IMPORTADOS: Acaba-se o bónus!!!

Mais uma excelente medida do Governo!

agora em vez de irmos comprar a sucata lá fora com 3 anos!

compramos cá a mesma sucata mas com 7 anos ...............

Por amor de Deus! rica governação

Já agora embarguem isto tudo................

e voltem a fechar as fronteiras.........

Last edited:
A carrinha dele tinha menos de 100 mil km (90 e tal mil, comprovado com livro de revisões), e já andei nela. E ao comparar os extras dessa do stand virtual, tiras o sistema de navegação, o gancho de reboque, e metes um volante da S-Line.

E não te esqueças que ele a comprou a cerca de dois anos! E estamos a ver uma do standvirtual a ser vendida neste preciso momento!

Confesso que não li todos os posts, ou melhor, li, mas na diagonal, e desculpem se repito alguma ideia já aqui dita mas:

1. Não acredito que a lei seja assim como dizem.

2. Acabaria com a galinha dos ovos de ouro do estado, ou pelo menos com uma das galinhas

Discordo e passo a explicar, o porque da galinha dos ovos de ouro.

Quem mais ganha com a importação não são os stands, é o estado, isto porque, e com um exemplo fica melhor:

Suponhamos: Bmw 320d 2004 (carro comum de importar)
Preço na alemanha: 15.000€
Imposto automóvel: 6.000€
Custo de legalização, transporte, despesas compra, garantias etc: 2.000€

Preço cá de Venda: 26.000€

Margem do Comerciante: 3.000€ bruta(menos IVA) = 2.479€

Margem do Estado: 6000€ de IA mais 21% de IVA sobre a margem do comerciante = 6.521€.

Ora, agora vamos pensar num usado nacional:

Preço de compra cá: 23000€
Preço de venda: 26.000€
Margem comerciante: 2479€ mais Iva
Margem do Estado: 521€

Portanto, o estado ganha mais e não se chateia nada com os importados.

Ok, tem que satisfazer os lobbyes dos novos que não querem concorrência "desleal".

Então e o dinheiro ganho quando o primeiro dono comprou o nacional? Não entra na equação?

1-Sim, isto dos acidentes depende de muita coisa. Não digo que não seja possível analisar...mas não é assim com meia dúzia de bitaites e sem avaliar tudo o que o envolveu que se diz que aquele ou outro é melhor.

2-O que sei, e isso até pode ser verificado por entidades independentes, é que os carros têm evoluído muito em segurança, tanto passiva como activa -> passiva então, nos últimos anos nem se fala.

1- Exactamente, para se poder avaliar o acidente é preciso as condições serem muito semelhantes. Num acidente "real", não simulado, é difícil embaterem carros com o mesmo peso, à mesma hora, ao mesmo tempo, mesmo ponto de embate...daí eu basear-me bastante no euroncap, á falta de "melhor" [;)]

2- Houve um grande avanço por parte das marcas...muitas algo "arrastadas" para não ficarem para trás ou até por motivos de marketing, ou simplesmente como valorização dos seus carros, mas todas evoluiram. Há uns anos era impensável ter ESP num carro...por outro lado airbags de cortina tb o eram, ainda nem os do condutor existiam...[;)]

Eu li isto mesmo na concorrência - AutoFoco- de ontem, e se não me engano era um secretário de estado o autor dessas declarações.

Quote:

Novo imposto automóvel só em Junho de 2007

A pauta fiscal que regula os ‘descontos’ aos veículos importados não deverá sofrer alterações.
...

As receitas arrecadadas pelo Estado com o IA têm-se mantido constantes ao longo dos anos. Desde 2004 que o montante recebido pelos cofres do Estado se situa entre os 1115 milhões de euros e os 1140 milhões de euros previstos para o próximo ano. Já relativamente à pauta fiscal que permite os ‘descontos’ aos automóveis importados, não deverá ser alvo de alterações.

Depois de eu ter lido isto, onde é que lerem a noticia que deu titulo ao tópico?

Então e o dinheiro ganho quando o primeiro dono comprou o nacional? Não entra na equação?

não, não entra porque, o estado não ganha "nada" com a transacção de um nacional usado ao contrário se esse usado for importado, porque não é por deixar de haver importados que vais comprar um novo que custa 50000 ou 60000€.

Se me disseres que em vez desse importado vais comprar um novo, tudo bem, aí já entra na equação, mas por 26.000€, é de cilindrada mais baixa, de co2 mais baixo (tipo 1.3 cdti ou 1.4 tdi) e pagas menos IA,
Mas o mais certo é comprares um nacional usado, e esse, podes transaccionar 10 vezes que só pagou em novo, ora, se for transaccionado 8 vezes e vier 2 importados, o estado ganhou com o novo na primeira transacção e mais os 2 importados.

