Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Com o Chega ao virar da esquina a postos para tomar o poder esse tipo de actos tem tendência a aumentar.
Não há nada que possam fazer para prevenir isso, já está a acontecer noutros países, por aqui será como sempre com um delay de alguns anos, e depois, como mostra a história, virá o descontentamento com os resultados e um novo ciclo com a esquerda a governar de novo, tudo com delay por cá.

Não há nada que possam fazer para prevenir isso, já está a acontecer noutros países, por aqui será como sempre com um delay de alguns anos, e depois, como mostra a história, virá o descontentamento com os resultados e um novo ciclo com a esquerda a governar de novo, tudo com delay por cá.

Talvez ainda tenhamos um bloco central antes do Chega chegar a governo.

Se for o caso, será assim: o tal delay.🤷

Talvez ainda tenhamos um bloco central antes do Chega chegar a governo.

Se for o caso, será assim: o tal delay.🤷
Não acredito, o PS e PSD estão muito antagonistas. Se nada de catastrófico acontecer este governo acaba em 2029, por essa altura já a extrema direita governa sozinha ou em coligação em vários países, diria que em 2029 será provavelmente o ano em que o Chega "chega" ao poder.

não acredito que o Chega consiga ganhar eleições E formar governo , nem em 27 ou 28 ou 29 !

(MAS ... a performance e/ou jogadas do líder do PS e do PSD pode influenciar AINDA essa minha percepção !)

Mesmo com todos os problemas dos governos até PPC inclusive, e não esquecendo o segundo governo Sócrates, eu acho que a partir do Costa/Geringonça temos vindo num voo em espiral....e não é com montenegro que nos safamos.

Será certamente com Carneiro !! haha.

Mas a sério O país até 2015/16 não era perfeito mas desde aí tem sido 1 descalabro.
Completamente de acordo. O Crato deixou um bom trabalho, que depois o Tó Costa destruiu com facilitismo e por ambição politica.

não acredito que o Chega consiga ganhar eleições E formar governo , nem em 27 ou 28 ou 29 !

(MAS ... a performance e/ou jogadas do líder do PS e do PSD pode influenciar AINDA essa minha percepção !)
Sandagem de agosto -
O partido liderado por José Luís Carneiro recolhe 27,9% das preferências, enquanto o Chega, de André Ventura, aparece logo atrás, com 27,1%. A AD ocupa a terceira posição, com 25,7%,

Na Europa, Itália de pedra e cal, Alemanha é o que se viu, países baixos, Bélgica, Áustria, entre outros é o que se vê.

Portanto, o Chega não é uma anomalia portuguesa. Está inserido numa mudança eleitoral europeia e global mais ampla para a direita extrema/conservadora /nacionalista/popolista.

Até pode ganhar, mas não conseguirá formar governo. Provavelmente teremos um bloco central.
O PSD que é que será relevante quando o Chega ganhar, só vai ter uma preocupação (como todos os outros) a sua própria sobrevivência e a fazer geringonça será com quem tiver mais influência no povo. por outas palavras, é óbvio que forma governo com o chega.

Até pode ganhar, mas não conseguirá formar governo. Provavelmente teremos um bloco central.
Sandagem de agosto -
O partido liderado por José Luís Carneiro recolhe 27,9% das preferências, enquanto o Chega, de André Ventura, aparece logo atrás, com 27,1%. A AD ocupa a terceira posição, com 25,7%,

Na Europa, Itália de pedra e cal, Alemanha é o que se viu, países baixos, Bélgica, Áustria, entre outros é o que se vê.

Portanto, o Chega não é uma anomalia portuguesa. Está inserido numa mudança eleitoral europeia e global mais ampla para a direita extrema/conservadora /nacionalista/popolista.
Acontece porque a Europa os governos europeus não governam para as maiorias que os elegem. Governam para minorias e grupos de influência. A direita conservdora é uma inevitabilidade. É o que cada vez mais europeus querem. Ordem, segurança, justiça, mais responsabilidade individual e imigração controlada e com regras. No fundo querem um regresso ao passado.

Acredito que o chega venha a ser governo num espaço de uns 10 anos, agora claro, também depende do contexto...o mundo anda muito saltitão....veremos.

Certo é que se o Chega alcançar governo, não é como muitos comentadores dizem , da desinformação, das redes sociais, bla bla bla.

Se o Chega governar é porque os partidos tradicionais FALHARAM durante décadas em especial na última década É algo que muita gente ainda não entendeu.

