Compra de Carro (substituição Peugeot 307)

Entre os segmentos A, o VW Up é claramente superior. Tem um pisar de estrada excelente.
Já tive um Panda de 2004, conheço bem o Panda seguinte que usa a base do Panda que tive.
Tenho um Twingo de 2020.
O Up é bem superior e ainda por cima tem uma posição de condução mais confortável.

Olha aqui um Panda tão lindo!

Fiz todo o Norte de Itália com uma coisa destas e nunca fiquei mal! É espaçoso, muito simples de conduzir, gasta pouco e é fiável como a Fiat sabe fazer carros utilitários / pequenos.

Olha aqui um Panda tão lindo!

Fiz todo o Norte de Itália com uma coisa destas e nunca fiquei mal! É espaçoso, muito simples de conduzir, gasta pouco e é fiável como a Fiat sabe fazer carros utilitários / pequenos.

Melhor ainda com o motor 1.2: Usado Fiat Panda 2020 - 9 000 EUR, 50 400 km - Standvirtual.com

O 500x já entra noutros valores.

Não pus o Fiat 500 ainda de lado. E quanto ao Panda, não, nunca conduzi, mas não sou fã do aspeto.

Achei este interessante, mas o vermelho parece um pouco "deslavado", ou é impressão minha?

Última edição:
Não sou muito fã do Panda, com sinceridade.
Quando um gajo não gosta de uma mulher... não vale a pena os outros virem falar das suas qualidades e beleza intrinseca!

Eu não gosto muito dela, prefiro a outra mais pequenina que não tem espaço atrás! Esquece lá a 307!

Eu, pessoalmente, sou muito mais pragmático. Gosto de conhecer o mercado. E o Panda é um GRANDE pequeno carro, mas pode ser mais feio que o 500... mas o 500 não me dá o mesmo espaço nem à frente nem atrás...

Acho que deverias levar a tua esposa a ver e andar uns bons km em ambos... Eu sei que no test drive do costume dos 3-5 km não dá para ver nada... Olha, leva também os filhos para os testes e abre os porta-bagagens. Se bem que também concorde contigo! Quanto maior é o carro, maior é a nossa tendência para o encher com coisas que se calhar nem necessitávamos tanto...

1000x um clio que um 500 com o vermelho já meio comido pelo sol. no entanto, esse clio já com 110 mil não, se calhar consegues uma coisa com uns 70 ou 80 mil no máximo.

Tenho conta na CGD. Há um simulador na aplicação. Vou verificar. Até porque estou em processo de renegociação do empréstimo habitação, vou lá daqui a 10 dias e posso aproveitar para colocar a dúvida. Obrigado pela dica.

Na questão dos créditos, o melhor crédito é aquele que pagas o montante menor em juros.
As taxas de juros nos créditos automóveis e créditos pessoais são muito elevadas.
Um crédito automóvel de 10.000€ a 60 meses, são quase 2500€ só em juros e despesas de dossier (simulei um exemplo no site da CGD).
E a 120 meses, são 5000€ em juros, praticamente metade do montante emprestado...

Se tens crédito habitação, e estás em fase de renegociação, verifica com o teu banco se tens possibilidade de aumentar a hipoteca da tua casa. (Também podes verificar com um intermediário de crédito a possibilidade de transferir o crédito habitação para outra instituição e pedir um valor maior. Até há 2/3 anos atrás, a taxa de juro na CGD não era muito competitiva nos créditos habitação. Os melhores bancos eram o Bankinter e Abanca. Agora não sei como está o mercado).
Os juros associados ao crédito habitação rondam os 3,5%, que é bem inferior aos juros associados ao crédito automóvel ou pessoal (que rondam os 8% / 10% / 12%).

Além disso, tens outra vantagem no crédito habitação que será evitar reservas de propriedade sobre a viatura.
Tens alguma liberdade caso pretendas vender ou trocar a viatura em qualquer momento.
A desvantagem é que este crédito adicional será diluído durante o restante período do crédito habitação, e os juros vão acumular até ao final (embora em montantes cada vez menores, devido ao efeito de amortização do crédito habitação.)

É uma questão de fazer contas e ver o que se adequa melhor ao vosso caso.

Percebo que seja difícil um Panda encher o olho, aquele estilo meio caixote e a sua simplicidade não cabem nos padrões dos mais exigentes, mas a verdade é que é uma boa aposta. Extremamente fácil de conduzir e estacionar, posição de condução elevada (as senhoras gostam), comandos bem colocados e muito poupado, além de ter uma motorização fiável e simples.

Claro que em comparação com um Clio perde, um é segmento A e o outro B.

Se estiveres disponível, olha para o Panda.

Um SUV parece-se com que formato? 🤣
Não compares um 2008, um Captur, até um Dacia Sendero Stepway, para dar assim uns exemplos rápidos, com aquilo que é um Panda.

Quanto aos créditos, felizmente, até hoje, o único que me vi obrigado mesmo a fazer foi o crédito habitação. Até teria alguma margem, mas este ano estão a ser feitas obras no prédio e foram uns bons milhares a cada um. E no Peugeot, com jeitinho, vou ver e é preciso calços ou discos ou alguma coisa está com alguma folga. Mas já são tantas "coisinhas".... ainda há pouco gastei quase 500€ num radiador e MAF. Também tinha feito a distribuição. Agora foi esta questão dos travões e anteriormente de quase ter incendiado. É sempre o: "arrisco, a ver se é desta que não me dá mais chatices por uns tempos, dado que ainda tem poucos km's" ou "chega de gastar dinheiro em algo que já nunca terá grande retorno"?

isso está a transformar-se num cancro, se queres a minha mais sincera opinião.

já agora, hoje no BPI disseram-me que com a taxa deles de 7% só faziam a simulação abrindo conta lá. WTF??? nunca tinha visto tal! apresentaram-me uma proposta normal, mais cara 30€ que no activobank para o mesmo número de meses e com TAEG mais baixa, mesmo assim! reclamei e saí naquela hora. na caixa geral e sem ter que fazer nada eram quase 20€ de diferença a menos por mês em relação ao BPI. fica o aviso desde já.

Pois, mas não irás ter valores muito maiores que esses 1000€. Carro com 22 anos, base de gama com 68cv, mesmo que seja um bom motor, tambem já andam poucos/poucas a circular... Os KMS nem são assim muitos, mas se calhar não te dão mais que 1500€ pela viatura.

Voltar
Superior