[Política] Reino Unido: Ficar ou sair da União Europeia?

Pois eu tenho uma interpretação diferente, acho que a principal motivação foi que a City que é a maior lavandaria de dinheiro do mundo queria continuar a lavar dinheiro para os Russos, Árabes e companhia, e a UE estava a ser chata como o crl com essas mrds. O resto é como diz o Avant.

Pois eu tenho uma interpretação diferente, acho que a principal motivação foi que a City que é a maior lavandaria de dinheiro do mundo queria continuar a lavar dinheiro para os Russos, Árabes e companhia, e a UE estava a ser chata como o crl com essas mrds. O resto é como diz o Avant.
Também, e isso é que despoletou a campanha.
Mas o povo que votou não foi motivado por isso, nem de longe nem de perto. Foi pelos slogans populistas que referi.

Também os britânicos sempre foram muito eurocépticos e elitistas desde o início da UE. Note-se como nunca quiseram abandonar a GBP.
Agora, era bom de ver que, objetivamente, estavam muito melhor dentro do que fora. Mesmo que isso implicasse aturar os burocratas de Bruxelas.

O Brexit foi um êxito do populismo e da desinformação, já na altura patrocinado pela Rússia com o fantoche do Farage.
Prejudicou imensamente a economia do Reino Unido, a imigração ficou na mesma (pudera, que puser o pé em Londres vê logo que o problema não são os emigrantes da união europeia...), os milhões por semana que eram para o NHS não apareceram.

Por alguma razão é que esses partidos nacionalistas chegaram ao poder, as pessoas ficaram bem pior do que estavam.
SNP, Escócia , é governo desde 2007…

Os escoceses fizeram um referendo há alguns anos, e foram assustados pelos conservadores ingleses no governo com a ideia de que saindo do UK e ficando independentes automaticamente estavam fora da Europa, teriam de pedir adesão e o UK ia fazer-lhes a vida negra. Uns anos mais tarde, os mesmos conservadores ingleses promovem o Brexit. Os escoceses têm excelentes razões para fazer um novo referendo depois de terem sido embarretados desta forma.

Os escoceses fizeram um referendo há alguns anos, e foram assustados pelos conservadores ingleses no governo com a ideia de que saindo do UK e ficando independentes automaticamente estavam fora da Europa, teriam de pedir adesão e o UK ia fazer-lhes a vida negra. Uns anos mais tarde, os mesmos conservadores ingleses promovem o Brexit. Os escoceses têm excelentes razões para fazer um novo referendo depois de terem sido embarretados desta forma.

Com um “défice” superior a 10%, suportado todos os anos pelo governo de Westminster, ainda há argumentos para assustar os escoceses…

O Brexit foi um êxito do populismo e da desinformação, já na altura patrocinado pela Rússia com o fantoche do Farage.
Prejudicou imensamente a economia do Reino Unido, a imigração ficou na mesma (pudera, que puser o pé em Londres vê logo que o problema não são os emigrantes da união europeia...), os milhões por semana que eram para o NHS não apareceram.

Por alguma razão é que esses partidos nacionalistas chegaram ao poder, as pessoas ficaram bem pior do que estavam.
O Reino Unido está como se estivesse na UE. Os grandes países da UE também estão em crise. Para estar igual mais vale estar fora.

A UE só é relevante pelo mercado único mas o RU apesar de não fazer parte do mercado único, tem acordos comerciais de com a UE.

Screenshot-2026-09-16-085949.png

Isso é o mais importante.

Vamos ver é o futuro da UE, com a vitória da Le Pen, o crescimento da AfD, a entrada da Ucrânia, tudo isto vai corrorer a UE por dentro.

A recente rejeição da Islândia é um sinal dos tempos, a UE já não tem o estatudo que teve outrora e nunca houve tantos europeus anti-UE como existem hoje.

No fundo, provavelmente vamos voltar à EFTA.

Em relação à independência da Escócia e dos outros países, espero que façam referendos e que sejam independentes, isto só demonstra como nunca vai existir na História da Humandidade País mais democrático do que o Reino Unido, países como a Espanha ou a Alemanha nunca fariam referendos pela independência na Catalunha, País Basco ou Baviera.

De qualquer das formas, a Europa está em colapso total e por isso este século XXI será o fim da hegemonia da Europa para sempre. O povo europeu com o colapso das suas taxas de fertilidade também vai acabar por ser irrelevante.

A Ásia vai mandar nisto tudo, é o que é.

O Reino Unido está como se estivesse na UE. Os grandes países da UE também estão em crise. Para estar igual mais vale estar fora.

A UE só é relevante pelo mercado único mas o RU apesar de não fazer parte do mercado único, tem acordos comerciais de com a UE.

Screenshot-2026-09-16-085949.png

Isso é o mais importante.

Vamos ver é o futuro da UE, com a vitória da Le Pen, o crescimento da AfD, a entrada da Ucrânia, tudo isto vai corrorer a UE por dentro.

A recente rejeição da Islândia é um sinal dos tempos, a UE já não tem o estatudo que teve outrora e nunca houve tantos europeus anti-UE como existem hoje.

No fundo, provavelmente vamos voltar à EFTA.

