saxo cup vs rover 414!! opiniões

Bom, eu acho que aguentam os dois, sem grande problema.

O meu já aguentou Coimbra - Lisboa completamente a fundo, isto é, com muitas 4ªs metidas a meio de subidas para não caír dos 180[:D] sendo a maioria das subidas feitas entre as 6500 e as 7000. Se aguentou? Ainda cá hoje anda com a mesma junta de sempre....
O Saxo também só tem é que aguentar, com certeza.

De resto o Rover não tem qualquer hipótese a subir, comparado com o Saxo Cup, aliás a subir é que não tem mesmo.[:D] Além de menos 200cc, tem menos 17cv e mais uns 300kg.:rolleyes:

Em relação à caixa é de facto PSA, exactamente igual à do 106XS, muda apenas o tacto da caixa, pelo facto dos sincronizadores e tirantes serem diferentes.
a caixa do rover é bem mais utilizável que a do cup ou gti,tens a certeza que é pug?

a caixa do rover é bem mais utilizável que a do cup ou gti,tens a certeza que é pug?

Absoluta!

Tenho um amigo com um 106XS (1.4 75cv), e as relações de caixa são exactamente iguais! À mesma rotação vamos à mesma velocidade. Ele acaba por dar um bocadinho menos em cada mudança por corta mais cedo, penso que às 6500rpm e o Rover logo depois das 7000rpm.

Já o 306 1.6, alguns BX16, ZX 1.4 , etc, tem tudo a mesma caixa do Rover.:)

As caixas não eram nem nunca foram más.

Aliás, as caixas dos Rover 45 são as mesmas dos 400/200, que por sua vez são as mesmas dos 214/414 antigos (as tais de origem PSA).

Os modelos até 1.6 de cilindrada (inclusive) faziam uso da caixa R64 (PSA) sendo que os 1.8 para a frente, incluindo os diesel, usavam a caixa PG1 de origem Honda.

bem entao a rover deve ter arranjado umas caixas novas, porque as de 1993 eram realmente más.

Algures durante Maio de 2003 trocaram as caixas R65 (PSA-Powertrain-Rover) por umas IB5 da Getrag também utilizadas em alguns Ford (Fiesta-Focus) e, muito francamente, venham de lá as "velhinhas" R65!

Pena que a BMW tenha ficado proprietária das R65 "obrigando" assim a MG-Rover a procurar outras soluções no mercado (é mais barato que estar a investir numa nova caixa de velocidades).

A última R65 de 1993 que tive foi despachada juntamente com o resto do carro e 250 mil km, ainda com a embraiagem de origem e óleo mudado lá pelos 220-230 mil km. Nunca aquela alminha se queixou de nada, nem mesmo com alguns "pregos" que eu lhe enfiava de vez em quando.

E consta que esse carro ainda por aí anda com a mesma caixa e embraiagem, parece até que foi avistado num dos últimos track-days que se realizaram no Estoril...

Agora ando com outra caixa R65 de 1993 mas essa ainda tem pouco tempo nas minhas mãos e ainda não posso dizer nada quanto à sua qualidade (até porque não sei muito bem quantos km terá... [;)] , isto de carros usados é sempre duvidoso), mas as mudanças entram no sítio certo, a alavanca não anda a nadar, não faz barulho de funcionamento de caixa de velocidades, até entra a marcha-atrás e tudo! Portanto, so far so good.

A outra R65 que tenho é de 2000-2001 e ainda só tem 100.300 km portanto também ainda é cedo para falar da sua qualidade. De resto é semelhante à de 1993, as mudanças entram no sítio delas, não anda a nadar, etc. e espero que tenha óleo pois isso nunca foi visto. :o

Não entrando na parva medição de pilinhas entre rover vs cup vs g40 vs o que deus quiser.

A verdade é que em carros como o CUP, o XSI, o GTI etc etc 4 pessoas vs 1 pessoa faz MUITA diferença.

O meu XSI pesava 850kg para 100cv, com mais um cavalo (eu) ficava nos 930kg, se fossem mais 3 cavalos (amigos) dava já mais de 1150Kg ou seja é um diferença Muito Muito grande, para carros com muita potência em altas e pouco binário.

Até no CZT noto isso, quando ando sozinho e quando ando com 4 ou 5 pessoas.

Quem diz que não nota é pq é mentiroso.

same here!![:cool:] sem dúvida, é uma diferença impressionante!

a única vantagem é mesmo a estabilidade[:D]

com 4 pessoas fica muito mais estável a velocidades mais elevadas!:)

Epá, é assim este topico visa a discusao Cup Vs 414, e aqui e logico que o cup e superior, agora o 414 nao é assim tao mau como o pintam, agora e um carro que nao tolera muitos erros e abusos, agora se tiver uma manutençao e utilizaçao cuidadas dura tanto como qualquer outro carro, voçes teem mesmo prazer em falar mal

voçes teem mesmo prazer em falar mal

Ora aí está o cerne da questão, e isto serve para todas as pessoas, tenham elas que marca tenham e visem que marca visarem.
Infelizmente a maioria tem prazer em dizer mal do que não tem e claro, salvaguardar cegamente o que tem.:rolleyes:

Eu felizmente tenho várias marcas e sei bem discernir os pontos positivos e negativos de cada carro que tenho, sem com isto ter de andar a rebaixar os outros.:)

eu só não percebo é uma coisa.....

Carlos, pelo que falas tens um 106 gti, e andas a pesquisar outros carros, inclusive já conduziste outros tantos que por aqui falaste...

como é que sequer duvidas que em circunstancias idênticas, essa hipótese que o teu amigo colocou, possa ser de alguma forma credivel??

pá......n é preciso pensar muito [:cool:] ........o próprio mito fala por si só!

se eu com um punto 75elx fiz algumas vezes lisboa algarve sempre a 180\190kmh e aguentou muito bem ,ainda hoje rola já com 197.000km,quanto mais um cup 1600 muito mais motor que o 1.25 do punto.........agora o rover já toda a gente conhece a fiabilidade do motor 1.4....não vale um caracol,depois ainda vir dizer que anda mais que o cup!!!é mesmo para rir!!!

Portanto, um gajo que tem um Rover diz que o Saxo Cup tem um motor fraquinho. Que não faz lisboa-porto sempre a 200. E que o Rover é que é fiável.... Epá, esse gajo, está apresentado.

O que tu acabaste de escrever é que é para rir...[:)][:)]

é só um motor com 1400cilindrada e mais de 100cv que saiu á uma série de anos...e os tais adorados VW GOLF V FSI têm 90 e acabaram de sair! enfim....quando se manda bitaites para o ar sem se saber do que se está a falar...dá nisto!

Ora aí está o cerne da questão, e isto serve para todas as pessoas, tenham elas que marca tenham e visem que marca visarem.
Infelizmente a maioria tem prazer em dizer mal do que não tem e claro, salvaguardar cegamente o que tem.:rolleyes:

Eu felizmente tenho várias marcas e sei bem discernir os pontos positivos e negativos de cada carro que tenho, sem com isto ter de andar a rebaixar os outros.:)

entao se sabes discernir tao bem entre os pontos negativos e positivos, sabes tao bem como eu que os motores rover se nao sao bem estimados queimam a junta e podem estragar a cabeça muito mais depressa que outros carros.

e da caixa....bem pode ser muito fiavel, mas é extremamente irritante quando a marcha atrás nao entra sem metermos primeiro a primeira.

a maioria tem a mania de dizer mal do que nao tem?

espero que essa boca nao tenha sido para mim...

Back