Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

com a baixa de preços dos novos EV que saiem todos os meses e baterias cada vez melhores ... talvez seja 1 pouco arriscado
a nao ser que a compra seja muito boa
(para além dos chineses em breve fabricarem na europa para fugir à tarifa)

até o novo id3.neo veio com melhor preço, equipamento e bateria que o original
cada vez vão aparecer mais carros nos 25k novos com baterias de 40/50...60kw

60kwh só a partir dos 30’s
Os carros de 25k€ ainda são maioritariamente citadinos, os europeus com grandes cedências, uns não têm Ar condicionado nem infotainment quando carregam, outros não têm condicionamento líquido da bateria, …

Não está assim tão boa a escolha como isso, mas pronto já há alguma coisa, dantes não havia nada…

ainda não vejo quase nada novo nos 30 mil para segmento C, mesmo que com baterias de cerca de 50kw, tirando os chineses. 35 já aparecem, mas é o que eu digo: provavelmente daqui a 3/4/5 anos apareçam mais elétricos a preços mais baixos, incluindo europeus. parece-me que a tendência poderá ser por aí, caso as marcas europeias aceitem entrar em disputa com as chinesas.

segmentos B por 25 mil já se arranjam e para a maioria das pessoas servirá. mas continua tudo muito incerto neste momento, é o problema...

Perdi o fio à meada por aqui, mas para mim, se comprasse um eléctrico usado, no máximo com 3 anos e cerca de 60/80 mil kms.
O motivo é a garantia da bateria, que costuma ser de 8 anos e 160 mil kms.

O Renault Megane etech seria a escolha.

é esse o meu pensamento, até 60 mil no máximo, 3 a 4 anos, porque com menos tempo os valores andam próximos dos 30 mil, mesmo lá fora e o megane, não sendo o melhor, seria o mais equilibrado. para mim falta alguma potência, falta o teto panorâmico e a mala elétrica, que neste último ponto até devia ser de série num carro já todo ele elétrico.

o resto seriam kia ev6, ioniq 5, o mustang mach e não vale a pena pelos consumos em cidade, o Q4 é muitíssimo caro, o tavascan ainda agora está a entrar nos 35 mil na alemanha, o e tron é bom para andar com o posto de carregamento atrás e é o maior deles todos, os ID4 e ID5 deram muitos problemas de software, os BYD 3 têm um interior que só gosto na atualização recente, cupras born e ID.3 a minha moça não gosta, embora eu goste fo cupra porque é precisamente feio para a generalidade das pessoas. 🤣

não sei o que mais há entre 3 r 4 anos até cerca de 25 mil. não queria muito passar disso.

ainda não vejo quase nada novo nos 30 mil para segmento C, mesmo que com baterias de cerca de 50kw, tirando os chineses. 35 já aparecem, mas é o que eu digo: provavelmente daqui a 3/4/5 anos apareçam mais elétricos a preços mais baixos, incluindo europeus. parece-me que a tendência poderá ser por aí, caso as marcas europeias aceitem entrar em disputa com as chinesas.

segmentos B por 25 mil já se arranjam e para a maioria das pessoas servirá. mas continua tudo muito incerto neste momento, é o problema...
Servirá para uma utilização completa?
Por 25k é bom que tenha mais autonomia que não só para cidade (40kwh) e espaço para passageiros.

Nada a ver com por exemplo Leapmotor b05 /b10 a nível de vocação minimamente familiar e bateria abaixo dos 30k em novo. C ou C SUV.

pode ser que mude para a frente… mas não é com estes Polos elétricos que andam a sair

Há 1 mês pedi proposta (ENI...) para mim, um VW ID4 base (não sei o nome da versão) por 33600. Cor branca ou cinza, não me record.

Até acho que era um bom preço.

Valeria a pena?
Na altura o vendedor disse-me que iriam actualizar preços em 1% em Agosto.

Tb começo a ponderar, e não queria gastar mais de 30.000eur...

O problema num elétrico com 5 ou 6 ou mais, não é a bateria !

Se for a bateria, pelos 5 ou 6 anos pode ser trocada na garantia.

As baterias atuais, vão durar mais que o resto do carro. As que vêm a seguir já não sei.

Para mim uma grande duvida na fiabilidade é a suspensão e chassis, pois o peso aumentou a os componentes da suspensão parece que não acompanharam, mas amortecedores e braços também se substituem (veja-se a tesla).

Outra grande duvida, a minha grande duvida, é o software....atualizações requeridas para as quais os chips dos carros já não tenham capacidade. Aí o EV vai direto para o lixo !

Porque haveria de ir par ao lixo? Se andava antes da atualização não pode simplesmente ficar de fora das atualizações? O que já acontece com o LEAF, por exemplo, tenho que o deitar paras o lixo?

Servirá para uma utilização completa?
Por 25k é bom que tenha mais autonomia que não só para cidade (40kwh) e espaço para passageiros.

