Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Concordo.
Acrescento que a mentalidade de muita gente é: subir SMN.
Eu acho que devia ser outra atitude: fugir o mais depressa de trabalhos com o SMN.

HAverá sempre gente que por alguma razão, não quer ou não pode/consegue trabalhar em algo mais diferenciado, nada contra, existirão sempre trabalhos de SMN.

Convinha era que quem pode, se esforce mais um pouco, ou então boa sorte.

Para o average tuga, entender que países como a Suíça ou Dinamarca não têm SMN e ainda assim o pessoal ganha muitíssimo bem é rocket science.

Qual é a alternativa, indigência generalizada? Um puto que comece a ganhar o salário mínimo actual não consegue sequer ser independente, vai quê ganhar 600/700?

É melhor ganhar 600€ ou estar desempregado a ganhar 0?

Sabias que os 4 ou 5 cantões da Suíça que têm salário mínimo, são também os que têm mais desemprego? Curioso, não é?

E já agora, por que motivo não pagam 500€ a toda a gente nos cantões da Suíça sem salário mínimo? Nada os impede!

Qual é a alternativa, indigência generalizada? Um puto que comece a ganhar o salário mínimo actual não consegue sequer ser independente, vai quê ganhar 600/700?
A questão é que um SMN às empresas fica em 1.500€ por mês.
Imaginem colocarem ao serviço um jovem mecânico com 18/19 anos sem experiência. A empresa poderá levar bastante tempo a recuperar esse valor e corre o risco de passados 2/3 anos o rapaz sair para outro lado. Referi um mecânico mas pode ser aplicado a muitas outras actividades.
É um tema complexo.

Sabias que os 4 ou 5 cantões da Suíça que têm salário mínimo, são também os que têm mais desemprego? Curioso, não é?

E já agora, por que motivo não pagam 500€ a toda a gente nos cantões da Suíça sem salário mínimo? Nada os impede!
"Mas e a Suiça, bro?!"

O número não interessa absolutamente nada.

O SMN até podia 300€ e permitir uma qualidade de vida superior à actual, ou o inverso, o SMN ser 2000€ e não permitir uma qualidade de vida superior à actual.
Aumentar o SMN acima do que se poderia aumentar só provoca 2 coisas, aumento do custo de vida através da inflação e aumento da malta que recebia acima do SMN e foi apanhado pelo SMN.

Não tarda nada e a maioria dos Portugueses recebem o SMN, o que é sinal de um país muito pobre, em dinheiro e em valores.

a ser verdade ... assim é mesmo difícil qualquer governo fazer o que seja para reformar a educação
(para além de despejar AINDA mais dinheiro "à toa")

1789564037770.png

A questão é que um SMN às empresas fica em 1.500€ por mês.
Imaginem colocarem ao serviço um jovem mecânico com 18/19 anos sem experiência. A empresa poderá levar bastante tempo a recuperar esse valor e corre o risco de passados 2/3 anos o rapaz sair para outro lado. Referi um mecânico mas pode ser aplicado a muitas outras actividades.
É um tema complexo.
De facto é tema complexo.
Mas tb depende se a empresa quer apostar mais ou menos em cada trabalhador.

Porque isso até malta com canudos, muitos nos primeiros meses não produzem nada de jeito, que até faz sentido, e convém a empresa ter estrutura pa aguentar isso.

Concordo com o que tens dito, mas no entanto há aqui uma ( fancy word warning ) nuance:

Ora, a mentaliade.
De empregadores e empregados.
E em PT parte de uns e de outros deixa a desejar.
O que não ajuda.

Isto é um clássico na educação.
Os profs dizem que é porque a classe está envelhecida, o ministro diz que é boicote, a realidade é um forma de estar dos profs antiga, porque "podem".
Creio que já o disse por aqui, numa reunião especial que na altura o meu pai teve com os 7 ou 8 profs de cada disciplina lá da turma, eis o que alguns deles disseram quando confrontados com vários furos :

" eu tenho um plafond de 10 dias para faltar sem justificar, e vou usá-los todos "
Claro que outros stores eram muito dedicados. Mas voltamos ao mesmo, dedicados ou não, os sindicatos querem tudo pela mesma tabela..

Creio que já o disse por aqui, numa reunião especial que na altura o meu pai teve com os 7 ou 8 profs de cada disciplina lá da turma, eis o que alguns deles disseram quando confrontados com vários furos :

" eu tenho um plafond de 10 dias para faltar sem justificar, e vou usá-los todos "
Claro que outros stores eram muito dedicados. Mas voltamos ao mesmo, dedicados ou não, os sindicatos querem tudo pela mesma tabela..
Creio que sejam 7 dias por ano. Tenho que perguntar a um prof amigo.
Mas o perverso é que podem solicitar 1 dias por mês até ao máximo de 7 (ou mais, já não me lembro) para ser trocado por férias, ou seja, é remunerado. Mas como a escola fecha em agosto, têm na mesma os dias de ferias completos.

Se as pessoas na generalidade soubessem como é que é estruturada a carreira de um prof (benefícios e loopholes) dos quadros, provavelmente não tinham 90% da empatia que têm.

Creio que sejam 7 dias por ano. Tenho que perguntar a um prof amigo.
Mas o perverso é que podem solicitar 1 dias por mês até ao máximo de 7 (ou mais, já não me lembro) para ser trocado por férias, ou seja, é remunerado. Mas como a escola fecha em agosto, têm na mesma os dias de ferias completos.

Se as pessoas na generalidade soubessem como é que é estruturada a carreira de um prof (benefícios e loopholes) dos quadros, provavelmente não tinham 90% da empatia que têm.
Não é apenas dos professores. É toda a FP.
Quanto a essa de poderem tirar mais uns dias de férias sem dar cavaco, não me supreende mas não sabia. Tal como não sei de muitas outras regalias que existe na FP e sobre as quais ninguém fala.

Não é apenas dos professores. É toda a FP.
Quanto a essa de poderem tirar mais uns dias de férias sem dar cavaco, não me supreende mas não sabia. Tal como não sei de muitas outras regalias que existe na FP e sobre as quais ninguém fala.
A diferença é mesmo que no caso dos profs é um logro, a escola está fechada e portanto são 7 dias de férias remuneradas a mais.
Sem contar com as férias a que eles chamam de dias não letivos, e nesse caso são quase 3 meses.

É facto que o SMN tem subido muitíssimo mais do que a produtividade, além de teres um salário mínimo nacional que afeta o McDonald's em Lisboa, mas também um café em Bragança, o que não faz qualquer sentido. São custos de vida completamente diferentes, mas também de faturação para as empresas. Um salário mínimo negociado por região e setor fazia muito mais sentido.

Não me parece muito difícil entender que isso faz com que tenhas eventuais empregos que nunca chegam a ser criados porque, apesar de ser preciso uma pessoa, o salário mínimo é demasiado alto para aquilo que aquele função produzirá.
Para isso, mais valia quem vivesse em Brangança fosse menos taxado em sede de IRS.

Ou seja, o que qualquer trabalhador tem por direito: 80 horas de absentismo sem justificação mas não podendo ser consecutivos (apenas até 40 horas), por ano. 🤣

Portugal não tem problema de desemprego neste momento, antes pelo contrario, andam os empresarios sempre a queixar-se que não encontram trabalhadores.

Diria que subir o salario minimo resolveria esse "problema".

Voltar
Superior