Aquisição de novo desportivo compacto

Aquisição de novo desportivo compacto

• Renault Clio 3 RS

Votes: 14 12.2%
  • Astra H OPC

Votes: 9 7.8%
  • Mini Cooper S (Só o modelo anterior)

Votes: 17 14.8%
  • Focus ST

Votes: 22 19.1%
  • Leon Cupra

Votes: 20 17.4%
  • Mazda 3 MPS

Votes: 8 7.0%
  • Lancer EVO VI

Votes: 19 16.5%
  • Megane II RS

Votes: 6 5.2%

• Total voters
    115

MrRousseau

New member
Caros forunistas;

Actualmente possuo um atr que está praticamente vendido, infelizmente por um baixo preço, tendo em conta aquilo que acho que na realidade valeria, pois já acusa uns bons aninhos de uso, de intensivo mas bom uso, sempre cuidado, e este tipo de carros tem uma desvalorização incrível, e apesar de gostar bastante dele, vou mesmo desfazer-me da maquina.
Até porque tenho outro honda e esse é para ficar, e já não se pode abusar muito dele, só um bocadinho e só as vezes.

Mas....em relação a accord, quero substitui-lo, e a questão que se neste momento coloca é........por qual?

Quero um desportivo potente, sim, mas com um bom chassis, pois prefiro comprar um bom chassis com um motor “menor” do que uma bomba explosiva e feroz, mas que se torce toda ao mínimo esforço. Dou prioridade a rapidez e agilidade do conjunto. O conforto, neste caso, não me interessa muito. Será um carro, digamos que, mais para diversão.

Já fiz alguns test drives, alguns com carros de amigos meus, pois neste tipo de viaturas é muito difícil encontrar carros disponíveis, é que já ando nisto a mais de 3 meses, e estou a ver que não vou ter carro para o verão. Em muitos casos fiz a marcação, deixei o contacto, mas não sou contactado sequer para ver se ainda estou interessado ou se já comprei.

Por isso decidi levantar esta questão, este fórum tem bastante audiência, o que me poderá ajudar a decidir.

Apesar de preferir e estar mais inclinado para isso, não tem que ser um carro novo, mas se for usado, terá que ter pouco uso, pois sei bem o trato que se dá a um carro desses.
Os valor máximo que pretendo gastar: 40000 euros.
Os carros que tenho em vista são: (Estão colocados por ordem de preferência, tendo em conta, principalmente a sua agilidade. Este critério foi tido em conta apenas nos que andei, é claro)

1º Renault Clio 3 RS (Já andei)
2º Astra OPC (Já andei)
3º Mini Cooper S (Só o modelo anterior) (Já andei)
4º Focus ST (Já andei)
- Leon Cupra (Nunca andei)
- Mazda 3 MPS (Nunca andei)
- Lancer EVO VI ou outro usado (Nunca andei, não compro sem experimentar)
- Megane II RS (Nunca andei)

O Evo tem uma suspensão virada para se andar depressa. Dentro de todos é aquele que menos concessões faz ao conforto dos seus ocupantes!

Hum.. curioso...

O novo Civic Type R nao te cativa? parece ser uma escolha a ter em conta... eu pessoalmente adoro o carro desde que o vi ao inicio...

Estas a sair duma berlina rápida... um compacto tem um comportamento completamente diferente... eu por exemplo.. desportivo por desportivo, nesse plafond nem pestanejava pelo Evo, mas as concessoes a fazer sao algumas... nem pensar que um Evo seja tão " utilizavel " como um Accord Type R ( by the way.. se eu pudesse um ATR era carrinho que me enchia as medidas agora.. )

O Mazda 3 MPS ou mesmo até o 6 MPS podem ser escolhas válidas ( eu pessoalmente habituei-me a berlinas rápidas com o Volvo S70R e é outra onda )

De qualquer forma.. o Clio RS parece bem cotado, apenas havendo ai as duvidas sobre a sua real potencia... ja li isto algures... o Focus tem um chassis bem elaborado... o Mini é muito Fun Car, mas pessoalmente nao me cativa... ( gostos, sei la )

Eu perdia a cabeça pelo Evo...

Se no lugar do Focus ST estivesse um RS, seria esse, sem dúvida!

Sendo assim, prefiro o Leon Cupra.