Nada a ver com por exemplo Leapmotor b05 /b10 a nível de vocação minimamente familiar e bateria abaixo dos 30k em novo. C ou C SUV.

pode ser que mude para a frente… mas não é com estes Polos elétricos que andam a sair
para 90% das pessoas serve o segmento B, pois apenas vão de férias no verão, muitas vezes para os mesmos sítios e 3 ou 4 idas à terra durante o ano se viverem deslocados. umas por quererem algo mais novo e não haver dinheiro para mais, outras porque um segmento B é o que sempre conduziram toda a vida. no entanto se pudermos ter um segmento C, porque não? ainda para mais gosto de me sentir bem dentro do carro. a nível de elétricos só experimentei 2 meganes, tenho curiosidade com o B05 apenas pelo preço, mas já vi que tem algumas falhas básicas, de resto nem sei se o que anda para aí valerá a pena. dizem bem do Atto 3, a minha esposa gosta, mas aquele interior é estranho. já eu queria mesmo um Mach E. ou os tais EV6 e Ioniq 5, mas são carros com mais anos ainda de fabrico. provavelmente tiveram já atualizações, mas às tantas sÓ em 2024, o que eleva o preço deles e para já ficam fora das opções. por outro lado, o tavascan ainda é muito recente, assim como o EV4.

É interessante o b05, só não se vê carros deles, o b10 já era bastante apelativo e não tenho presente de os ver na rua, eles têm stock, tem entregas planeadas ou q?

não sei, ando para ir à opel há uns dias. até fiz a barba há bocado e tudo! 🤣

mas realmente não vejo nenhum leapmotor na rua, só devo ter visto um B10 ou C10, nem sei. de resto mais nada. a mesma coisa com o changan. há um que comprou um preto por aqui e antes disso tinha visto um que devia ir de guimarães a braga de um stand para o outro, pois trazia PUB do stand. era de cor cinzenta.

Por exemplo sim notasse efetivamente em estacionamentos mais apertados… mas não em todos, o model 3 rwd estaciona-se super bem, mas já andei num Y awd que era ridícula para o corpo do carro, já pesquisei os raios de viragem na IA e não consegui comprovar a minha ideia em metros, mas na realidade achei uma diferença enorme!

Andei no model 3 performance que achei simplesmente brutal, e que substituía facilmente alguns 911 na minha garagem, é muito divertido o carro, mas não me lembro do raio de viragem…
Parece que qualquer model y precisa mais 43cm, 12,13 vs 11,7 do model 3 de diâmetro de viragem, que pronto é alguma diferença, mas como também o carro é maior, agrava ligeiramente o sentimento.
haja volante bem redondinho para dar voltas rápido e manetes para mudar de direção rápido xD
O Model RWD tem uma brecagem muito semelhante à dos AWD.

Notaste diferença no Y claro, porque é ainda pior e o carro maior, como dizes.

Gosto muito do Model 3 Performance em qlq versão (mesmo os primeiros, mas sobretudo os mais recentes com jantes, pneus, bancos, travagem e suspensão à altura da potência), mas nunca na vida para mim pode substituir um desportivo como um 911.

Mais uma vez digo, adoro elétricos para dia a dia, mas num desportivo procuro sensações. E aí o som, mudanças, feeling do carro em si é muito importante. Até mais importante que a potência em si que hoje me dia com os elétricos de performance ficou banalizada...

Um amigo meu importou um 911 (chassis 996, ILS tudo verificado). Mesmo sendo o modelo base e caixa auto, aquilo é uma máquina dos diabos. O pai dele nem esperou por o carro estar legalizado.. pegou nas chaves e lá vai disto!!!
IMS não?

Caixa auto nessa altura dos 996 e 997.1 é algo que me deixaria indeciso. Mas não deixa de ser um 911. Aliás até mesmo num 911 moderno, se não for daily e se for uma versão mais normal como um Carrera ou Carrera S acho que a caixa manual é um ponto positivo e vão envelhecer melhor. Tal como vão valer mais no futuro.

Pareço um americano a falar eu sei, eles são malucos por caixas manuais nos desportivos, mas percebo o encanto. Claro que se falarmos de canhões do género um Turbo S aí é capaz de ser melhor a PDK :D

Por acaso para mim é um ponto positivo, pois a brecagem do i4 é bem pior.:D
A sério? Essa é que não esperava.

É verdade que tipicamentes os BMWs não têm uma brecagem ao nível dos Mercs, mas num E90 a brecagem é minimamente boa e bem melhor que num Model 3.

Não esperava mesmo que o i4 fosse pior :(

Ok, mas isso são os nossos defeitos de concepção. Na média global, a largura de um Model 3 não tem nada de extraordinário.
Nos EUA no geral até é um carro pequeno, mas PT e Europa é outra realidade.

Se estou correto tens um Série 5 e um Clio em casa, se fores fazer algo ao centro de uma cidade e tiveres de estacionar numa zona complicada escolhes levar o BMW? :)

e lá voltamos ao tema "tesla" ....
Por mim pode ficar por aqui.

Faço mea culpa, mas só porque acho que um Model 3 usado encaixa nas premissas e acho que merece ser considerado.

