Teste de Comportamento e Segurança

Conduzi um 1.5 DCI... melhor que o astra... mas com uma direcção bem pior! :sh)
Talvez a pior direcção que andei num carro deste segmento! A caixa também não era grande pistola...
Em termos de curvas... penso que seja um pouco melhor que o astra... mas perde muito por causa da direcçaõ...

Exactamente a minha opinião. Tivesse o meu uma direcção em condições, e seria outra fruta.:)

Já a caixa, não me queixo. Um bocadito longa (mas tb não muito) mas é normal atendendo às características do carro.

Mais uma vez o processo Cartesiano

Mais uma vez o processo Cartesiano

Então é o quê ?

Andamos a brincar aos posts para só agora vires dizer que o critério não é só esse :sh)
Devias ter colocado logo no post inicial!
Para fartote de posts a enaltecer o carro de cada um já chega o antigo forum!

Faz lá o favor de explicar o critério.
Apenas lá vejo Crash Test! [:p]

Caro 3com,

Quando decidi colocar este ensaio, procurei obter mais informações sobre ele. Infelizmente não há. Ou pelo menos não se encontra mais. Podes ver a conversa que tive com o K2000 no diário de bordo dos C4's a confirmar isso mesmo.

Desse modo, qualquer conclusão que possamos retirar tem que ser cuidadosa, senão corremos o risco de fazer intrepetações erradas. Foi o teu caso e já explico porquê.

Na minha 3ª intervenção neste tópico, logo na primeira página, ressalvei que as pontuações atribuiadas são "decalcadas do EuroNCap".

Referi ainda que me dei um pouco ao trabalho de fazer essa investigação.

Uma das coisas que imediatamente me veio à cabeça, foi perguntar-me se achava que eles iam mandar estes carros todos contra uma parede. A resposta era óbvia. Daí que tinham que ter uma referência: o EuroNCap!

Apenas verifiquei, na altura, para o C4, o Focus, o Megane e o Astra. Coloquei inclusivamente aí os links. Agora fui ver o BMW, o 307 e o Golf. Todos confirmam a pontuação que foi atribuida pela revista / ensaio.

Se depois respondeste a alguém que se referia a um exame em particular só, e deduziste que a pontuação seria devida apenas a isso, foi um processo de dedução errado.

Acredito que tenhas sido induzido em erro por essa situação, pois se tivesses feito o trabalho de investigação que eu fiz, chegarias à mesma conclusão, fruto de uma dedução acertada.

Não estou para andar a promover este ou aquele carro. Apenas coloquei este ensaio porque me pareceu interessante. Agora temos que ter cuidado com as conclusões a que chegamos, pois já se verificou que infelizmente não temos os dados todos. Requer algum trabalho de investigação.

ao fim de 4 paginas vejo um post que me dá vontade de responder!

Basicamente é bom saber que ainda há alguém que tem bom senso e tem noção que os automóveis hoje em dia cumprem todos o que lhes é exigido, sem grandes diferenças! apr:)

Depois se um é melhor em pista que o outro, isso já é discutível... mas numa utilização de dia a dia (que foi para isso que estes carros foram feitos) cumprem todos.

apr:)
Desculpa lá...mas se falas assim é pk não tens paixão por automóveis e isto aqui é só para apaixonados!!! [:)] [:)]

Caro 3com,

Quando decidi colocar este ensaio, procurei obter mais informações sobre ele. Infelizmente não há. Ou pelo menos não se encontra mais. Podes ver a conversa que tive com o K2000 no diário de bordo dos C4's a confirmar isso mesmo.

Desse modo, qualquer conclusão que possamos retirar tem que ser cuidadosa, senão corremos o risco de fazer intrepetações erradas. Foi o teu caso e já explico porquê.

Na minha 3ª intervenção neste tópico, logo na primeira página, ressalvei que as pontuações atribuiadas são "decalcadas do EuroNCap".

Referi ainda que me dei um pouco ao trabalho de fazer essa investigação.

Uma das coisas que imediatamente me veio à cabeça, foi perguntar-me se achava que eles iam mandar estes carros todos contra uma parede. A resposta era óbvia. Daí que tinham que ter uma referência: o EuroNCap!

Apenas verifiquei, na altura, para o C4, o Focus, o Megane e o Astra. Coloquei inclusivamente aí os links. Agora fui ver o BMW, o 307 e o Golf. Todos confirmam a pontuação que foi atribuida pela revista / ensaio.

Se depois respondeste a alguém que se referia a um exame em particular só, e deduziste que a pontuação seria devida apenas a isso, foi um processo de dedução errado.

Acredito que tenhas sido induzido em erro por essa situação, pois se tivesses feito o trabalho de investigação que eu fiz, chegarias à mesma conclusão, fruto de uma dedução acertada.

Ou andas a brincar ou então não gostas de ler :mad:

Volto a referir, Astra e Megane têm a mesma Pontuação no Euroncap e existe diferença de pontuação nesse scan! Agora repara na performance do Focus e analisa a diferença entre Astra e Focus! A julgar pelo Critério Megane vs Astra, a diferença entre Focus e Astra deveria ser monstra[:)]
Afinal, que rico trabalhinho de casa[:p]

ressalvei que as pontuações atribuiadas são "decalcadas do EuroNCap".
Não parece !!!!!!!!

