Europa, Quo Vadis?

obviamente, eu sempre disse que a única maneira de secar o Chega seria os partidos "tradicionais" passarem a tratar a questão migratória com a urgência e gravidade que merece.

Eu iria mais longe: os partidos tradicionais (principalmente de centro-esquerda) deviam concentrar-se nos verdadeiros problemas que afligem a classe média. A imigração descontrolada é um dos problemas, mas há outros: o custo da habitação, o desemprego jovem, a estagnação económica.

Houve uma altura em que estes partidos perderam o rumo, e de repente deram muito mais importância à agenda woke do que aos problemas da maioria da classe média. No fundo, concentraram a governação nas minorias e esqueceram a maioria.

A malta já vem com muitas teorias, mudanças de vento....mas uma das mudanças mais importantes da Suécia dos últimos anos é que a questão migratória deixou de ser uma posição quase exclusiva do SD.

Os próprios Social-Democratas endureceram significativamente a sua posição sobre imigração e , com isso, o SD perdeu alguma da vantagem de ser o único partido a defender políticas migratórias muito restritivas, porque parte dessas posições entrou no mainstream político sueco (lembra-vos algo?).
A única teoria (pelo menos por aqui) vinha que a Suéca isto e aquilo e a extrema direita era a luz que ia salvar aquele país perdido e no fim sobra uma mão cheia de nada... até a própria direita que estava no poder o perdeu!!
se calhar descobriram que o problema dos seus problemas não estava nos imigrantes... as medidas restritivas de imigrantes não metem dinheiro na mesa e sem dinheiro não há circo.
Mas a demagogia é o que vende.

A única teoria (pelo menos por aqui) vinha que a Suéca isto e aquilo e a extrema direita era a luz que ia salvar aquele país perdido e no fim sobra uma mão cheia de nada... até a própria direita que estava no poder o perdeu!!
se calhar descobriram que o problema dos seus problemas não estava nos imigrantes... as medidas restritivas de imigrantes não metem dinheiro na mesa e sem dinheiro não há circo.
Mas a demagogia é o que vende.
o quê?

Penso que não foi nada disso, foi mais o ter-se baixado o nivel de criminalidade nos últimos anos, como resultado de menos imigração, menos pedidos de asilo, mais mão pesada para os criminosos.

Deixou de ser tabu, a ser assumido, e adoptado pelas politicas dos partidos mainstream.

Secando assim a "extrema" (direita ou esquerda).

o quê?

Penso que não foi nada disso, foi mais o ter-se baixado o nivel de criminalidade nos últimos anos, como resultado de menos imigração, menos pedidos de asilo, mais mão pesada para os criminosos.

Deixou de ser tabu, a ser assumido, e adoptado pelas politicas dos partidos mainstream.

Secando assim a "extrema" (direita ou esquerda).
O quê pergunto eu... Ou seja a direita fez isso tudo fantástico e no fim perderam as eleições... há qualquer coisa que não bate certo nesse raciocinio.
Mais ainda, a esquerda que "trouxe o crime" volta a ganhar as eleições e o pessoal que resolveu os problemas todos do país perde? Ou a esquerda acordou um dia e somos a favor de regras e assim já ganhamos eleições? São assim tão burros os suecos que comem isto sem problema?
Acho que às veze têm que sair um pouco das caixas de ressonância que andam por aqui com direitas e esquerdas e crimes e outras tretas como se isso fosse a salvação do mundo ou o seu fim.

Repito, as pessoas querem é dinheiro na mesa, mas o pessoal ainda não chegou lá e continuam a bater nos imigrantes como desculpa para tudo e mais alguma coisa, desde logo para votações de governos.
Não chegaram com os americanos, não chegaram com os suecos como antes também não tinham chegado com o brexit, e parece-me que não vão aprender, vão andando de erro em erro... batendo com a cabeça uma e outra vez.

Eu iria mais longe: os partidos tradicionais (principalmente de centro-esquerda) deviam concentrar-se nos verdadeiros problemas que afligem a classe média. A imigração descontrolada é um dos problemas, mas há outros: o custo da habitação, o desemprego jovem, a estagnação económica.