Eu votei Focus ST. Pq? Pois pq acho q é o carro desse lote mais completo.

A 1ª escolha seria o clio, mas para alem de ser de um segmento q n aprecio mto, teve aquele problema com os tipos da turbo a queixarem-se da potencia do motor..

O megane n me cativa, o Evo já deve estar mto usado e o resto n conheço lá mto bem..

Acho que o caminho é mesmo ires testando e veres qual mais gostas.

Dos carros em questão só andei no Mini e no Evo e só conduzi o Mini.

O Evo, ainda por cima o VI, é uma máquina brutal, quase de competição, por outro lado é feio, feio, feio, o mini é muito bonito e um autêntico brinquedo mas obviamente está num patamar diferente.

Dos outros o Leon Cupra e o Astra OPC parecem excelentes relações qualidade/preço.

Já agora deixa-me referir que acho o ATR um excelente carro e que não deixa de ser uma pena desfazeres-te dele.

Focus ST ou EVO VI [:cool:]

Mas, também adoro o Cooper S, e o MPS...dassss. Escolha complicada :o

Last edited:
Como já foi dito, o Focus RS MkI é uma peça mais exclusiva e tão ou mais desportivo que os outros na lista.
Se fôr novo, e "mais familiar" o Leon Cupra é a resposta, agora se fôr algo mais acanhado tipo hot-hatch novo 2Litros (o típico GTI ) com 100cv/L só pode ser o CTR :), há outros que o anunciam também, mas são de segmentos inferiores, e custam pouco menos e ainda não provaram se têm ou não!!!!!...

Desses que estao ai a nivel de chassis o clio é o melhor quanto a mim excluindo o evo.6

Gosto bastante do Megane RS phase2.

Mas pessoalmente votei Leon, parece-me o mais equilibrado parte de um chassis muito bom tem uma potencia assinalavel e sempre tem 4 portas.
Para mim tem a melhor relacao preco / o que oferece.

Com um avatar como o teu acho que nem duvidas há, Civic Type R plus novo, e ainda te sobram uns trocos, (eu não dispenso mordomias, mesmo a andar depressa [:D]) como podes ver noutro sitio eu fui um dos felizardos que experimentou o carro no Autodromo.
tirando as caracteristicas dinamicas para as quais não tenho comparação, adoro a posição de condução e o ambiente interior do carro, está tudo no sitio certo.

cpts

Como já foi dito, o Focus RS MkI é uma peça mais exclusiva e tão ou mais desportivo que os outros na lista.
Se fôr novo, e "mais familiar" o Leon Cupra é a resposta, agora se fôr algo mais acanhado tipo hot-hatch novo 2Litros (o típico GTI ) com 100cv/L só pode ser o CTR :), há outros que o anunciam também, mas são de segmentos inferiores, e custam pouco menos e ainda não provaram se têm ou não!!!!!...

Pouco menos a versao despida que nem radio tras de origem se nao me engano.
Porque o normal vai para o 37.000.....
A nivel de chassis vendo os comentarios da evo nao o imagino superior ao clio rs, que na avaliacao teve mais uma estrela (3,5 para 4,5).

(...)
Se fôr novo, e "mais familiar" o Leon Cupra é a resposta, agora se fôr algo mais acanhado tipo hot-hatch novo 2Litros (o típico GTI ) com 100cv/L só pode ser o CTR :)
(...)

O Civic mais acanhado que o Leon ??? a não ser que tenham feito o Cupra com um chassis esticado há ai qualquer coisa que não bate certo ...

o meu termo de comparação são o CIVIC 1.8 e o Leon 2.0 TDI, esperimentei os 2 ...

cpts

Pouco menos a versao despida que nem radio tras de origem se nao me engano.
Porque o normal vai para o 37.000.....
A nivel de chassis vendo os comentarios da evo nao o imagino superior ao clio rs, que na avaliacao teve mais uma estrela (3,5 para 4,5).

O Clio RS, não te fica por menos de 30000€, e é de um segmento inferior, estamos a comparar preços de coisas bem diferentes, acabamentos e materiais diversos...
Acho a disponibilização por parte da Honda da versão "despida", faz todo o sentido, há muita gente que vai pegar no CTR e despilo ainda mais, meter o roll-bar e ... O resto é conversa!!!!!
A exemplo do que aconteceu na geração anterior!!!!!

Back