Mas há uma coisa que não entendo - então o IA não ia acabar?? Inclusivé por uma norma europeia ou algo assim???

Resolveram fazer isso agora para "chular ao máximo" enquanto não acaba???
Ou era tudo treta??

não, não entra porque, o estado não ganha "nada" com a transacção de um nacional usado ao contrário se esse usado for importado, porque não é por deixar de haver importados que vais comprar um novo que custa 50000 ou 60000€.

Se me disseres que em vez desse importado vais comprar um novo, tudo bem, aí já entra na equação, mas por 26.000€, é de cilindrada mais baixa, de co2 mais baixo (tipo 1.3 cdti ou 1.4 tdi) e pagas menos IA,
Mas o mais certo é comprares um nacional usado, e esse, podes transaccionar 10 vezes que só pagou em novo, ora, se for transaccionado 8 vezes e vier 2 importados, o estado ganhou com o novo na primeira transacção e mais os 2 importados.

Até posso comprar nacional usado. Alguém teve de pagar o IA em novo. Se comprar um importado esse IA não é pago. Porque se o mercado ficar apenas a nivel interno alguém tem de comprar novos para vender usados.. Ou toda a gente vai comprar usados? Se todos comprarem usados ninguém compra novos e depois não há usados. Em vez de comprar um BMW importado por 25.000€ compro um golf novo. Mesmo se comprar um BMW usado nacional já alguém pagou o IA aqui em Portugal. O estado está a ganhar pela 2ª vez.

até parece que os carros que são importados são na sua maioria carros com mais de 15 anos![:)]

a maioria são VW, Audis, mercedes, Smarts, BMW's, etc, com 4 ou 5 anos, na sua grande maioria diesel! onde se consegue obter maior margem de negociação!

ir à alemanha comprar utilitários é para rir![8b]

Penso que querias dizer maior margem de lucro!

[:)]

Até posso comprar nacional usado. Alguém teve de pagar o IA em novo. Se comprar um importado esse IA não é pago. Porque se o mercado ficar apenas a nivel interno alguém tem de comprar novos para vender usados.. Ou toda a gente vai comprar usados? Se todos comprarem usados ninguém compra novos e depois não há usados. Em vez de comprar um BMW importado por 25.000€ compro um golf novo. Mesmo se comprar um BMW usado nacional já alguém pagou o IA aqui em Portugal. O estado está a ganhar pela 2ª vez.

Isso é supor que se não houver importados, compras novo? mesmo se for de segmento inferior? eu não!
Alguém tem que comprar novos? Já compram, não é por não haver importados que se vai vender mais, pelo menos do mesmo segmento.
Por essa ordem de ideias, daqui a 4 anos só há carros de segmento baixo usados, porque os A4/320d/e220/e270 são escassos pois custavam 60.000€ ou mais novos e ao não haver importados por 25000€, compraste um golf novo.
Não conheces a lei da oferta e da procura, quanto menos oferta, maior o preço?
Os importados vieram desvalorizar os usados nacionais, e é aí que tá o problema para os comerciantes de novos, eles recebem usados à troca e não querem desvalorização dada por um mercado em que não podem entrar nem controlar (se bem que a maior parte deles também constituiu empresas para importarem).

Imagina que és um comerciante de novos, vendes um E220cdi novo por 75.000€ e passado 4 ou 5 anos vem o mm cliente para te comprar outro.
2 situações:
1. Pagas bem a retoma por ser nacional e conheceres o cliente (depois vem os importados por menos 5000€ e nunca mais vendes o teu)
2. Dizes ao cliente que devido aos importados etc etc o carro dele só vale 25000€ e o gajo nunca mais compra um carro novo, pois perdeu 50000€ em 4 anos.
Aí é que está a dor de corno que provoca isto tudo

Isso é supor que se não houver importados, compras novo? mesmo se for de segmento inferior? eu não!
Alguém tem que comprar novos? Já compram, não é por não haver importados que se vai vender mais, pelo menos do mesmo segmento.
Por essa ordem de ideias, daqui a 4 anos só há carros de segmento baixo usados, porque os A4/320d/e220/e270 são escassos pois custavam 60.000€ ou mais novos e ao não haver importados por 25000€, compraste um golf novo.
Não conheces a lei da oferta e da procura, quanto menos oferta, maior o preço?
Os importados vieram desvalorizar os usados nacionais, e é aí que tá o problema para os comerciantes de novos, eles recebem usados à troca e não querem desvalorização dada por um mercado em que não podem entrar nem controlar (se bem que a maior parte deles também constituiu empresas para importarem).

