Afinal em França também se importam carros e se paga o combustível a preço de ouro?

Mas depois lá têem de ir à marca comprar muita das vezes o manual de intruções...
coisa que custa uns fogosos 20euros, se tanto!

sem duvida inalcancavel para quem gastou 2000contos num carro que custaria 5000 se viesse com o manual na lingua que gostas:P

o que ha em franca sao IPOs um pouco menos abertas a "contribuicoes" e feitas por gente que ate sabe o que e um carro, e isso reflecte-se MUITO na qualidade dos carros em circulacao.

Mas que tb há maior riqueza, qualidade de vida e condições de trabalho, estudo e saude, tb há em amior número que em Portugal.

Isto é muito muito subjectivo e depende muito do que consideras qualidade de vida. Se consideras qualidade de vida como ter muito dinheiro então tens razão, se consideras qualidade de vida ter tempo livre para a família, não viver constantemente stressado e poder levar uma vida "na boa" não concordo contigo.

Sinceramente de todos os países europeus onde estive (França, Inglaterra, Espanha, Holanda e Bélgica) Portugal é sem duvida o que tem melhor qualidade de vida (pelos meus padrões) seguido de muito perto por espanha. Não somos ricos, mas também não passamos fome (sim eu sei que há gente a passar fome, mas isso há em todo o lado e lá fora há bem mais do que aqui), não temos dos melhores sistemas de saúde mas pelo menos temos um sistema de saúde para todos, mas em compensação vivemos calmamente e sem grande criminalidade ou terrorismo (vejam França, Inglaterra, Espanha e mais recentemente a Dinamarca), com bom tempo (acreditem que se vivessem 1 ano inteiro com nevoeiro iriam notar a diferença) e o português é um bicho muito sociável o que ajuda a manter a estabilidade emocional e mental, ao contrário dos povos nórdicos que passam a vida fechados em si e sozinhos.

Depois de sentir as condições "lá fora" dei muito mais valor ao nosso país.

Last edited:
Muitas vezes compara-se os salários mínimos entre Portugal e outros países esquecendo um factor importante. O que é que consegue comprar com esse salário mínimo?

O ter um ordenado superior não quer dizer que consiga ter um nível de vida a condizer. Apesar da diferença inicial, quando chega ao fim do mês a diferença é capaz de não ser tão grande.

Mas o problema é que actualmente a maioria das coisas custa em Portugal o mesmo ou MAIS que no resto da Europa.

Muitas vezes compara-se os salários mínimos entre Portugal e outros países esquecendo um factor importante. O que é que consegue comprar com esse salário mínimo?

O ter um ordenado superior não quer dizer que consiga ter um nível de vida a condizer. Apesar da diferença inicial, quando chega ao fim do mês a diferença é capaz de não ser tão grande.

Ontem estava a ver uma reportagem na TV francesa e houve umas quantas coisas que me chamaram a atenção:

- Os preços dos combustíveis são estranhamente parecidos com os nossos, e pasmem-se, o estado arrecada cerca de 70% em impostos por cada litro. (Onde é que já vi algo parecido?)

- Há gente que modificou os carros para andarem a óleo de cozinha, e tal facto é ilegal naquele país, assim como a venda do dito óleo para esses efeitos. (Convém modificar motores mais antigos/simples). Curiosamente, referiram Portugal como um dos países onde era legal.

- Muita gente anda sem seguro, não lembro de números exactos, mas era uma coisa assustadora.

- Lá também se importam muitos carros (mas novos), segundo as contas deles, 1 carro em cada 6 é importado de países vizinhos (Sim, até de Espanha...)

E não me lembro de mais, mas achei interessante falar disto.

E antes que o mencionem, eu sei muito bem que os salários são muito mais elevados! Mas também não podem esquecer que lá também nem todos são ricos, há muita pobreza e gente a contar os tostões, às vezes temos impressão que os outros países são paraísos onde todos são ricos, mas basta seguir as notícias durante alguns tempos para nos apercebermos que nem tudo são rosas.
só que lá o ordenado minimo cobre essas despesas!

