Ibiza FR o melhor da sua gama?

O Ibiza curva bem, mas há quem faça (bem) melhor.

Aqui no fórum é que há quem exagere um bocado quando se fala do Ibiza, tanto para o mais com para o menos.[:D]

So para ter um termo de comparação! em curva qual o melhor: Ibiza Cupra ou Civic VTi 3p ?

Oras, quem compra um FR n procura conforto nem bons materiais, procura-o pelo motor, assim como quem procura um GTI, n é pelo aspecto familiar, ou um todo o terreno pelo comportamento estradista.
Portanto, n vale falar em conforto ou outros "mimos" que carros com diferentes finalidades têm.
Sinceramente n me acredito que os 1.7 de 125cv da opel ou o 1.9JTD da fiat acompanhem o "selvagem" 1.9TDI, ainda para mais com 160cv. Afinal, por ser selvagem é que gostam dele.

Ás vezes a diferença de cavalagem pode ser compensada por um chassis mais evoluído e logo mais guiável

Às vezes o que é mais selvagem é o mais apetecido... e daí vem a dificuldade em também fazer melhor.

A grande vantagem do Ibiza é de facto o motor. Quer queiramos quer não, está ultrapassado devido à existência de common-rail, mas continua tão ou mais performante que os outros.

Já no que toca ao projecto na sua globalidade, não nos podemos esquecer que é um carro com muitos anos de mercado...e isso tem tanto de positivi como de negativo.[;)]

Mas não deixa de ser um belíssimo automóvel com um (ainda) belíssimo motor![;)]

Ultrapassado?! Em tudo menos na performance não?!

Oras, quem compra um FR n procura conforto nem bons materiais, procura-o pelo motor, assim como quem procura um GTI, n é pelo aspecto familiar, ou um todo o terreno pelo comportamento estradista.
Portanto, n vale falar em conforto ou outros "mimos" que carros com diferentes finalidades têm.
Sinceramente n me acredito que os 1.7 de 125cv da opel ou o 1.9JTD da fiat acompanhem o "selvagem" 1.9TDI, ainda para mais com 160cv. Afinal, por ser selvagem é que gostam dele.

Mas poderão acompanhar o TDI de 130cv.

Só me estou a referir ao motor e suas prestações, e não, à questão dos chassis.....

Last edited:
Acredito que podem em certas situações, mas n sei porquê, os tdi sempre foram mais selvagens, e conhecidos por "limpar" os outros em recuperações...

Ultrapassado?! Em tudo menos na performance não?!

Na performance não está ultrapassado de certeza![;)]

Quanto ao resto digo ultrapassado na qualidade dos materiais e no chassis que já não acompanha os veículos mais recentes do mercado!

Por isso é que tenho curiosidade em ver sair o novo Ibiza![;)]

So para ter um termo de comparação! em curva qual o melhor: Ibiza Cupra ou Civic VTi 3p ?

Não sei, nunca andei num Civic VTi.
Mas acredito piamente que o Ibiza permita velocidades de passagem em curva mais elevadas.

Isso não é bem assim. O Ibiza FR não é nenhum desportivo, é um carro utilitário. Portanto, não se pode negligenciar os aspectos mais importantes de um utilitários, tais como o conforto e facilidade de condução.

Acredito que podem em certas situações, mas n sei porquê, os tdi sempre foram mais selvagens, e conhecidos por "limpar" os outros em recuperações...

O problema é mesmo esse...em recta é o melhor...já em curva não é mau (longe disso), mas a concorrência já faz melhor![;)]

[;)]

Acho que mto por "culpa" do sistema injector bomba que oferece de maneira mais abrupta que o sistema common-rail[;)]

É o tal conceito cavalos é que é bom!!!

No entanto o Ibiza FR perde em muitos aspectos com a sua concorrência mais recente, obviamente tem um bom motor, com boas performances mas essa vantagem pode acabar depressa com a introdução do 1.7 CDTI 125cv do novo Corsa e com o já existente JTD 130cv do GPunto que em nada deve perder para o TDI 130cv...

É o tal conceito cavalos é que é bom!!!

No entanto o Ibiza FR perde em muitos aspectos com a sua concorrência mais recente, obviamente tem um bom motor, com boas performances mas essa vantagem pode acabar depressa com a introdução do 1.7 CDTI 125cv do novo Corsa e com o já existente JTD 130cv do GPunto que em nada deve perder para o TDI 130cv...

Nem mais[;)]

O interior é pior do que o comportamento, se o compararmos à concorrência.

Ah, o conforto das versões FR e Cupra é pior do que mau.

O conforto é mau, é mesmo. Mas porque será?! Se calhar por ser um carro desportivo. O chassis do ibiza actual é muito superior ao que muita gente pensa. O anterior era mais baixo e ainda mais duro, e o limite era conhecido. Mas no actual é preciso +tomates pra chegar ao limite, pois o limite está para alem do adornar da carroçaria.

É esperar para ver.
Mas n me parece que os novos 2.0 TDI de 170cv, mais potentes mas mais suaves e civilizados, tenham feito esquecer o gozo de um TDI "à antiga".
É só um ponto de vista e não o conceito de cavalos é que é bom.
Quem quer um carro pelo comportamento, n compra um ibiza de certeza absoluta.

Engraçado

Engraçado

Ás vezes a diferença de cavalagem pode ser compensada por um chassis mais evoluído e logo mais guiável[;)]

Quanto mais potente um carro é +precisa de chassis certo?
Logo um carro com motor inferior precisa de menos chassis.

Gostava de ver os vossos ditos chassis evoluídos a responder a um binário 310 NM e a fazer menos de 9 seg 0-100km/h .

Aí poderíamos começar a fazer comparações.

Estás a falar em colocar a potência no chão? Ui o Ibiza deve ser um primor!

P.s. Porque achas q o TCS é de série á tantos anos no Ibiza com essas potências?

P.s.2 Chassis evoluídos--- TVR's n têm ajudas

Last edited:
Back