Imagina que és um comerciante de novos, vendes um E220cdi novo por 75.000€ e passado 4 ou 5 anos vem o mm cliente para te comprar outro.
2 situações:
1. Pagas bem a retoma por ser nacional e conheceres o cliente (depois vem os importados por menos 5000€ e nunca mais vendes o teu)
2. Dizes ao cliente que devido aos importados etc etc o carro dele só vale 25000€ e o gajo nunca mais compra um carro novo, pois perdeu 50000€ em 4 anos.
Aí é que está a dor de corno que provoca isto tudo

A maior parte das pessoas só tem X dinheiro pra um carro. Normalmente os tais 20.000€ à volta disso, digamos. Com esse dinheiro ou compram um importado de gama alta ou então um novo de gama baixa. Com certeza houve muita gente a deixar de comprar carros novos de gama baixa para comprar carros importados de gama alta. De resto concordo em tudo contigo.

Mais uma vez pergunto de onde vem esta informação? As fonte? Ninguém diz nada.. Será so especulação?

Constituição Europeia

Artigo 4º - Liberdades fundamentais e não discriminação

Alinea 1: "A livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, bem como a liberdade de estabelecimento, são garantidas pela União no seu território, em conformidade com o disposto na Constituição."

Dito isto, resta-me apenas acrescentar: grandessíssimos chulos.

Pessoal, estão a fazer uma tempestade num copo de água porque ainda não há informação nenhuma oficial sobre como serão as importações a 1 de Janeiro de 2008. Quem tiver que a diga e ponha a fonte.

Em 1 de Julho de 2007 já há infos oficiosas e não muda grande coisa em termos de impostos. Mais info em impostoautomovel.blogspot.com ou então em www.portugal.gov.pt e vejam o conselho de ministros de dia 15.

P.S.: Será que ninguem é capaz de por fontes credíveis nestas discussões?

Justo para o estado português?Até parece que eles têm tomado muitas decisões justas para o português...

Já agora, crise, chegámos a este estado porquê? Não terá sido precisamente por má gestão do próprio governo? E agora querem vir num espaço de 1 ou 2 anos, compensar uma carrada de anos de má gestão de governo após governo a encherem os bolsos à nossa custa, com leis absurdas mas que a gente tem de comer e calar, achas mesmo que à razões para ter pena do Estado?

sim, o estado chegou á posição que chegou por má gestão e agora???? leva-se o país á ruína/ catástrofe ou tentem-se remediar a m**** do passado?? é que é assim, tudo bem que o país não está bem devido aos nossos políticos, mas eu quero ver o país estabilizado e não é com o portugues a gastar os impostos noutros Estados que se vai conseguir....tu já estás conformado....eu não....há cura para esta fase!

Depois de eu ter lido isto, onde é que lerem a noticia que deu titulo ao tópico?

Vem na última AUTOFOCO ( n.º 361) ao fundo da pág. 11, como quem quer tirar importância a uma noticia deste calibre. Isto, a ser mesmo assim, devia ser 1ª página de todas as revistas auto.[/quote]

caso não tenhas reparado a pagina inteira era sobre os novos impostos...

corrijam-me se estiver enganado:
Não estou dentro dos impostos dos carros importados, apenas sei que vale a pena ir lá fora buscar carro porque há uma grande percentagem da população do país que o faz.
Ao importar um carro, está-se a pagar impostos a outro Estado certo? e acham justo, para o estado português, em época de crise, com um défice brutal, diminuir as receitas fiscais devido aos impostos que o português paga noutro estado???? se for assim tão linear concordo com essa história do imposto....se não for gostava que me explicassem porque sinceramente não estou a par...Obrigado e Cump.

Eu até concordava contigo se não houvesse alternativa.

Querem fazer pender a balança para o lado dos novos aumentando assim as receitas devidas a IA?
Não é preciso mexer no regime aplicado aos usados, basta para tal tornar o mercado dos novos mais apelativo.

Ou pensas que se a um português for possível comprar um familiar médio (megane, golf, focus, astra, etc.) por menos 10 a 12000€ a menos, como é em Espanha por exemplo, que ele não o comprará? Irá comprar um usado? Se calhar não. Começará a fazer as suas continhas e no final verá que é melhor negócio comprar novo. Por todas as razões.

Mas como temos um governo que nos tenta fod€r de todas as maneiras e feitios, nunca seguirá políticas mais favoráveis aos consumidores, que aproximem o preço final dos carros novos aos restantes países da CE.

Back