ClioIIIRS
Well-known member
Por vezes vemos o que queremos ver.Não estou a ver pelo prisma necessariamente errado. Apenas relato o que eu vejo e o que eu vejo é de facto a maioria esmagadora dos Teslas a andar devagar, seja em que tipo de vias for. Se isso corresponde à realidade estatística, isso já não sei.
Isso de "não saberem a potência do carro" não pode ter sido escrito por ti, ó ClioIIIRS!!![]()
Nos EVs a ideia que dá (ou dava) é que no geral os seus condutores andam com calma por várias razões. Medo de ficar sem pilha, espirito do próprio carro ou simplesmente querer andar o máximo sem parar (em estrada).
Mas acho que isso já foi mais verdade, seja Tesla ou outros EVs. Já ICEs devagar é muito comum hoje em dia em AE.
Longe vão os tempos em que fazias Lisboa-Algarve e eram os diesel potentes (para a época claro) a 180/200 sempre a partir pedra. E quase nem vias pessoal a 120 exceto carrinhos modestos.
Hoje isso (gente a 200) é uma raridade e até 150 já parece rápido e passas facilmente mais de 90% dos carros.
Porque parece que não foi escrito por mim? A Tesla vende tanto que o utilizador médio não é necessariamente fan boy e comprou porque gosta, porque pode, porque foi recomendado etc.
Aliás a Tesla é realmente um fenómeno curioso porque tanto tens donos que vêm das premium alemães, como de segmentos C comuns como até tens gente que nem liga muito a carros e tinha ICEs com 20 anos mas que como gosta do produto, da poupança (sobretudo se andarem muito), do ser elétrico e da imagem que o carro passava (quando ainda era novidade, agora já não tanto) e sobretudo da tecnologia.
Sobretudo a tecnologia que é capaz de ir buscar um público que nem sequer ligava a Mercedes ou BMWs.
Portanto destes vários perfis nem todos ligam sequer a potência ou aceleração. Se calhar alguns nem sabem que o carro anda bem até fazerem a primeira ultrapassagem. E mesmo aí se calhar nem sabem que podem mudar do modo chill para o normal e ter ainda mais potência.
Sendo que isto nos EVs é mais imprevisível.Reforço isto de que muitos (quase todos) se esquecem quase sempre: está bem contemplada a desvalorização dos carros?
Tanto podem perder imenso valor como podem estaganar ou até subirem como agora com a guerra no Irão.
Sinceramente acho que quer um Mégane "semi novo" quer um Model 3 HL SR novo vão perder muito valor daqui para a frente.
O primeiro porque não é tão apetecivel como usado e porque é um carro que tem muito mais concorrência direta e que todos os anos aparece concorrência forte a "fazer o mesmo" e novo em folha.
Já o Model 3 com estas campanhas parece-me óbvio que daqui a uns bons 6 anos vai desvaloriza facilmente 15 a 20k. Provavelmente mais para os 20 que os 15, nomeadamente como retoma ou entregue a plataformas de compra e venda. E porque vai haver muuuuuita oferta.
Lá está, não há almoços grátis. Vai ser o preço do excelente negócio (financeiramente) agora.
Até acho que o um Model 3 RWD Premium 2025 como o do JN1984 vai valer pelo menos o mesmo que o SR 2026 com os mesmos km, se não valer até um pouco mais.
Mas isto é tudo futurologia e com carros novos de uma realidade nova tudo isto é super imprevisivel. Basta ver as rendas de alguns elétricos... São puxadas pq há uma grande incerteza no futuro.
Última edição: