Tópico da Língua Portuguesa

Lê sobre esses casos particulares mais atrás, Peacelove... Mas isso se nao me engano foi um acordo ortográfico lusófono.
Googla isso e deves encontrar info!!


Abraço!
 
citação:Originalmente colocada por Peacelove

construção ou <s>construcção</s>?

Tudo da mesma família e sem aquele "c":

construir
contrução
construtor
construtivismo
construtivo
construtura
 
Dúvida Português???

Dúvida Português???

na frase: a necessidade de nós liderarmos..."

qual o tempo do verbo "liderar"??

alguém me ajuda?

Obrigado![:cool:]
 
Infinito pessoal

-edit-
já agora conjuga-se assim:

Liderar eu
Liderares tu
Liderar ele
Lederarmos nós
Liderardes vós
Liderarem eles



(atenção para não confundir com o futuro do conjuntivo:
se eu liderar
se tu liderares
se ele liderar
se nós liderarmos
se vós liderardes
se eles liderarem

a parece ser a mesma coisa mas a carga semântica é totalmente diferente).
 
Last edited:
Vi que o tópico original já foi adicionado ao tópico da língua portuguesa :)


Porque é que este tópico não volta para Sticky ???
 
olha o que eles desenterraram!!!

depois terei que vir aqui dar uma ajuda aos "duvidosos".

se quiserem podem perguntar mais alguma coisa. estou à disposição.
cumprimentos.
 
Já agora, alguém daqui se inscreveu no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa?

Aquilo é puxadinho...[:D]
 
Já agora, alguém daqui se inscreveu no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa?

Aquilo é puxadinho...[:D]

O meu pai anda a participar nisso e, no fim-de-semana passado, pediu-me para confirmar as respostas dele. Tirando as perguntas relacionadas com vocabulário, em que é realmente preciso recorrer a um dicionário e/ou enciclopédia, o resto não tem nada de especial.

Cuidado com as "ratoeiras", é preciso ler bem as questões [;)]
 
Não sei se está confirmado, mas a palavra portuguesa mais comprida (e até já sei de cor) é:

Pneumoultramicroscopicosilicovulcanoconiótico.

Jád evem ter recebido isso nos mails, e parece tratar-se de uma doença que afecta as vias respiratórias quando inalamos fumo ou cinzas oriundas de uma erupção vulcânica. Foi o peixe que me venderam [:D]
 
O meu pai anda a participar nisso e, no fim-de-semana passado, pediu-me para confirmar as respostas dele. Tirando as perguntas relacionadas com vocabulário, em que é realmente preciso recorrer a um dicionário e/ou enciclopédia, o resto não tem nada de especial.

Cuidado com as "ratoeiras", é preciso ler bem as questões [;)]

Yap, mas há termos que desconhecia por completo... E como são alguns, vou pesquisar ao dicionário ou à enciclopédia, mas se me perguntares hoje já não me lembro...:sh) Se fossem menos, julgo que retinha melhor a informação.[;)]

De qualquer forma acho o jogo bastante interessante.:)
 
Eu registei-me agora mas meti o meu e-mail pessoal, só que não me lembrei que aqui no trabalho não tenho acesso a ele... agora só quando chegar a casa.
Eu por acaso sou um grande entusiasta da língua portuguesa, apesar de não dominar alguma semântica mais elaborada, mas sou da opinião de que se fala muito mal o português, e que se escreve pior ainda. E é uma pena.
 
Back
Top