Opel Astra
Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%)

Renault Megane
Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%)

Ford Focus
Test Scores: Front 16 (100%) Side 18 (100%)

E não venham com comparações descabidas porque todos sabemos que o Megane não foi alvo do teste com "crianças".
Onde o Astra leva vantagem é no número de Belt Reminders. Apenas e tão só isso e que nada tem a ver com Crash Tests [:p]

Conduzi um 1.5 DCI... melhor que o astra... mas com uma direcção bem pior! :sh)
Talvez a pior direcção que andei num carro deste segmento! A caixa também não era grande pistola...
Em termos de curvas... penso que seja um pouco melhor que o astra... mas perde muito por causa da direcçaõ...
Excelentemente dito...

O ponto negro do Mégane (e do Clio e quase toda a gama Renault) é de facto a direcção que não oferece consistência alguma. :( :sh)

Renault Mégane - 2003

Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%) Belt Reminder 1 Overall 33 Pedestrian 11 (31%)

Opel/Vauxhall Astra - 2004

Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 34 Pedestrian 3 (8%) Child Protection 39 (80%)

Ford Focus - 2004

Test Scores: Front 16 (100%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 35 Pedestrian 15 (42%) Child Protection 40 (82%)

Citroën C4 - 2004

Test Scores: Front 15 (94%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 35 Pedestrian 22 (61%) Child Protection 42 (86%)

Dêm as voltas que quiserem, esta é a classificação final, podem até não concordar com ela, decidir que para vocês há coisas que não fazem sentido, MAS ESTE É O RESULTADO FINAL!

Se tiverem alguma reclamação a fazer, é ao Euro-NCAP que terão de a dirigir, não esquecendo de dizer que acham que alguns atributos não fazem sentido.

Last edited:
Renault Mégane

Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%) Belt Reminder 1 Overall 33 Pedestrian 11 (31%)

Opel/Vauxhall Astra

Test Scores: Front 14 (88%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 34 Pedestrian 3 (8%) Child Protection 39 (80%)

Ford Focus

Test Scores: Front 16 (100%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 35 Pedestrian 15 (42%) Child Protection 40 (82%)

Citroën C4

Test Scores: Front 15 (94%) Side 18 (100%) Belt Reminder 2 Overall 35 Pedestrian 22 (61%) Child Protection 42 (86%)

Dêm as voltas que quiserem, esta é a classificação final, podem até não concordar com ela, decidir que para vocês há coisas que não fazem sentido, MAS ESTE É O RESULTADO FINAL!

Se tiverem alguma reclamação a fazer, é ao Euro-NCAP que terão de a dirigir, não esquecendo de dizer que acham que alguns atributos não fazem sentido.

MÁ NADA!!!!!!!!!! [:D]

Renault Mégane

Opel/Vauxhall Astra

Ford Focus

Citroën C4

O Focus dá 36... é só somar! ;)

Essas malditas luzinhas! E esse madlito cinto de segurança! E esses malditos airbags! Homem que é homem não precisa dessas mariquices! Muito menos de ABS e direção assistida! Um Macho a sério gosta é das coisas as mais naturais possíveis!

Vais ficar a dever-me uma hora de explicações...

Overall : Média ponderada

Pronto, já está, 15 euros sff!

Olha que eu vou aprender uma coisa...

Não é assim que se faz:

Front 16
Side 18
Belt Reminder 2
Soma 36

Que média falas?

Olha que eu vou aprender uma coisa...

Não é assim que se faz:

Front 16
Side 18
Belt Reminder 2
Soma 36

Que média falas?

Estás a dizer que os gajos do Euro-NCAP não sabem fazer contas? Ou estás a fazer uma simples média aritmética e partes do princípio que os três ítems terão igual importância? Como podes ver, o Belt Reminder é o único que não é medido em percentagem.

PS: Só agora me dei conta... A nota do Astra na proteção aos peões é horrível!

Last edited:
Estás a dizer que os gajos do Euro-NCAP não sabem fazer contas? Ou estás a fazer uma simples média aritmética e partes do princípio que os três ítems terão igual importância? Como podes ver, o Belt Reminder é o único que não é medido em percentagem.

PS: Só agora me dei conta... A nota do Astra na proteção aos peões é horrível!

Não sei quem fez as contas... o que sei é que curiosamente ou não... o focus é o unico carro que estou a ver que não obedece a esta regra... Sempre pensei que o total depende da soma destes tres factores...

Não sei quem fez as contas... o que sei é que curiosamente ou não... o focus é o unico carro que estou a ver que não obedece a esta regra... Sempre pensei que o total depende da soma destes tres factores...

O único destes 4 que falei, certo? É que há outros carros em que o total também não corresponde à soma das três pontuações.

O único destes 4 que falei, certo? É que há outros carros em que o total também não corresponde à soma das três pontuações.

Alem destes... de outros no site... peguei em va´rios... e nenhum foi diferente! ;)

1alfista,

concordo que o comportamenteo não é preto e branco... já o disse por aqui! ;)

Se tirar as luzinhas o astra e o megane igualam... e o focus continua em primeiro e o C4 de seguida... mas à frente de astra e megane.

Não estarás enganado ? Ou então o que está escrito não é o correcto.

Ao ver o resultados, o C4 deveria ficar em 1º, pois os indices de protecção pedestre e infantil são superiores aos do Focus...

Não achas ?

Não estarás enganado ? Ou então o que está escrito não é o correcto.

Ao ver o resultados, o C4 deveria ficar em 1º, pois os indices de protecção pedestre e infantil são superiores aos do Focus...

Não achas ?

Isso nao conta para esse score... eu estou a falar do score das estrelas mas de segurança... em exclusivo.

Back