Acontece porque a Europa os governos europeus não governam para as maiorias que os elegem. Governam para minorias e grupos de influência. A direita conservdora é uma inevitabilidade. É o que cada vez mais europeus querem. Ordem, segurança, justiça, mais responsabilidade individual e imigração controlada e com regras. No fundo querem um regresso ao passado.
O porquê dava uma longa discussão, mas esse resumo não está mal. O que querem é que é mais volátil, eventualmente como mostra a história, depois vão querer outra coisa e voltamos ao mesmo de agora.

Eu na altura era mt novo mas a malta dos anos 80 e 90 ficou muito contente e com boa ideia de futuro porque a CEE/UE nessa altura tinha como objectivo a Europa, os europeus, economias livres mas com o controlo estritamente necessário apenas, a cooperação estratégica entre países, veja-se o Canal da Mancha, ou até antes disso, Concorde, enfim tudo "pequenos" exemplos de que quando se quer união a sério, a coisa faz-se.

A UE dos ultimos anos desiludiu muita gente que tinha boas perspectivas há 30 anos.
Estados de costas voltadas, brexit ( que ninguem ganhou com isso ) , politicas de imigração desreguladas, entre outros, é o que temos...

o governo PSD tem mexido qb na questão da imigraçao, tem dado um rebuçados nos impostos e nos jovens na compra casa, livros/pc grátis até 12º, etc
fizessem eles alguma coisa na "percepção" da justiça e da saúde e segurança social/reformas ... e voltavam a ganhar

Acho que a direita mais radical só "consegue" ganhar em situações muito extremadas, em que o país está a "ferro e fogo".
Se a IL tivesse uma líder mais competente e tivessem capacidade de explicar as suas ideias ou ideais a médio/longo prazo, podiam ser uma "boa muleta" do PSD para reformas !
(acho que) o Chega ... está mais perto do PS/PSD do que pensamos na economia, mercado, etc !

o governo PSD tem mexido qb na questão da imigraçao, tem dado um rebuçados nos impostos e nos jovens na compra casa, livros/pc grátis até 12º, etc
fizessem eles alguma coisa na "percepção" da justiça e da saúde e segurança social/reformas ... e voltavam a ganhar

Acho que a direita mais radical só "consegue" ganhar em situações muito extremadas, em que o país está a "ferro e fogo".
Se a IL tivesse uma líder mais competente e tivessem capacidade de explicar as suas ideias ou ideais a médio/longo prazo, podiam ser uma "boa muleta" do PSD para reformas !
(acho que) o Chega ... está mais perto do PS/PSD do que pensamos na economia, mercado, etc !
Eu não digo que estes 2 anos de PSD sejam tão maus como os 8 de PS.
Mas esperava-se mais, muito mais.

Em matéria social é de extrema direita, aí não há dúvidas, em matéria económica está mais perto do PCP do que do PS. E só dessa forma é que ganha eleições como é lógico.

Eu não digo que estes 2 anos de PSD sejam tão maus como os 8 de PS.
Mas esperava-se mais, muito mais.
Eu não consigo ver a diferença, só ainda não fizeram tantos estragos porque ainda só passaram 2 anos, mas era deixa-los lá 8 e a coisa deveria ser igual.
Até as estratégias de "contenção" de estragos é a mesma.

Há muita coisa mal, mas o que está a acontecer com os combustíveis é algo inimaginável e o que mais me surpreende é a mansidão do país.

Sim mas a questão aqui é a forma como os países se preparam para a crise e já agora como lidam com ela.
Seja que tipo de crise for, não é só económica.

O Jimbo tem vindo a dizer que a Irlanda ( a qual também já teve uma crise séria ) tem vindo nos ultimos 10 anos a criar um fundo para lidar com futuro dissabores.

Em PT que prevenção fazemos? Aumentar cada vez mais os FP e pensionistas e xular a classe média com cada vez mais impostos?

até se podia fazer um fundo com o dinheiro que o Neves poupa ao Estado.

A IL é um nado morto.

A IL é um nado morto.
não sei se é pior o Rui Rocha ou a Mariana leitão
e para mim é inexplicável a falta de capacidade de comunicação - com tanta gente jovem, moderna e com profissões liberais

falam em modernizar o estado sem nunca explicar .. e vem logo o bicho papão dos adversários (com despedimentos e privatização) ...e eles nunca saem dessa teia
falam em crescimento económico ... que todos os países no Mundo querem ... mas nunca concretizam
falam nos impostos e metem os pés pelas mãos no IRS, IRC, etc
e depois pelo meio ainda vão aqui e ali metendo-se em "estradas sem sentido" de forma ocasional

Voltar
Superior