Uma linha de TGV sem combóios a circular, consome tanta electricidade como uma linha de média tensão da REN com o mesmo percurso, ou seja, pouco.
Eu agora não tenho cá o meu paipédia (ele trabalhou no projecto do Intercity 125 em Manchester), mas o consumo de energia por passageiro transportado é muito mais favorável aos transportes terrestres que aéreos.
Quanto ao consumo do TGV, li em qualquer lado que é 'apenas' 2.2 x superior ao do Alfa Pendular. Nas sua potências máximas, sendo o TGV (a potência nominal é de 8.8 megawatts) naturalmente mais potente que o Alfa.
Quanto ao nuclear, que venha. Modo mais 'limpo' e eficiente de produzir energia, não há. Há que sermos objectivos e não caucionarmos o nosso futuro com politiquisses baratas.
Penso no entanto que o Nuclear vai ser um assunto que qualquer Governo, este em especial ( o tal PS profundo), terá muita dificuldade em gerir perante a opinião pública.
Se a co-incineração foi o que foi, se uma barragen em Foz-Côa ficou por finalizar por as gravuras não saberem nadar, colocando em desespero milhares de pessoas que dependiam, não de eletricidade, mas sim da água, este País terá muita, mas muita dificuldade em avançar com o que for.
A nossa pobreza de espírito como Povo, é assustadora. [

]