Tenho conta na CGD. Há um simulador na aplicação. Vou verificar. Até porque estou em processo de renegociação do empréstimo habitação, vou lá daqui a 10 dias e posso aproveitar para colocar a dúvida. Obrigado pela dica.
Na questão dos créditos, o melhor crédito é aquele que pagas o montante menor em juros.
As taxas de juros nos créditos automóveis e créditos pessoais são muito elevadas.
Um crédito automóvel de 10.000€ a 60 meses, são quase 2500€ só em juros e despesas de dossier (simulei um exemplo no site da CGD).
E a 120 meses, são 5000€ em juros, praticamente metade do montante emprestado...
Se tens crédito habitação, e estás em fase de renegociação, verifica com o teu banco se tens possibilidade de aumentar a hipoteca da tua casa. (Também podes verificar com um intermediário de crédito a possibilidade de transferir o crédito habitação para outra instituição e pedir um valor maior. Até há 2/3 anos atrás, a taxa de juro na CGD não era muito competitiva nos créditos habitação. Os melhores bancos eram o Bankinter e Abanca. Agora não sei como está o mercado).
Os juros associados ao crédito habitação rondam os 3,5%, que é bem inferior aos juros associados ao crédito automóvel ou pessoal (que rondam os 8% / 10% / 12%).
Além disso, tens outra vantagem no crédito habitação que será evitar reservas de propriedade sobre a viatura.
Tens alguma liberdade caso pretendas vender ou trocar a viatura em qualquer momento.
A desvantagem é que este crédito adicional será diluído durante o restante período do crédito habitação, e os juros vão acumular até ao final (embora em montantes cada vez menores, devido ao efeito de amortização do crédito habitação.)
É uma questão de fazer contas e ver o que se adequa melhor ao vosso caso.