Quanto à refinaria de Matosinhos, quando fechou, aquilo era uma bomba relógio perto de rebentar. Foi muito bem fechada e já deveria ter sido fechada há muitos anos, até poderia ter sido no acidente de 1998.
Ou também têm saudades da refinaria de Cabo Ruivo ?
Vamos ter de nos educar a dar o devido valor à energia, que é muito elevado e não é um bem gratuito e sob a forma de petróleo, utilizado como energia é um erro colossal.
Então quando algo está ultrapassado mas é importante para estarmos protegido de pelo menos metade deste problema (a refinação) nós simplesmente desmantelamos tudo e não consideramos melhorias (mesmo que custem bom dinheiro) para manter? É só fazer e deitar fora?
A refinação não é bonito, tal como a extração de petróleo (se for tar ou shail oil então, é horrível), mas termos mais indepedência energética não é importante?
Eu sou 100% pela transição energética, mas não podemos (ou devemos) ser fundamentalistas, nem de um lado nem de outro.
Aliás acho que devemos estar arrependidos do fecho da refinaria de Matosinhos. Até pq estava também bem localizada (entrada da europa vindo das américas).
Pequena achega para a questão dos apoios fiscais. É para esquecer.
É preciso perceber que chegámos a um ponto de ruptura.
A Europa enfrenta um quadro sério de carência de matéria energética. É o diesel, é gasolina

️, jet fuel, gás natural. Passou despercebido mas o Qatar há uns tempos parou de exportar..
Deixo um exemplo do que já está a acontecer num Pais já com carências. Não estamos livres disso.
É exatamente isto.
Para mim a transição de ICE para EV tem três razões:
1 - Financeira
2 - Ambiental/sustentabilidade
3 - Independência energética
Esta última anda há largos anos (décadas) anda a ser ignorada, agora choramos pois claro.
Nota: Sim eu sei, boa parte do ano as renováveis só fazem uma "pequena" (30-40%?) parte do mix para produção de eletricidade, mas em comparando o petróleo e refinados vs eletricidade é fácil perceber que somos mais autónomos/independentes nesta última forma de energia final que nos refinados do petróleo.
De inverno temos talvez 70% médios de renovávei e chegamos a ter dias de 100% renováveis!
Adoro dizerem-me sobre o ter um EV: "ah e se há um apagão". E eu respondo: "ah e se simplesmente não há combustíveis nas bombas?". Esta última já teve mais longe de acontecer, veja-se o que se está a passar em França neste preciso momento que o colega Celsius acabou de partilhar.
BTW, há umas semanas partilhei um vídeo super interessante sobre este tema e como foi graças à China que não houve falta de combustível na europa este verão, nomeadamente jet fuel.
Vou partilhar de novo, acreditem que é um excelente vídeo. Não será por acaso que já vai com 7,5M de views.