Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

É não é só isso. A IA parte também do pressuposto que o camarada não vai precisar de carro durante os 3,5 anos de diferença ( no segundo post). Ou seja: não considera impacto financeiro de compra de outro charuto de substituição quando despachar o Megane.

Compara cebolas com batatas.

Tanta conta para quê, procuram um carro mais pequeno (4.20 m vs 4.70 m), mais apelativo (subjectivo) e mais barato (usado vs) novo, compram o Megane, não se importam de ter um carro maior, menos apelativo, compram o Model 3, nenhum é perfeito, eu prefiro fazer um esforço e comprar novo.

Cumps

Essas contas de IA estão uma bagunça do carrilho e erradas...

Tens de fixar o mesmo prazo de utilização.

E calcular depois o TCO ( custo total) par cada caso. Portanto: padrão do crédito: igual. Mesmo número de meses.

Tipo: compro hoje e vendo o carro daqui a 6 anos. Nos dois casos.
Tenho que calcular coisas diferentes, sim. O Megane é para usar até aos 6 anos e o Tesla é para usar até aos 6 anos. Um é usado, ando 2,5 ou 3 anos com ele, o outro é novo, ando 6 anos com ele.

Falta o seguro.

É hoje o test drive?
O seguro há uns ligados à Tesla e depois os normais das seguradoras que devem andar à volta dos 500€ semestrais. No caso do Megane serão cerca de 350€ semestrais, é o mais barato que tinha da Generali e que fiz a simulação no mediador 2 ou 3 dias antes de supostamente ir verificar e buscar o carro.

Tanta conta para quê, procuram um carro mais pequeno (4.20 m vs 4.70 m), mais apelativo (subjectivo) e mais barato (usado vs) novo, compram o Megane, não se importam de ter um carro maior, menos apelativo, compram o Model 3, nenhum é perfeito, eu prefiro fazer um esforço e comprar novo.

Cumps
Eles é que falaram sempre em contas! Eu já sei que o model 3 fica mais caro em tudo: valor de aquisiçao, seguro, só provavelmente a manutenção até poderá ser mais barata apesar de ter o carro mais anos...

Tenho que calcular coisas diferentes, sim. O Megane é para usar até aos 6 anos e o Tesla é para usar até aos 6 anos. Um é usado, ando 2,5 ou 3 anos com ele, o outro é novo, ando 6 anos com ele.

Não. Isto é uma operação meramente financeira.
Gastas x durante y anos.

Se optas por o Megane durante menos tempo, tens de considerar o gasto do carro que vais comprar a seguir ( não sabes qual) ou estimar um valor para este custo.

Se não fizeres assim as contas, estarás a tomar decisões com base em informações absurdas. ( Não quer dizer que o valor esteja errado)

Porque é absurdo comparar um custo durante um usufruto de 3 anos com o custo durante um usufruto de 6.

Para mim é. Não sei o que o resto dos users acham disso...

eu compreendo, no entanto tenho mesmo que comparar "créditos" diferentes com utilização diferente para anos de uso iguais. o carro a seguir nem eu sei, mas provavelmente entre 25 a 30 mil euros, a não ser que seja novo. mas como já disse anteriormente, não sou muito apologista disso, a não ser que seja alguma viatura nestes moldes do tesla, com 2% de juros ou algo assim parecido. é mais isto que está a pesar, o facto de ser novo e ter esta taxa de juros quase irrisória, 12**€ pelos 7 anos de crédito, embora eu queira vender 1 ano antes.

Eu não faço diários de bordo. :p

Mas das feedback no tópico da marca, ou no das outras marcas, por comparação.

Mas compra um Megane, só conheço uma pessoa que o tenha actualmente, comprado novo e está contente.

Outro amigo teve, e vendeu passado pouco tempo, mas esse é um caso diferente

eu compreendo, no entanto tenho mesmo que comparar "créditos" diferentes com utilização diferente para anos de uso iguais. o carro a seguir nem eu sei, mas provavelmente entre 25 a 30 mil euros, a não ser que seja novo. mas como já disse anteriormente, não sou muito apologista disso, a não ser que seja alguma viatura nestes moldes do tesla, com 2% de juros ou algo assim parecido. é mais isto que está a pesar, o facto de ser novo e ter esta taxa de juros quase irrisória, 12**€ pelos 7 anos de crédito, embora eu queira vender 1 ano antes.
Eu encaro isto como uma forma de justificar internamente a compra do mais caro.

Não faz sentido comparar custos de 3 vs 6 anos de uso.

Então considerando que ao fim de 3 anos não vendes o megane (mas liquidas o crédito na mesma) e o manténs 6 anos, tal como o tesla, tens apenas a desvalorização e a manutenção durante 3 anos e nesse caso o custo de utilização/mês vai baixar imenso.

Ora também me parece que falta essa conta: o "custo" de manter o megane o mesmo tempo que mantém o M3.

Se bem que um crédito a 1,74% é imbatível.

Essa conta tbm se pode fazer mas não é tão linear como nos ICE que podiam durar "uma vida" ( e duram😂).
Em EVs, se a bateria dá o peido mestre: está tudo fdd. Ou, na melhor das hipóteses, uma despesa enorme.

Portanto, o mais seguro é jogar com garantias e despachar enquanto ainda tem potencial de venda.

