Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

Não estou a ver pelo prisma necessariamente errado. Apenas relato o que eu vejo e o que eu vejo é de facto a maioria esmagadora dos Teslas a andar devagar, seja em que tipo de vias for. Se isso corresponde à realidade estatística, isso já não sei.

Isso de "não saberem a potência do carro" não pode ter sido escrito por ti, ó ClioIIIRS!! :LOL:
Por vezes vemos o que queremos ver.

Nos EVs a ideia que dá (ou dava) é que no geral os seus condutores andam com calma por várias razões. Medo de ficar sem pilha, espirito do próprio carro ou simplesmente querer andar o máximo sem parar (em estrada).

Mas acho que isso já foi mais verdade, seja Tesla ou outros EVs. Já ICEs devagar é muito comum hoje em dia em AE.

Longe vão os tempos em que fazias Lisboa-Algarve e eram os diesel potentes (para a época claro) a 180/200 sempre a partir pedra. E quase nem vias pessoal a 120 exceto carrinhos modestos.

Hoje isso (gente a 200) é uma raridade e até 150 já parece rápido e passas facilmente mais de 90% dos carros.

Porque parece que não foi escrito por mim? A Tesla vende tanto que o utilizador médio não é necessariamente fan boy e comprou porque gosta, porque pode, porque foi recomendado etc.

Aliás a Tesla é realmente um fenómeno curioso porque tanto tens donos que vêm das premium alemães, como de segmentos C comuns como até tens gente que nem liga muito a carros e tinha ICEs com 20 anos mas que como gosta do produto, da poupança (sobretudo se andarem muito), do ser elétrico e da imagem que o carro passava (quando ainda era novidade, agora já não tanto) e sobretudo da tecnologia.

Sobretudo a tecnologia que é capaz de ir buscar um público que nem sequer ligava a Mercedes ou BMWs.

Portanto destes vários perfis nem todos ligam sequer a potência ou aceleração. Se calhar alguns nem sabem que o carro anda bem até fazerem a primeira ultrapassagem. E mesmo aí se calhar nem sabem que podem mudar do modo chill para o normal e ter ainda mais potência.

Reforço isto de que muitos (quase todos) se esquecem quase sempre: está bem contemplada a desvalorização dos carros?
Sendo que isto nos EVs é mais imprevisível.

Tanto podem perder imenso valor como podem estaganar ou até subirem como agora com a guerra no Irão.

Sinceramente acho que quer um Mégane "semi novo" quer um Model 3 HL SR novo vão perder muito valor daqui para a frente.

O primeiro porque não é tão apetecivel como usado e porque é um carro que tem muito mais concorrência direta e que todos os anos aparece concorrência forte a "fazer o mesmo" e novo em folha.

Já o Model 3 com estas campanhas parece-me óbvio que daqui a uns bons 6 anos vai desvaloriza facilmente 15 a 20k. Provavelmente mais para os 20 que os 15, nomeadamente como retoma ou entregue a plataformas de compra e venda. E porque vai haver muuuuuita oferta.

Lá está, não há almoços grátis. Vai ser o preço do excelente negócio (financeiramente) agora.

Até acho que o um Model 3 RWD Premium 2025 como o do JN1984 vai valer pelo menos o mesmo que o SR 2026 com os mesmos km, se não valer até um pouco mais.

Mas isto é tudo futurologia e com carros novos de uma realidade nova tudo isto é super imprevisivel. Basta ver as rendas de alguns elétricos... São puxadas pq há uma grande incerteza no futuro.

Última edição:
Essa conta tbm se pode fazer mas não é tão linear como nos ICE que podiam durar "uma vida" ( e duram😂).
Em EVs, se a bateria dá o peido mestre: está tudo fdd. Ou, na melhor das hipóteses, uma despesa enorme.

Portanto, o mais seguro é jogar com garantias e despachar enquanto ainda tem potencial de venda.

A estratégia de manter o Megane durante 3 anos: acho bem se for esta opção. Mas manter 6 anos já não penso que seja boa ideia. Tem algum risco.
ICE a durar uma vida? Talvez, mas certamente não os modernos.

Esses ficaram no século passado, no máximo início dos 2000.

Portanto se é verdade que os EVs são carros de certa foram descartáveis, acho que os PHEV e mesmo os ICE modernos também acabam por o ser.

Se tens medo que a bateria dê o peido mestre é comprar novo ou usado ainda com margem e vender antes de terminar a garantia.

Mas não acho que o cenário real seja necessariamente assim tão dramático um cenário de ter um EV sem garantia. Podes reparar um módulo por 2/2,5k) e não é difícil gastar 1, 2k ou mais a reparar um ICE.

Mas aceito que não seja um risco que todos estejam dispostos a aceitar. É algo pessoal.

Se bem que daqui a 10 anos o mercado das oficinas EV será também outro e talvez comecem a aparecer baterias de substituição a preços mais acessíveis em aftermarket.