Houve uma altura em que estes partidos perderam o rumo, e de repente deram muito mais importância à agenda woke do que aos problemas da maioria da classe média. No fundo, concentraram a governação nas minorias e esqueceram a maioria.
Curioso que aqui dizes isto mas depois no tópico ao lado não entendes porque é que o Trump foi eleito.

Os EUA têm muito mais problemas de imigração ilegal e de criminalidade (e woke) do que a Europa portanto é mais lógico que os EUA tenham elegido o Trump mesmo que ele diga as parvoíces que diz.

O quê pergunto eu... Ou seja a direita fez isso tudo fantástico e no fim perderam as eleições... há qualquer coisa que não bate certo nesse raciocinio.
Mais ainda, a esquerda que "trouxe o crime" volta a ganhar as eleições e o pessoal que resolveu os problemas todos do país perde? Ou a esquerda acordou um dia e somos a favor de regras e assim já ganhamos eleições? São assim tão burros os suecos que comem isto sem problema?
Acho que às veze têm que sair um pouco das caixas de ressonância que andam por aqui com direitas e esquerdas e crimes e outras tretas como se isso fosse a salvação do mundo ou o seu fim.

Repito, as pessoas querem é dinheiro na mesa, mas o pessoal ainda não chegou lá e continuam a bater nos imigrantes como desculpa para tudo e mais alguma coisa, desde logo para votações de governos.
Não chegaram com os americanos, não chegaram com os suecos como antes também não tinham chegado com o brexit, e parece-me que não vão aprender, vão andando de erro em erro... batendo com a cabeça uma e outra vez.
O que vale é que já te vou conhecendo e o teu discurso fica gasto.

Uma vez mais, estás a tirar uma conclusão que os dados não permitem tirar.

Primeiro, nem sequer há ainda resultados finais quanto às eleições...neste momento a diferença entre os dois blocos é mínima.

Segundo, segurança e criminalidade não desapareceram rigorosamente nada das preocupações dos suecos; “Law and order” continua entre os temas que os eleitores identificam como mais importantes, aliás penso que foi a questão dominante ao longo desta legislatura.

Quanto à criminalidade violenta temos grandes evoluções a registar, já que em 2022 houve 391 tiroteios e 62 mortos; e até Agosto deste ano houve 48 tiroteios e 12 mortos.

Ou seja, quando um problema melhora, é perfeitamente normal que outras preocupações, como saúde, escola, economia e poder de compra, ganhem peso relativo; mas Isso não significa que o problema anterior tenha deixado de importar.

E falta aí outro dado que estás a deixar de lado, mas que releva para este nosso caso os Social-Democratas que agora podem regressar ao poder não são os Social-Democratas da política migratória sueca de há dez anos.

Andersson já deixou claro que não pretende reverter a generalidade das restrições introduzidas nos últimos quatro anos, várias das quais o próprio partido apoiou.

Ou seja, a imigração, integração e criminalidade tiveram tal peso político na última década que deslocaram para a direita a própria posição dos Social-Democratas nesses temas e a discussão eleitoral pode agora voltar a saúde, escola, economia e Estado social sem que isso implique regressar à política migratória anterior.

Por isso, dizer a esquerda ganhou,e que o tema da imigração e crime eram tretas é confundir duas coisas completamente diferentes, que espero que tenhas a humildade de assumir.

De manhã vi um gráfico sobre a Suécia onde nas ultimas eleições deste fim de semana, mostram que a vitória tangencial da esquerda se deveu aos imigrantes de 2ª geração.
Digam o que disserem, isto mete-me medo. Muito medo.
O que não entendo é como é que as pessoas/politicos não conseguem ver isto.
Estão-se a criar situações na Europa que quando implodirem vai ser demasiado tarde para serem solucionadas e qualquer tipo de acção vai trazer outros problemas.

De manhã vi um gráfico sobre a Suécia onde nas ultimas eleições deste fim de semana, mostram que a vitória tangencial da esquerda se deveu aos imigrantes de 2ª geração.
Estão-se a criar situações na Europa que quando implodirem vai ser demasiado tarde para serem solucionadas e qualquer tipo de acção vai trazer outros problemas.
isto era a estratégia do PS aqui e em Espanha.

A ser verdade, é grave.

