Confesso que não li todos os posts, ou melhor, li, mas na diagonal, e desculpem se repito alguma ideia já aqui dita mas:
1. Não acredito que a lei seja assim como dizem.
2. Acabaria com a galinha dos ovos de ouro do estado, ou pelo menos com uma das galinhas
Tenho uma opinião diferente das aqui expostas.
...Deixaria de compensar importar, pois os preços base + Impostos seriam semelhantes em novos, e em usados. E assim a palhaçada do "contorno" legal da lei acabava -> não sou o Teodoro e sei bem que muito bom carro assim é importado...mas cada importado é menos Imposto que é cobrado e que o Estado vai cobrar de outra maneira a todos nós...
[

]
Discordo e passo a explicar, o porque da galinha dos ovos de ouro.
Quem mais ganha com a importação não são os stands, é o estado, isto porque, e com um exemplo fica melhor:
Suponhamos: Bmw 320d 2004 (carro comum de importar)
Preço na alemanha: 15.000€
Imposto automóvel: 6.000€
Custo de legalização, transporte, despesas compra, garantias etc: 2.000€
Preço cá de Venda: 26.000€
Margem do Comerciante: 3.000€ bruta(menos IVA) = 2.479€
Margem do Estado: 6000€ de IA mais 21% de IVA sobre a margem do comerciante = 6.521€.
Ora, agora vamos pensar num usado nacional:
Preço de compra cá: 23000€
Preço de venda: 26.000€
Margem comerciante: 2479€ mais Iva
Margem do Estado: 521€
Portanto, o estado ganha mais e não se chateia nada com os importados.
Ok, tem que satisfazer os lobbyes dos novos que não querem concorrência "desleal".
3 .Depois falam em termos de co2.
Como alguns sabem, tenho um carro importado, que importei há 6 meses e tem quase 19 anos.
Paguei quase 7000€ de IA, devido a ser um polente (quase abatido pelo exmo. sr. da alfandega).
O meu carro foi taxado com 587g/km devido à boa mer... de lei que inventaram, e não é só o meu, qualquer carro que tenha cilindrada alta é taxado assim.
Por exemplo um Z3 1.9 que venha com certificado de fabrica emite 195g/km, pois é o valor do certificado e ninguém o contesta.
Se, por azar, eu não quiser pedir o certificado e sujeitar-me à lei portuguesa, pela formula actual passa a debitar 300g/km.
Primeiro, a formula está mal feita e ninguém o assume nem corrige.
Segundo, eu com o meu podre charuto importado, poluente, velho, inseguro (não me ocorre mais nomes) pago cerca de 2500€ de 587g/km de emissões poluentes (e porque me deram 80% de desconto, senão mais valia mandar o carro ao mar ) e faço 2.000 km por ano, no máximo.
Ora, 587g/km x 2.000km = 1.174.000g
Numa 320d de 2004, taxada em 158g/km faço 30.000km ano, ora = 4.740.000 g que dá 4 vezes mais poluente.
Porque tive eu que ser penalizado pelo xaruto, quando no final, poluio mais com a 320d???
4. Não se esqueçam que quem ganha com os importados, não são só os stands e o estado, é o cliente final que beneficia com a concorrência, lei da oferta e da procura, quanto mais oferta, menor o preço, oferta maior que a procura etc etc.
A vossa memória pode ser curta, mas há 15 anos atrás, não havia importados e tinhamos um parque automóvel miserável, pediam o dinheiro que queriam pelos nacionais e não tinhamos escolha.
Ok, vem muito lixo de lá, mas só compra o lixo quem quer, se vem lixo, é porque alguém o compra, se alguém o compra é porque satisfaz-se necessidades de mercado, portanto não vejo o problema.
E além disso, não é só lá que há lixo, cá também há, também há martelanços, ou pensam que o que é nacional é que é bom, o que foi assistido nas nossas belas oficinas de marca com maus técnicos ou que foi assistido no manelGT?
Por semana são transaccionados em leilões cerca de 1000 carros, 80% nacionais e 80% com mais de 100.000/150.000km.
Onde andam eles? nos stands com 60.000kms e nacionais.... pois é....
Tenho pouco temp agora, vou continuando depois...