Já agora, que preços dos combustíveis apresentaram ?

É que nas AEs é mais caro e depois eles lá têem hipermercados espalhados por todo o lado com estações de serviço.

Outra coisa, não falaram dos preços das portagens ??? Estranho...

Outra coisa, já se lembraram de ver quanto custa um seguro contra terceiros em Paris ???

Gasoleo
1.10 e 1.15 nas AE's
1.01 no Leclerc / Champion ou Intermarché

Gasolina 95
1.22 a 1.26 nas AE's

Não existe diferença ou se existe é 1 a 2 centimos entre a 95 e a 98

O problema é que se viveres sozinho e ganhares o ordenado mínimo, em Portugal não chegas ao fim do mês de certeza, já em França ainda poupas uns trocos, isto se os teus gastos se restringirem ao essencial.

Pessoal, não tenham ilusões, ´la fora é mt melhor do que isto....

Não é por acaso que em media estão a sair 10 mil tugas todos os meses para trabalhar lá fora. Dados oficiais.

Os preços são mt identicos mas o poder de compra é abismal...

Pessoal, não tenham ilusões, ´la fora é mt melhor do que isto....

Não é por acaso que em media estão a sair 10 mil tugas todos os meses para trabalhar lá fora. Dados oficiais.

Os preços são mt identicos mas o poder de compra é abismal...

O Vitamix disse tudo.
Estive no ano passado na Alemanha, Itália e Espanha e os preços eram bastante idênticos (tirando o café expresso, 2.50€!), mesmo coisas como restaurantes e bares, tudo muito parecido. Quando via os outdoors de anuncio de carros novos até me passava com os preços.
E eles ganham bastante mais que nós. O estranho disto é o seguinte:
- Se as coisas custam lá menos que por cá, e os funcionários ganham mais dinheiro que cá, onde raio fica o dinheiro que pagamos pelas coisas em Portugal?!

Eu estive na Alemanha durante 6 meses há uns anos atrás...e é engraçado que toda a gente fala de cor do estrangeiro mas às tantas só foi até às praias do Brasil...
É verdade que se ganha mais, os carros são mais baratos, os produtos diários são a preços equivalentes...mas imaginam-se a comprar um polo de 80 e pouco e a pagar qq coisa como 1250€ de seguro? E o imposto de circulação? E o preço das casas?
Cá tb se gosta de dar nas vistas ; Exemplo: vejo melhores carros estacionados nos parques das nossas escolas do que em escolas da Suécia (falo com conhecimento de causa!)
Falando na Europa existe sim melhor nível de vida mas têm de se pesar os pratos da balança, nós cá tb temos muita coisa boa!
Há que definir prioridades na vida, ambicionar o que nos é possível e se queremos algo mais aí sim olhar para os outros e ver o que eles fizeram para o alcançar!

Em conversa com um colega que tinha um corsa A 1.5d, quando foi a uma conferência à Bélgica, ficou admirado com a quantidade de charutos (alguns iguais ao dele) que lá viu a circular, em conjunto com alguns bons carros.
Pq sim, em Portugal existem bons carros, ha pessoal la de fora q ate se admira!
Só pra terminar, quando alguém falou nos 1250€ de salário mínimo em França...conheço alguém que ganhava 1800€ e que se arranjava num T0 em q a cama saía da parede.
Cá ganha menos, mas tem 2 quartos e ainda consegue ir à beira mar depois do trabalho!

Cá a mentalidade é que é diferente. Enquanto que o português compra tudo a crédito em outros paises e nomeadamente na Alemanha só compra qd tem o dinheiro.

Levantaram a questão do preço das casas, é bem verdade, até que lá fora não se tem o culto do "proprietário", aluga-se muito, mas muito mais. E rendas altas ainda por cima...

o custo de vida em frança é menor porque eles são mais produtivos..

querem viver tão bem como os franceses? tornem-se produtivos... trabalhem mais e melhor, estudem e melhorem

eu sei, eu sei.. estudar é mais difícil que mandar bojardas. mas sem isso nada feito

Back