Ajuda - Transferência Propriedade Automóvel

danger898

Member
Boa noite malta,

Alguém me consegue responder a isto com certeza: Adquiri à uma semana uma viatura, sendo eu o comprador. O registo ainda não está concluído, e pode demorar várias semanas ou meses (Porto esta muito atrasado). Posso apresentar já o pedido de transferência de propriedade do carro para nome de um familiar meu, mesmo não estando o carro em meu nome (pois o processo que fiz a semana passada ainda não está concluído)?

À primeira vista diria que não seria possível, mas depois penso como fazem os comerciantes automóveis, que muitas vezes compram carros e passado um par de dias já têm comprador, não vão estar semanas à espera que o registo inicial fique concluído, digo eu...Obrigado!

Muito simples: se for uma dupla passagem de nome pode ser efetuado na hora, se quiseres só agora passar para outra pessoa terás obrigatoriamente que esperar que o DUA chegue primeiro a cada. Nenhuma consetvatória te fará o que tu queres, pois vais ter que apresentar o DUA ao vivo.

A única hipótese é ires a uma solicitadora que conheças bem e ela faz-te isso.

O Porto tem registos de maio à espera ainda. Mas já há quem tenha pedido bem mais tarde e resolvido.

Já agora, compraste o carro e agora vais passá-lo já para outro familiar???

Muito simples: se for uma dupla passagem de nome pode ser efetuado na hora, se quiseres só agora passar para outra pessoa terás obrigatoriamente que esperar que o DUA chegue primeiro a cada. Nenhuma consetvatória te fará o que tu queres, pois vais ter que apresentar o DUA ao vivo.

A única hipótese é ires a uma solicitadora que conheças bem e ela faz-te isso.

O Porto tem registos de maio à espera ainda. Mas já há quem tenha pedido bem mais tarde e resolvido.

Já agora, compraste o carro e agora vais passá-lo já para outro familiar???

Também o pode fazer perante advogado.

Certo é que supostamente estes atestam que tem viram o original do documento, o que acaba por não ser o caso,

pode demorar semanas ou meses porquê? trata-se de uma legalização de um importado, é isso?
é que geralmente recebo o dua em 5 a 10 dias uteis

pode demorar semanas ou meses porquê? trata-se de uma legalização de um importado, é isso?
é que geralmente recebo o dua em 5 a 10 dias uteis
Depende da conservatória. Os serviços estão uma balbúrdia...

Este ano já tive um DUA que demorou 3 meses a ser emitido. Outro DUA demorou 15 dias.

dezenas de negócios nos últimos anos e sempre sem problemas (2 semanas máximo dos máximos), vou diretamente à loja do cidadão Porto e Gondomar ou IRN de Leça ao lado da Exponor.

houve 1 negócio que "teve stress", que foi uma venda a um familiar meu o qual não seguiu meu conselho, armou-se em esperto e em vez de ir a loja do cidadão foi a um solicitador qualquer, esperou 3 meses. ora deduzo que isto não seja culpa dos "serviços" mas sim do escritório onde ele foi.

dezenas de negócios nos últimos anos e sempre sem problemas (2 semanas máximo dos máximos), vou diretamente à loja do cidadão Porto e Gondomar ou IRN de Leça ao lado da Exponor.

houve 1 negócio que "teve stress", que foi uma venda a um familiar meu o qual não seguiu meu conselho, armou-se em esperto e em vez de ir a loja do cidadão foi a um solicitador qualquer, esperou 3 meses. ora deduzo que isto não seja culpa dos "serviços" mas sim do escritório onde ele foi.
Apenas posso falar da experiência nos últimos meses. Em anos anteriores já tive situações com algum atraso, mas não superior a 1 mês....
Há vários relatos de atrasos nos serviços, inclusivamente confirmados por funcionários dos registos e conservatórias.

Este ano, tive um registo de DUA pedido a 18 Março, só foi concluído a 18 de Junho.
Felizmente todos os restantes pedidos foram bem mais rápidos, entre 15 dias a 1 mês.