Em relação à independência da Escócia e dos outros países, espero que façam referendos e que sejam independentes, isto só demonstra como nunca vai existir na História da Humandidade País mais democrático do que o Reino Unido, países como a Espanha ou a Alemanha nunca fariam referendos pela independência na Catalunha, País Basco ou Baviera.

De qualquer das formas, a Europa está em colapso total e por isso este século XXI será o fim da hegemonia da Europa para sempre. O povo europeu com o colapso das suas taxas de fertilidade também vai acabar por ser irrelevante.

A Ásia vai mandar nisto tudo, é o que é.

Muito antes da UE se desintegrar, vai desmoronar o RU...

Muito antes da UE se desintegrar, vai desmoronar o RU...

Foi isso que eu disse, não sei de leste o que eu escrevi.

É a decadência e o fim da Europa.

Uma França nunca permitiria um referendo de independência na Corsega ou na Bretanha, a Alemanha nunca permitiria um referendo pela independência na Baviera ou na Saxónia, a Espanha nunca permitia um referendo pela independência na Catalunha ou no País Basco.

É por isso que o Reino Unido é o Reino Unido e é o País que mais deu ao Mundo na História da Humanidade nas mais variadas áreas (no futuro será a China).

A maioria das coisas que nós temos hoje tiveram alguma influência da Inglaterra ou do Reino Unido, em praticamente todas as áreas o Reino Unido definiu o Mundo moderno de alguma forma, na ciência, medicina, economia, política, desporto, engenharia, educação, cultura, entretenimento, etc..

Isso os odiosos nunca poderão apagar.;)

Tudo vai acabar ou morrer um dia mas o legado é que é o importante e é eterno e isso ninguém poderá apagar.

O triste és tu, que não tens a mínima noção de História. Estudasses!
Não tenho o quê?

Que País foi mais importante que o Reino Unido na História da Humanidade a nível de quantidade de coisas que deu e criou nas mais variadas áreas?

Há estudos sobre isso.

Tu não tens noção que foi a Inglaterra e o Reino Unido durante vários séculos, foi o País mais poderoso e importante durante séculos como é hoje os EUA ou a China será no futuro.

Foi isso que eu disse, não sei de leste o que eu escrevi.

[...]

Eu sei que foi. Apenas salientei que o RU irá acabar muito, mas muito antes do que a UE.

[...]

Uma França nunca permitiria um referendo de independência na Corsega ou na Bretanha, a Alemanha nunca permitiria um referendo pela independência na Baviera ou na Saxónia, a Espanha nunca permitia um referendo pela independência na Catalunha ou no País Basco.

[...]

E o RU, idem idem, aspas aspas.
Mas o caso é bicudo. Se ainda agora o RU rejeitou um referendo escocês, já quanto à Irlanda do Norte não terá qualquer hipótese, por causa do Acordo da Sexta-Feira Santa. Se a Irlanda do Norte amanhã se juntar à República da Irlanda (e automaticamente à UE), com que olhos irão ver o País de Gales e a Escócia? Estes países, principalmente a Escócia, vão tentar adquirir os mesmos meios políticos e jurídicos que têm a Irlanda do Norte para a autodeterminação.

Eu sei que foi. Apenas salientei que o RU irá acabar muito, mas muito antes do que a UE.

E o RU, idem idem, aspas aspas.
Mas o caso é bicudo. Se ainda agora o RU rejeitou um referendo escocês, já quanto à Irlanda do Norte não terá qualquer hipótese, por causa do Acordo da Sexta-Feira Santa. Se a Irlanda do Norte amanhã se juntar à República da Irlanda (e automaticamente à UE), com que olhos irão ver o País de Gales e a Escócia? Estes países, principalmente a Escócia, vão tentar adquirir os mesmos meios políticos e jurídicos que têm a Irlanda do Norte para a autodeterminação.
O Reino Unido o quê?

O Reino Unido ainda há 10 anos atrás fez um referendo pela independência da Escócia e é o País do Mundo que faz mais referendos sobre independência das suas regiões, também fez um referendo pela independência da Irlanda do Norte nos anos 70, e também das regiões do British Overseas Territory como as Ilhas Falkland ou Gibraltar. É de longe o País mais transparente e democrático neste aspecto.

Tu estás a imaginar a França ou a Alemanha a fazer um referendo pela independência de uma região sua do seu território da Europa?

Em relação ao que está a bold tu tens noção do estado em que está a UE?

A Le Pen vai vencer as próximas eleições em França e é eurocéptica. A AfD a crescer e com movimentos semelhantes a crescer em toda a Europa a UE vai ser cada vez mais contestada. Depois, para o Reino Unido acabar todos os países têm que se separar, quanto à Irlanda do Norte e Escócia acho possível mas o País Gales é um caso bem diferente e bem mais alinhado com a Inglaterra. Tenho muitas dúvidas que o País de Gales queira independência nas próximas décadas.

Mas isto no fundo é um sintoma da decadência da Europa e do fim da hegemonia da Europa no Mundo.

Última edição:
O nome das Ilhas é Falkland por muito que odiosos do RU como tu não gostem (que até já disseste que é o país que mais detestas, enfim). No último referendo mais de 99% dos cidadãos votaram pela permanência no Reino Unido.

Realmente é uma escolha difícil, um dos territórios mais prósperos do Mundo como são as Ilhas Falkland ser governado pelos alucinados da Argentina teria tudo para correr bem.

Última edição:
Voltar
Superior