Os dual motor (awd e performance) têm brecagem diferente do rwd. Pior, entenda-se.
Não noto grandes diferenças. No Model Y sim segundo consta, mas esse só andei à pendura. No caso um LR RWD.

com a baixa de preços dos novos EV que saiem todos os meses e baterias cada vez melhores ... talvez seja 1 pouco arriscado
a nao ser que a compra seja muito boa
(para além dos chineses em breve fabricarem na europa para fugir à tarifa)

até o novo id3.neo veio com melhor preço, equipamento e bateria que o original
cada vez vão aparecer mais carros nos 25k novos com baterias de 40/50...60kw
é esse o meu pensamento, até 60 mil no máximo, 3 a 4 anos, porque com menos tempo os valores andam próximos dos 30 mil, mesmo lá fora e o megane, não sendo o melhor, seria o mais equilibrado. para mim falta alguma potência, falta o teto panorâmico e a mala elétrica, que neste último ponto até devia ser de série num carro já todo ele elétrico.

o resto seriam kia ev6, ioniq 5, o mustang mach e não vale a pena pelos consumos em cidade, o Q4 é muitíssimo caro, o tavascan ainda agora está a entrar nos 35 mil na alemanha, o e tron é bom para andar com o posto de carregamento atrás e é o maior deles todos, os ID4 e ID5 deram muitos problemas de software, os BYD 3 têm um interior que só gosto na atualização recente, cupras born e ID.3 a minha moça não gosta, embora eu goste fo cupra porque é precisamente feio para a generalidade das pessoas. 🤣

não sei o que mais há entre 3 r 4 anos até cerca de 25 mil. não queria muito passar disso.
Agradar a duas pessoas e ainda cumprir certos requisitos e um certo budget não é tarefa fácil de facto.

Fiz uma breve pesquisa com vários filtros no SV (>=2022, <=75k km, >=150cv, elétrico, <=€28k) e até 25k o que mais se vê é o MG4. Não sei se gostas.

Depois há ID.3 de bateria mais pequena e afins. Um pouco acima (pedem 28 de facto...) tens um ou outro Model 3 RWD 2022, O Mégane EV60, o Audi Q4 e-tron 35 e o Hyundai Kauai 64 kWh.

Não consideras o Audi? Passa os 25k, mas não acho assim tão caro para o carro que é.

O problema num elétrico com 5 ou 6 ou mais, não é a bateria !

Se for a bateria, pelos 5 ou 6 anos pode ser trocada na garantia.

As baterias atuais, vão durar mais que o resto do carro. As que vêm a seguir já não sei.

Para mim uma grande duvida na fiabilidade é a suspensão e chassis, pois o peso aumentou a os componentes da suspensão parece que não acompanharam, mas amortecedores e braços também se substituem (veja-se a tesla).

Outra grande duvida, a minha grande duvida, é o software....atualizações requeridas para as quais os chips dos carros já não tenham capacidade. Aí o EV vai direto para o lixo !
Qualquer carro moderno é uma possível preocupação.

Por um lado pode parecer que sou cego por tecnologia e pela Tesla, mas a verdade é que já pensei várias vezes que uma Tesla da vida se quiser transforma qlq um dos seus carros num pisa papéis à distância. É só quererem...

E isso é realmente uma visão assutadora. Mas acho que temos de viver com isso.

É tão assustadora como real, como se viu com o caso dos Zoe que não pagavam o aluguer da bateria.
Não é bem a melhor comparação, esses carros não tinham baterias próprias. Tens de saber ao que vais.

Os MG aparecem a pedir valores mais reduzidos. É a falta de história da marca (agora da china) ?
Não estou suficientemente informado sobre esse carro, mas do pouco que sei parece-me uma proposta honesta para quem valoriza preço vs anos vs km vs autonomia vs segmento. Claro que não é de esperar luxos, mas acho que cumpre bem o mínimo de um segmento C.

Se tens problemas por ser chinês o mesmo é válido para os BYD e todas estas marcas novas...

Yep
Absurdo, o meu de 2019 perdeu este ano a app. Ou seja, não dá para fazer nada remotamente.

Brincadeiras da Nissan, não levam mais um cêntimo meu
Tive uma experiência com um Leaf MK1 FL 30kWh dos últimos (2017) e realmente a app Connect EV ou lá o que era não funcionava. Mas não percebi porquê...

Isso é inadmissível.

Prometi não andar sempre com a Tesla na "boca" e peça já desculpa, mas para terem noção os Model S de 2012 (carros com 14 anos!) continuam a receber updates.

E esse não só tem metade dos anos, como não tem updates e nem sequer a app já funciona. WTF.

Como se não chegasse a barraca (que continuou no MK2) das baterias arrefecidas a ar com as degradações que bem sabemos (este de 2017 com apenas 7 anos tinha ~32/33% de degradação.

Ok, tinha 170k km (portanto algo como 900 ciclos ou por aí), mas ainda assim não é admissível. Qlq outro elétrico (com arrefecimento líquido claro) com os mesmos anos, km e ciclos teria provavelmente metade deste degradação.

Eu, por acaso, desde que a Nissan quis fazer a atualização do rapidgate que me recusei a fazê-la, nunca mais foi atualizado, e continua a rolar sem problemas.

Voltar
Superior