Depende das conservatórias e do trabalho em atraso.

eu disse últimos anos, numa ótica de mostrar que utilizo com alguma regularidade os serviços, mas também nos últimos meses:
Em Março deste ano, fiz 9 pedidos e em semana e meia tudo tratado
31 de julho outro pedido, semana e meia mais ou menos recebi o documento

não estou a dizer que não há atrasos, como dizes e bem, depende dos locais. No Porto (locais que partilhei acima), não tenho nada a dizer, pelo contrário.

agora por exemplo, importei uma transit ano passado, nesse caso sim, demorou uns 2 meses ou um pouco mais a chegar o DUA
pedido alteração de jantes no IMT, demorou 6 meses a chegar o DUA

eu disse últimos anos, numa ótica de mostrar que utilizo com alguma regularidade os serviços, mas também nos últimos meses:
Em Março deste ano, fiz 9 pedidos e em semana e meia tudo tratado
31 de julho outro pedido, semana e meia mais ou menos recebi o documento

não estou a dizer que não há atrasos, como dizes e bem, depende dos locais. No Porto (locais que partilhei acima), não tenho nada a dizer, pelo contrário.

agora por exemplo, importei uma transit ano passado, nesse caso sim, demorou uns 2 meses ou um pouco mais a chegar o DUA
pedido alteração de jantes no IMT, demorou 6 meses a chegar o DUA
És comerciante automóvel?

a lei portuguesa não define um numero máximo fixo que um cidadão particular pode comprar ou vender por ano
além de que, como disse, não sou comerciante. os meus brinquedos são apenas maiores do que quando eu era criança
e as vezes faz-se ajustes na coleção, outras vezes vai-se brincando...

a lei portuguesa não define um numero máximo fixo que um cidadão particular pode comprar ou vender por ano
além de que, como disse, não sou comerciante. os meus brinquedos são apenas maiores do que quando eu era criança
e as vezes faz-se ajustes na coleção, outras vezes vai-se brincando...
Não sabia disso, sempre pensei que em caso de um particular comprar/vender muitos carros por ano isso dava alerta nas finanças porque supostamente essa actividade tem de ser declarada (achava eu mas pelos vistos não).

tenho ideia que sejam 2 carros por ano, sempre ouvi dizer isso.

há cerca de 2 semanas e pico indicaram-me que neste momento os melhores locais para pedir DUA são mesmo a Guarda e Bragança. o resto está a ficar entupido. vendi carro dia 20 de julho e a pessoa recebeu o DUA poucos dias depois. eu estou à espera de um desde dia 8. vamos ver se não atrasa muito.

Estas ferias comprei um carrito com 30anos no norte do país, e tentei passar para o meu nome mas como tinha o registo antigo sem estar informatizado, não me deixaram registar o carro, arranjaram uma complicação de todo o tamanho, trouxe o carro em nome do antigo dono e numa conservatória na margem sul registei , paguei 65 euros salvo erro e exatamente 1 semana depois recebo no correio o cartão DUA.

tenho ideia que sejam 2 carros por ano, sempre ouvi dizer isso.

há cerca de 2 semanas e pico indicaram-me que neste momento os melhores locais para pedir DUA são mesmo a Guarda e Bragança. o resto está a ficar entupido. vendi carro dia 20 de julho e a pessoa recebeu o DUA poucos dias depois. eu estou à espera de um desde dia 8. vamos ver se não atrasa muito.
não existe tal coisa na lei, nem um numero fixo.
A própria Autoridade Tributária esclarece que, para determinar se existe uma atividade empresarial/profissional, não é apenas o número de operações que interessa. São relevantes, entre outros fatores:
  • a regularidade/frequência das operações;
  • a intenção de obter rendimento/lucro de forma não fortuita;
  • o peso económico da atividade;
  • e, especificamente, o intuito com que as operações são realizadas;

Voltar
Superior