Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Acho que algo aí não está a fazer muito sentido Nuno, torção será algo tipo é um dos lados que tenta vencer a força que o outro lado faz, portanto se tem esse princípio, não estou a ver que possa ser completamente independente![]()

Eu estou correto.
A suspensão é independente e não tem nenhum eixo de torção.
Tem 2 braços independentes um do outro.
Usa sim barras de torção em vez de molas helicoidais.
redimensionar imagem ao carregar
Sem problemas.Nuno, acreditas que tenho um Citroen Saxo Cup 1.6i 16v há 29 anos e sempre tive em mente que o mesmo tinha um esquema de suspensão traseira semi-independente/eixo de torção (o que é explicado mais abaixo), mas eu estava errado:
Semi-independente
O eixo de torção traseiro é considerado um tipo de suspensão semi-independente. Isso significa que, embora as rodas estejam conectadas, não há movimento independente entre elas, o que limita a capacidade de absorção de impactos em comparação com sistemas de suspensão independente. Embora o eixo de torção traseiro seja comum em veículos compactos, sistemas de suspensão independente, como o multilink, oferecem maior flexibilidade e conforto, permitindo que as rodas se movam de forma independente.
Depois do teu post fui fazer uma pesquisa mais exaustiva e tu é que tens razão, ou seja, o Citroen Saxo Cup/VTS 1.6i 16v tem no eixo traseiro uma suspensão independente com barras de torção com barra estabilizadora (sem molas helicoidais, mas como será evidente isto das molas já sabia), por isto peço-te desculpa e agradeço esta tua informação.
Deixo aqui estas duas imagens onde na segunda é descrito dum modo sucinto o esquema da suspensão do pequeno Saxo Cup 1.6i 16v:
redimensionar imagem ao carregar
![]()
É correcto. A GTi tal como no caso dos Golf usa uma suspensão diferente nos GTi(e acima) o polo terá suspensão diferente no GTi. O DCC acredito que mais tarde seja possível meter nas outras versões também..Neruson, pelo que ouvi e vi num vídeo a versão GTI do ID-Polo tem suspensão independente no eixo posterior (será que esta informação que vi será totalmente correcta) ?
Pelo menos a versão GTI é a única que possui o sistema DCC (com o controlo electrónico dos amortecedores), as restantes nem como opção.