Multa Ridicula!

estou a ver o código e ha 2 situações. circular sempre o mais à direita, que foi o que fiz. e as ultrapassagens só pela esquerda. a questão é que eu nunca tive atrás do veiculo que supostamente ultrapassei.

eu nem tinha pago a caução... pagar sem justiça? eles que chamassem quem quisessem... bazava... eles alegava fuga? eu alegava abuso de poder e desconhecimento do código...

acho muito bem que tenha multado o outro... mas a ti não faz sentido nenhum... tu ias na tua... quantas e quantas x vou na faixa da direita pq está toda livre e a esquerda e a central estão cheias? estou a transgredir? n pois n?

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

infelizmente neste país pagas primeiro e contestas depois
caso contrario ficava sem carta e sem documentos.

eles n têm que te passar uma guia para poderes conduzir?

de qualquer maneira é mais um exemplo da bela caça à multa. Mesmo quando não envolve velocidade eles inventam sempre alguma coisa para multar! [8]

Onde estão os moralistas dos 120????

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Embora esteja pouco claro no que foi dito, mas parece que de facto passou pela faixa da direita um veículo que seguia mais lento na faixa central. Por muito que me irrite os carros que andam ao meio, a verdade é que passar pela direita não é legal, por muita vontade que dê. Assim, a multa não é ridícula, é mesmo multa.

Passar pela direita nao e ultrapassagem mas sim passagem e nao percebo porque em Portugal é-se multado

Estive nos EUA e é o prato do dia. E funciona lol :D Não ha acidentes por causa disso

Parece que ha muita gente para quem ultrapassagem e adiantamento são a mesma coisa![8)]
Então pergunto-Se alguem entrar por um ramal de uma AE e esse ramal tiver continuação(ser uma das 3 faixas da AE),não pode seguir nessa faixa(a faixa mais á dta,portanto) porque vem alguem na faixa do meio que já circulava nessa mesma AE?
Parece anedota...

Saludos

Pois, mas o problema é que a "passagem" pela direita só é contemplada nas situações previstas nos artigos 14 e 15...

Atenção aos prazos para contestares... Tens que escrever uma carta ao Sr. Director da DGV. se tiveres algum advogado amigo pede-lhe ajuda na carta.

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

infelizmente neste país pagas primeiro e contestas depois
caso contrario ficava sem carta e sem documentos.

eles n têm que te passar uma guia para poderes conduzir?

de qualquer maneira é mais um exemplo da bela caça à multa. Mesmo quando não envolve velocidade eles inventam sempre alguma coisa para multar! [8]

Onde estão os moralistas dos 120????

Estão na faixa central ou talvez mesmo na faixa esquerda...
As AE podiam ter 20 faixas que havia malta que variava entre a 20 e a 19.[8]

Saludos

bem essa foi o cúmulo, o outro é que devia inchar, nunca tu, tu n fizeste nada de mal se foi mm como dizes.

citação:Originalmente colocada por Superfast

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Embora esteja pouco claro no que foi dito, mas parece que de facto passou pela faixa da direita um veículo que seguia mais lento na faixa central. Por muito que me irrite os carros que andam ao meio, a verdade é que passar pela direita não é legal, por muita vontade que dê. Assim, a multa não é ridícula, é mesmo multa.

Passar pela direita nao e ultrapassagem mas sim passagem e nao percebo porque em Portugal é-se multado

Estive nos EUA e é o prato do dia. E funciona lol :D Não ha acidentes por causa disso

O código dos EUA é diferente do nosso; lá não se pode mudar de faixa sem se certificar de que se pode. Aqui o código é claro: ultrapassar só pela esquerda, excepto algumas situações especiais que nada têm a ver com autoestradas. E não adianta estar com semânticas entre ultrapassar e passar, no código não encontram nenhuma definição que ultrapassar seja mudar de faixa e voltar à original. Isso era dantes.

Irrita-me o pessoal que circula ao meio, e tenho pena que a BT não actue mais. Quantas vezes já tive de abrandar por causa destas obstruções. Mas passar pela direita é perigoso (nenhum condutor ao mudar de faixa se certifica de que alguém o possa estar a passar), e por isso sem uma alteração clara do código para um regime do tipo dos EUA este tipo de manobra deve ser punido.

Devo salientar que face à obrigatoriedade de a ultrapassagem ser feita pela esquerda, se alguém que vai ao meio se chegar à direita e bater num que o vá a "passar", tem boas hipóteses de não assumir qualquer responsabilidade, porque pelo código o outro carro não podia estar naquele sítio...

citação:Originalmente colocada por Avant

Pois, mas o problema é que a "passagem" pela direita só é contemplada nas situações previstas nos artigos 14 e 15...
Sim,mas depois há o artigo 42.º que diz o seguinte:
"Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas

Nos casos previstos no n.º2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código."

Portanto, se vamos na via mais à direita a 120km/h e vai um pastor na do meio a 80 km/h e nós passamos por ele não estamos a transgredir o código segundo o artigo 42.º,certo? É isto que depreendo deste artigo,logo,a multa aplicada ao dr.gigabyte não tem lógica nenhuma.Ao outro condutor tem porque, tendo espaço na via mais à direita, continuava na do meio.
cumps

Artigo 42.º
(Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas)
Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

Ora o que diz o n.º 2 do Art.º 14 e o Art.º 15:

Artigo 14.º (Pluralidade de vias de trânsito)
2) Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

Artigo 15.º (Trânsito em filas paralelas)

1) Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
2) Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

Dúvidas?

A velha questão já mais que debatida...

A lei não é clara e parece-me que esses agentes que se limitam a cumprir ordens tb estão descontentes com essa situação.

Isto é como aqueles casos do pequenos vandalozitos que a policia conhece, mas... como são pequenas coisa, dão uma trabalheira para os prender num dia e eles estarem cá fora noutro a fazer pior, e em que a solução é... bom acho que já chegam lá, right?? :D

Neste caso o que me parece que o agente da BT pretende, é que as pessoas contestem e demonstrem o seu descontentamento e coloquem a nu esta lacuna no CE.

Afinal qual é a duvida?!
Ultrapassas-te pela direita e apanhas-te uma multa!!
Querias o quê; um premio?![8)][8)]

E claro que o agente disse, e muito bem, que podias contestar; estamos num país democratico!

Podes contestar, mas não tens razão nenhuma!!

Na instrução, certamente, aprendes-te que se deve circular na faixa mais à direita e usar a esquerda para ultrapassar; ou não?!!

Para quem não sabe o codigo da estrada, é tudo caça à multa!!![8][8][8][8][8]
Desculpas.........

Ultrapassar pela direita numa AE; enfim..................[8)]
Nem por ter uma faixa mais à esquerda para passar.............

citação:Originalmente colocada por ASAS

Afinal qual é a duvida?!
Ultrapassas-te pela direita e apanhas-te uma multa!!
Querias o quê; um premio?![8)][8)]

E claro que o agente disse, e muito bem, que podias contestar; estamos num país democratico!

Podes contestar, mas não tens razão nenhuma!!

Na instrução, certamente, aprendes-te que se deve circular na faixa mais à direita e usar a esquerda para ultrapassar; ou não?!!

Para quem não sabe o codigo da estrada, é tudo caça à multa!!![8][8][8][8][8]
Desculpas.........

Ultrapassar pela direita numa AE; enfim..................[8)]
Nem por ter uma faixa mais à esquerda para passar.............

[xx(]oh asas , compra um saco de boxe ................

Back