Espera, estás a defender que os filhos dos imigrantes não devem poder votar?

Não é uma questão de legitimidade ou se podem /devem votar.

É que a anterior política de imigração permitiu criar comunidades tão numerosas e tão pouco integradas que, mesmo na segunda geração, subsistem diferenças muito significativas de valores, identidade e comportamento político relativamente à sociedade de acolhimento, resultando num problema de integração que não deve ser ignorado.

Eu cá acho perfeitamente legítimo discutir se a Europa recebeu mais pessoas e mais depressa do que a sua capacidade efectiva de integração permitia.

Não é uma questão de legitimidade ou se podem /devem votar.

É que a anterior política de imigração permitiu criar comunidades tão numerosas e tão pouco integradas que, mesmo na segunda geração, subsistem diferenças muito significativas de valores, identidade e comportamento político relativamente à sociedade de acolhimento, resultando num problema de integração que não deve ser ignorado.

Eu cá acho perfeitamente legítimo discutir se a Europa recebeu mais pessoas e mais depressa do que a sua capacidade efectiva de integração permitia.
Mas é inevitável que a população europeia será cada vez menos branca e mais multicultural, isso é uma inevitabilidade. Nada há a fazer. Os europeus decidiram deixar de ter filhos e agora para as economias se manterem em funcionamento os países europeus precisam de imigrantes em idade activa. Claro que deve haver controlo e deve-se dar mais prioridade a imigrantes de certas regiões mas devido ao profundo envelhecimento da população e colapso das taxas de natalidade a população europeia vai ser cada vez menos branca. Até o Trump sabe isto e emprega muitos imigrantes mexicanos. O problema não são os imigrantes, são os imigrantes que entram de forma ilegal e ninguém sabem quem são e o que fazem.

Os imigrantes sempre votaram mais na esquerda, acontece em todo o lado e desde sempre. Mais do que normal.

O que quero dizer é que as politicas de imigração que grande parte dos países europeus adoptaram foram péssimas e que a Europa vai pagar bem caro por isso no médio/longo prazo.
Está criado um problema que não sei de que forma se vai resolver, mas suspeito que vai passar por milicias organizadas uma vez que o poder deixou o povo orfão.
Não sei se já viram um video na Lituânia de um grupo motard com uma cabeça de um porco a passar AC/DC aos berros junto a uma mesquita.
Para já é só música...

O que quero dizer é que as politicas de imigração que grande parte dos países europeus adoptaram foram péssimas e que a Europa vai pagar bem caro por isso no médio/longo prazo.
Está criado um problema que não sei de que forma se vai resolver, mas suspeito que vai passar por milicias organizadas uma vez que o poder deixou o povo orfão.
Não sei se já viram um video na Lituânia de um grupo motard com uma cabeça de um porco a passar AC/DC aos berros junto a uma mesquita.
Para já é só música...
A Europa não deveria receber imigrantes muçulmanos, é isso? Ou deveria limitar a entrada de imigrantes muçulmanos?

A Europa não deveria receber imigrantes muçulmanos, é isso? Ou deveria limitar a entrada de imigrantes muçulmanos?
A Europa deveria ter sabido que há um mundo de diferenças entre a sociedade europeia e as sociedades de onde vieram grande parte desses imigrantes.
E tal como em muitas outras situações nas nossas vidas, quando tentamos tornar igual o que é diferente, podemos criar graves problemas. Foi o que aconteceu. Digo foi porque já é um problema. Não é um problema de amanhã.
E sim, a Europa corre o risco no futuro de ter de devolver gente à origem.
Quanto à solução ou soluções, eu não as tenho, mas veja-se o caso das decisões politicas tomadas por alguns países da Europa de leste.
Os problemas evitam-se.

o UK está assim. A esquerda estava em queda e então começou a meter muçulmanos como cabeças de lista para eleições locais, e como essas comunidades são cada vez maiores começaram a ganhar eleições, e o resultado é que as políticas locais cada vez mais se focam nestas comunidades.

no fundo, é a democracia a funcionar, sim, mas isto vai ser uma bola de neve e vai ser transformacional, e não sei se os países ocidentais vão acabar melhor em termos civilizacionais e de valores humanos.

Voltar
Superior