Multa Ridicula!

DoutorGigabyte

New member
Boas ao fórum preciso da vossa ajuda.
Acabei de ser multado na A1 sentido norte sul entre fatima e torres novas.
Vinha eu a circular numa zona de 3 faixas de rodagem sempre pela direita e dentro dos limites de velocidade.
Passado um bocado vem um carro da bt e manda-me parar a mim e outro carro. Depois sou multado porque segundo o agente eu ultrapassei o outro carro pela direita. O outro também foi multado porque não circulava pela faixa mais a direita.
A questão que eu coloco é que eu nunca saí da direita, nunca tive atrás do outro carro e limitei-me a circular o mais à direita possível como manda o código. Alias foi assim que aprendi na instrução.

Moral da historia: larguei 250€ de caução para não ficar sem documentos, e vou contestar a multa e analisar o código.

lolol que multa mais ridicula, se realmente nao ultrapassaste ele pela direita, eu nao pagava nada...

Contesta a multa; arrola testemunhas se tiveres. Lê bem o que diz a multa. Por vezes são os proprios policias -que mal sabem ler e escrever- os inteligentes que abrem azo a que nos dêm razão.

pois.......são os buracos da justiça..

alguns já te vão martirizar e dizer que ultrapassar é pela esquerda..

mas isso é na teoria...

na prática, um gajo vai a 80 na faixa da direita, e está um marmanjo a 60 na faixa do meio, o que é que fazemos?

-ou ultrapassamos na faixa onde estamos (o perigo está no marmanjo vir pa faixa da direita sem fazer pisca)

-ou metemo-nos atrás dele a fazer sinal de luzes para ele ir pa faixa da direita......

-ou ultrapassamo-lo pela faixa da esquerda, e rezamos para que nao venha um TDI a 200 e tenha que fazer uma travagem brusca ou levar-nos a traseira pela frente.....:D (aqui o melhor, é ver o marmanjo a 60 ao longe...ganhar velocidade, e ultrapassar pela esquerda...mas há sempre o mas......)

nesses casos, normalmente fico na faixa onde vou, fazendo pisca para ultrapassar (mesmo que seja pela direita), nao gosto de atravessar 3 faixas todas de uma vez.......

;)

o gajo que me passou a multa aconselhou-me a contestar e deu a entender que eu tinha razão, os gajos estão numa zona onde a Ae passa para 3 faixas durante a subida, aquilo é clara caça à multa.

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte
[br]o gajo que me passou a multa aconselhou-me a contestar e deu a entender que eu tinha razão, os gajos estão numa zona onde a Ae passa para 3 faixas durante a subida, aquilo é clara caça à multa.

[:0]:(

o gajo que te passou a multa deve é ser um mega bronco.....

passa te a multa.....mas diz que tens razão?!!![8]

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Contesta a multa; arrola testemunhas se tiveres. Lê bem o que diz a multa. Por vezes são os proprios policias -que mal sabem ler e escrever- os inteligentes que abrem azo a que nos dêm razão.

Tenho 2 testemunhas como vim sempre o mais a direita possível. o próprio agente diz que eu qd contestar a dgv vai pedir a versão dele e ele vai dizer que sim senhora, vim sempre pela direita. o gajo ainda me disse que só me multou pq também multou o outro, se não conseguísse parar o outro não me multava.

Moral da Historia: caça à multa e eu sou o lixado :(:(:(

O que parece é que eles queriam mostrar serviço (mau serviço) e ganhar dinheiro ás tuas custas. [8]
Além disso de tu ias sempre na faixa da direita e o outro muna mais á esquerda, mesmo que por algum acaso ticesses passado por ele issso nunca é considerado ultrapassajem, já que cada um vai na sua faixa.
Eu no teu lugar tambem contestava, não tens nada a perder, antes pelo contrafrio.

boas
eu tirei a carta em agosto por isso inda tenho o codigo bem fresquinho...so é ultrapassagem se o veiculo for numa determinada via, mudar para outra e retornar novamente à via inicial... tenho a certeza absoluta disto...era mt falado nas aulas...ate podias ir na via do meio e passa-lo pela da direita, desde que nao retornasses à do meio nao é, tecnicamente, e segundo o CE, uma ultrapassagem...

Tenho 2 testemunhas como vim sempre o mais a direita possível. o próprio agente diz que eu qd contestar a dgv vai pedir a versão dele e ele vai dizer que sim senhora, vim sempre pela direita. o gajo ainda me disse que só me multou pq também multou o outro, se não conseguísse parar o outro não me multava.

nao devias ter pago e ponto final

citação:Originalmente colocada por fab1o

nao devias ter pago e ponto final

infelizmente neste país pagas primeiro e contestas depois
caso contrario ficava sem carta e sem documentos.

citação:Originalmente colocada por «SuperMario»

boas
eu tirei a carta em agosto por isso inda tenho o codigo bem fresquinho...so é ultrapassagem se o veiculo for numa determinada via, mudar para outra e retornar novamente à via inicial... tenho a certeza absoluta disto...era mt falado nas aulas...ate podias ir na via do meio e passa-lo pela da direita, desde que nao retornasses à do meio nao é, tecnicamente, e segundo o CE, uma ultrapassagem...

Então ainda bem que essa pergunta não saiu no exame.

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

Embora esteja pouco claro no que foi dito, mas parece que de facto passou pela faixa da direita um veículo que seguia mais lento na faixa central. Por muito que me irrite os carros que andam ao meio, a verdade é que passar pela direita não é legal, por muita vontade que dê. Assim, a multa não é ridícula, é mesmo multa.

É a velha questão da diferença entre "passar por" e "ultrapassar"... Apesar de não concordar com a multa, penso que não te vais safar disso.

Back