Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Imaginem a tesla meter carros no mercado europeu e não serem testados.

O escândalo que seria.

Isto é mau para os consumidores, quanto mais informação, melhor.

Será que se o carro tivesse 1-2 estrelas o Pai x compraria este carro para a filha? Ou a mulher com os filhos?

Habitual?? Dizes isso com conhecimento de causa ou é uma opinião?

Isso é gravíssimo.
Conhecimento. Não sei se sabes que eu sigo este tema dos Crash tests com muita atenção há décadas. Mas não é segredo: o próprio Euro NCAP já o revelou discretamente por diversas vezes.

Última edição:
Conhecimento. Não sei se sabes que eu sigo este tema dos Crash tests com muita atenção há décadas. Mas não é segredo: o próprio Euro NCAP já o revelou discretamente por diversas vezes.

Que não publicam porque o construtor assim o pede? E então, em que medida é que isso é bom para o consumidor?

Que não publicam porque o construtor assim o pede? E então, em que medida é que isso é bom para o consumidor?
Sim, a pedido. Com o argumento de que vão melhorar os carros, etc.

Não é bom para o consumidor, claro, mas sei que pelo menos há uns tempos eles referiam explicitamente no site algo como "resultado válido a partir do n.º de chassis (ou data) X...". Não sei se essa informação ainda aparece.

Lamentavelmente, os resultados dos resultados anteriores ficavam por publicar. Em algumas situações eram situações menores facilmente corrigíveis, tal como a reprogramação de airbags ou substituição de peças em cintos de segurança, o que pode ser feito através de recalls, mas o que implicar mexer na estrutura da carroçaria é obviamente mais difícil, embora não impossível.

Já aconteceu haver correcções de detalhes que foram suficientes para melhorar a classificação.

Situações destas acontecem já há muitos anos. Graças à acção pioneira na Europa da revista alemã auto motor und sport e do principal clube automóvel alemão, o ADAC, foi possível descobrir e corrigir situações dessas no passado. Mas também aí só foram publicados os detalhes dos carros com os problemas corrigidos.

Voltar
Superior