Clio, fui eu que fiz confusão e já o tinha referido. fixei 225kw, que dá 306cv, mas depois vi que afinal eram 235kw, os tais 320cv. o standard "só" tem 283cv. eu tenho-me regulado pela IA, pelos preços dos novos e pelo ultimatespecs, que é português.

concordo em absoluto com a velocidade de antigamente nas AEs e as mesmas hoje em dia, vendo-se poucos carros a abrir. se fores nem digo os 150 que referes, mas mesmo a 130 não és passado muitas vezes, especialmente ao fds.

em relação aos teslas, haverá sempre muitos, como as meganes 1.5dci e os ibizas 1.4tdi dos anos 2000. é só escolher o que parecer mais direitinho e com os kms mais baixos ou perto disso. mas a concorrência irá ser certamente muita. os meganes serão sempre menos, isso é certo. no entanto, só daqui a uns anos saberemos mais em concreto neste caso, em relação aos teslas um pouco mais tarde (ou comparamos com os de 2020/2021 que na faixa dos 80/90 mil kms andam a 22/24 mil, embora também tenham sido mais caros na sua compra na altura em que saíram.

quanto aos módulos das baterias - nem falo de baterias em si - será cada vez mais normal substituir módulos por um preço bem mais em conta. não vai chegar perto dos preços das baterias normais, mas se calhar se hoje falarmos em 200€, daqui a 4 ou anos às tantas falamos de 1500€. veículos com 10 ou 12 anos se calhar até poderão substituir a bateria ou células da mesma por módulos recentes tecnologicamente e se calhar uma bateria de 60 pode passar a ter, por exemplo, 70 ou 75kw. se calhar um pouco como a RAM de um computador, em que antigamente metias logo uma slot de mais 1gb ou 2gb e passavas a ter 6 ou 8 em vez de 4. penso que seria uma boa ideia e assim o carro continuaria a ser utilizável e até com mais autonomia sem ter que "sacrificar" o veículo em si.

As baterias já se sabe hoje com a tecnologia atual que não é por aí que o carro vai às filhozes !

Acerca de trocar baterias, anda aí por cima um leaf 1 com baterias de 62KW. Portanto já fex um bom upgrade, não sei a que custo.

Penso que o pior possa ser software, componentes de gestão eletrónica e o chassis, pois estes carros elétricos atuais têm um grande esforço de otimização de peso vs resistência do chassis que me parece a prazo poder causar problemas (no caso da tesla deu muito cedo).

soneca, para isso prefiro este por mais 500€, pois carrega na mesma a 22kw e tem menos de 30 mil kms:

o problema é que se pedir crédito ao banco só poderei dar no total 25 mil, no máximo dos máximos 26 mil. quase de certeza...

se este fosse a versão ICONIC, sempre eram menos 500, para isso este teria que baixar mais 500€ ainda.

soneca, para isso prefiro este por mais 500€, pois carrega na mesma a 22kw e tem menos de 30 mil kms:

o problema é que se pedir crédito ao banco só poderei dar no total 25 mil, no máximo dos máximos 26 mil. quase de certeza...

se este fosse a versão ICONIC, sempre eram menos 500, para isso este teria que baixar mais 500€ ainda.

Importado e com mais de 3 anos. Na revenda daqui a X anos, vão torcer o nariz.

São os 3 de 2023. Até no stand da Byrd são importados, que já liguei para lá há umas semanas. E demoram cerca de 1 mês a entregar. Esse até já está à venda já algum tempo. Havia um azul que andava aí também já há bastantes dias, mas era de 2024. Não sei se eles o venderam entretanto. Estava em Sintra e queriam 400€ para o trazerem para cima para a minha terra. Fazem assim pressão para agarrar o cliente ou este perde os 400€.

Nesse dia liguei de mahã para aqui o norte e tive que voltar a ligar quase ao final da tarde já para Sintra a pedir o vídeo que me prometeram, pois não valia a pena ligar a não ser para a fonte. Continuo à espera até hoje.

A não ser que haja uma hecatombe, a ideia é mesmo vender o megane aos 6 anos. dar ao próximo cliente uma almofada de 2 anos e 60 mil kms de bateria e assim não perder tanto. caso venda depois dos 8 anos vai cair a pique o valor dele, por muito que as baterias estejam a 85% ou perto disso. a barreira psicológica dos 100 ou 150 mil a funcionar, mas no modo elétrico. o objetivo é vender mesmo aos 6 anos.

edit: eu penso da mesma forma do eduardo. imagina que andava 6 anos com o carro. teria quase 10 anos. ainda não há praticamente experiência de vendas para que nos possamos basear nesse tipo de situações para poder saber minimamente como será o mercado nessa altura com carros com 10 anos de idade.
Sim, vai cair a pique mas tu também vais gastar dinheiro, talvez até mais do que essa desvalorização, a comprar outro carro, fazer outro crédito, assumir outro risco, e o carro que comprares que também vai desvalorizar… Se calhar até mais que o megane, pois terá maior valor.

Se o objetivo é mesmo esse e estás irredutível, acho que faz mais sentido (do ponto de vista financeiro) comprar o tesla e manter os 6 anos.

Última edição:
Já testei quer o tm3 Highland com o motor mais fraco quer o Megane pre facelift. No que diz respeito a condução, motor/suspensões achei o tm3 mto superior. Nem estão no mesmo segmento sequer.

O Megane até é confortável mas as suspensões são moles de mais e isso nota-se quer na travagem quer nas curvas.

Voltar
Superior