A estratégia de manter o Megane durante 3 anos: acho bem se for esta opção. Mas manter 6 anos já não penso que seja boa ideia. Tem algum risco.

Eu encaro isto como uma forma de justificar internamente a compra do mais caro.

Não faz sentido comparar custos de 3 vs 6 anos de uso.

Então considerando que ao fim de 3 anos não vendes o megane (mas liquidas o crédito na mesma) e o manténs 6 anos, tal como o tesla, tens apenas a desvalorização e a manutenção durante 3 anos e nesse caso o custo de utilização/mês vai baixar imenso.
A não ser que haja uma hecatombe, a ideia é mesmo vender o megane aos 6 anos. dar ao próximo cliente uma almofada de 2 anos e 60 mil kms de bateria e assim não perder tanto. caso venda depois dos 8 anos vai cair a pique o valor dele, por muito que as baterias estejam a 85% ou perto disso. a barreira psicológica dos 100 ou 150 mil a funcionar, mas no modo elétrico. o objetivo é vender mesmo aos 6 anos.

edit: eu penso da mesma forma do eduardo. imagina que andava 6 anos com o carro. teria quase 10 anos. ainda não há praticamente experiência de vendas para que nos possamos basear nesse tipo de situações para poder saber minimamente como será o mercado nessa altura com carros com 10 anos de idade.

Já agora um Megane novo? Pode ser que a Renault tenha linhas de crédito boas? Quem sabe?

Mais uma voltinha 🤣

Edite: esquecer. Não percebo como um particular podes comprar um Megane mais caro e com menos autonomia que um TM3. Só se for empresa, frota ou com bom desconto... Para particulares não faz sentido.

Última edição:
já dei agora mais uma volta e peswuiei o elroq (que pensava ser B-SUV, mas não é), o ID.4 e o Atto 3 e as campanhas que têm neste momento, mas pelas contas a Tesla continua a ser imbatível, apesar de ter que pagar o carro todo. na maioria das outras, tirando a BYD, ficava com o usufruto do carro 36 ou 48 meses e depois ou devolvia ou pagava o resto ou entregava o carro. bom para utilizar 3 ou 4 anos e mudar de caro com a mesma marca, mas acaba por não compensar totalmente, pois nunca tens algo teu e és quase sempre "obrigado" a mudar sob pena de ficares a pé.

Acho que nenhum tem ou teve 306cv.

Atualmente acho que é:
-RWD tem 283cv.
-LR RWD 320cv
-LR AWD 440cv
-Performance já não sei, uma alarvidade lol.
Isto da potência dos Teslas é uma confusão do caraças porque não só há fontes contraditórias como os próprios carros podem receber aumentos de potência com updates e podemos estar a ter como referência a potência declarada em novo.

O RWD (antigo SR) tinha algo como 320cv quando tinha bateria NCA/NMC. Lá está, a mesma potência do atual LR RWD porque é single motor com bateira NMC.

O atual RWD LFP aparece com esses 283cv, noutras fontes 261 e até 290cv (no Zeperfs). Sinceramente não sei, mas sim, provavelmente terá à volta de 280cv.

O LR AWD atual aparece nalgumas fontes como 440, outros 498, outras 400. Sinceramente não sei, mas segundo o Zeperfs é um pouco mais lento que a antiga versão homóloga de 2019 a 2023. Versão essa que anuncia 351cv, embora noutras fontes anuncie 441.

Portanto algo tem de estar errado...

Depois isto da potência dos EVs é muito diferente da dos ICE. Pelo menos no caso da Tesla pode haver modelos a anunciar 450 ou 500cv mas isso é ali um pico só em arranque (ali aos 100 já está a perder potência) e depois lá para a frente já só têm 350cv ou assim. Num ICE é ao contrário.

BTW, eu acho que o atual LR AWD não pode ter mais do que 400cv reais porque em teoria o tal modelo antigo equivalente não deve ter mais do que isso e também porque o atual modelo Performance declara 460cv fora dos EUA pq tem bateria LG que tem limitações da energia que consegue libertar por unidade de tempo. O Performance americano esse sim tem mais de 500cv.

Tanto assim é que o Performance pré HL nalgumas medições é mais rápido que o atual Perforamance europeu.

Mas que financiado a baixo juro(ou 0%), se calhar compensa mais do que um usado com 3 anos.

Quem tem de fazer as contas é o op
Neste caso concreto do Mégane usado recente e do Model 3 novo há também o fator desvalorização futura em valor absoluto.

Assumindo uma desvalorização absoluta inferior do Mégane num prazo de 3 anos temos um fator que equilibra as contas.

Mas 1 - não fazemos ideia do que vai acontecer no futuro (ou seja isso pode-se nem verificar...) e 2 - o Model 3 é um carro superior e novo em folha, dois fatores de peso.

Atenção que daqui por 6 anos, o que não vão faltar é teslas em 2a, 3a, 4a....mão !
Sem dúvida.

Esta loucura dos Standard quase sem juros vai significar uma porrada de carros no mercado de usados, sobretudo daqui a 4, 5 6 anos.

Nessa altura (assumindo 5/6 anos) provavelmente vão valer metade do custaram em novos.

Creio que até junho ou julho a taxa para o Tesla mais barato era tan 0%. Só se pagavam despesas de abertura do crédito, is nomeadamente. Desconheço se vai voltar ou não.

Voltar
Superior