Acho que nenhum tem ou teve 306cv.
Atualmente acho que é:
-RWD tem 283cv.
-LR RWD 320cv
-LR AWD 440cv
-Performance já não sei, uma alarvidade lol.
Isto da potência dos Teslas é uma confusão do caraças porque não só há fontes contraditórias como os próprios carros podem receber aumentos de potência com updates e podemos estar a ter como referência a potência declarada em novo.
O RWD (antigo SR) tinha algo como 320cv quando tinha bateria NCA/NMC. Lá está, a mesma potência do atual LR RWD porque é single motor com bateira NMC.
O atual RWD LFP aparece com esses 283cv, noutras fontes 261 e até 290cv (no Zeperfs). Sinceramente não sei, mas sim, provavelmente terá à volta de 280cv.
O LR AWD atual aparece nalgumas fontes como 440, outros 498, outras 400. Sinceramente não sei, mas segundo o Zeperfs é um pouco mais lento que a antiga versão homóloga de 2019 a 2023. Versão essa que anuncia 351cv, embora noutras fontes anuncie 441.
Portanto algo tem de estar errado...
Depois isto da potência dos EVs é muito diferente da dos ICE. Pelo menos no caso da Tesla pode haver modelos a anunciar 450 ou 500cv mas isso é ali um pico só em arranque (ali aos 100 já está a perder potência) e depois lá para a frente já só têm 350cv ou assim. Num ICE é ao contrário.
BTW, eu acho que o atual LR AWD não pode ter mais do que 400cv reais porque em teoria o tal modelo antigo equivalente não deve ter mais do que isso e também porque o atual modelo Performance declara 460cv fora dos EUA pq tem bateria LG que tem limitações da energia que consegue libertar por unidade de tempo. O Performance americano esse sim tem mais de 500cv.
Tanto assim é que o Performance pré HL nalgumas medições é mais rápido que o atual Perforamance europeu.
Mas que financiado a baixo juro(ou 0%), se calhar compensa mais do que um usado com 3 anos.
Quem tem de fazer as contas é o op
Neste caso concreto do Mégane usado recente e do Model 3 novo há também o fator desvalorização futura em valor absoluto.
Assumindo uma desvalorização absoluta inferior do Mégane num prazo de 3 anos temos um fator que equilibra as contas.
Mas 1 - não fazemos ideia do que vai acontecer no futuro (ou seja isso pode-se nem verificar...) e 2 - o Model 3 é um carro superior e novo em folha, dois fatores de peso.
Atenção que daqui por 6 anos, o que não vão faltar é teslas em 2a, 3a, 4a....mão !
Sem dúvida.
Esta loucura dos Standard quase sem juros vai significar uma porrada de carros no mercado de usados, sobretudo daqui a 4, 5 6 anos.
Nessa altura (assumindo 5/6 anos) provavelmente vão valer metade do custaram em novos.