está a entrar nos 35 mil na alemanha, o e tron é bom para andar com o posto de carregamento atrás e é o maior deles todos, os ID4 e ID5 deram muitos problemas de software, os BYD 3 têm um interior que só gosto na atualização recente, cupras born e ID.3 a minha moça não gosta, embora eu goste fo cupra porque é precisamente feio para a generalidade das pessoas.
não sei o que mais há entre 3 r 4 anos até cerca de 25 mil. não queria muito passar disso.
Agradar a duas pessoas e ainda cumprir certos requisitos e um certo budget não é tarefa fácil de facto.
Fiz uma breve pesquisa com vários filtros no SV (>=2022, <=75k km, >=150cv, elétrico, <=€28k) e até 25k o que mais se vê é o MG4. Não sei se gostas.
Depois há ID.3 de bateria mais pequena e afins. Um pouco acima (pedem 28 de facto...) tens um ou outro Model 3 RWD 2022, O Mégane EV60, o Audi Q4 e-tron 35 e o Hyundai Kauai 64 kWh.
Não consideras o Audi? Passa os 25k, mas não acho assim tão caro para o carro que é.
O problema num elétrico com 5 ou 6 ou mais, não é a bateria !
Se for a bateria, pelos 5 ou 6 anos pode ser trocada na garantia.
As baterias atuais, vão durar mais que o resto do carro. As que vêm a seguir já não sei.
Para mim uma grande duvida na fiabilidade é a suspensão e chassis, pois o peso aumentou a os componentes da suspensão parece que não acompanharam, mas amortecedores e braços também se substituem (veja-se a tesla).
Outra grande duvida, a minha grande duvida, é o software....atualizações requeridas para as quais os chips dos carros já não tenham capacidade. Aí o EV vai direto para o lixo !
Qualquer carro moderno é uma possível preocupação.
Por um lado pode parecer que sou cego por tecnologia e pela Tesla, mas a verdade é que já pensei várias vezes que uma Tesla da vida se quiser transforma qlq um dos seus carros num pisa papéis à distância. É só quererem...
E isso é realmente uma visão assutadora. Mas acho que temos de viver com isso.